quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NOSSOS DIAS EM PRAGA...

Por Bia Parra



Dando continuidade a viagem de julho com marido Edu, saímos de Zurich de avião com destino a Praga e que cidade...


O voo é bem tranquilo e rapidinho, mesmo que prefira viajar de trem na Europa, neste caso não queria perder muito tempo não... 


O Aeroporto de Praga não fica muito longe do centro e neste caso optamos por um transfer porque não sabia muito bem como era a comunicação em inglês na Republica Tcheca. Foi ótimo o transfer, pois o tempo tinha virado e estava bem friozinho então um pouquinho mais de conforto neste momento foi ótimo. Além disso um guia que falava português nos recepcionou e isso foi ótimo para já nos dar uma visão geral de historia e do que deveríamos fazer nos dias em que iríamos estar lá. Mas o transfer de taxi é também beeem tranquilo.


O hotel que escolhemos foi o Buddha Bar Hotel e amamos. O clima é todo bastante sensual e envolvente, ótimo para quem esta em lua de mel (no caso nós, mesmo que pela vigésima vez... adoramos isso!!).


O serviço é excepcional, tudo de muito bom gosto, muito tecnológico com o plus do Buddha Bar restaurante pra fazer um stop antes da saída para a night e para o Drink de saideira também. Como é muito bem localizado, uns 3 quarteirões da Praça Wenceslas, tudo se faz a pé, não usamos taxi para nada.


Praga é uma constante festa!! Tem bastante turista e todos se reúnem todos os dias em suas praças, monumentos e pontos históricos. No verão quando fomos tinham apresentações de música e uma deliciosa feira livre que nos encantou com seus infinitos sabores embalados pelo melhor chorinho brasileiro, ainda que com leve sotaque que não consegui identificar de onde era.


A historia de Praga é muito rica. Localizada na margem do rio Moldava, no centro de Bohemia, Praga tem sido o centro político, cultural e econômico do Estado Checo por mais de 1100 anos. Durante muitas décadas nas eras góticas e do renascimento, a cidade foi a sede permanente de dois imperadores romanos e, portanto, também foi a capital do Sacro Império Romano.


Quase intacta pela Segunda Guerra Mundial, um centro medieval de Praga, compacto continua sendo uma maravilhosa mistura de ruas empedradas, os pátios amurados, catedrais e igrejas na sombra do seu majestoso castelo do século IX . É tudo muito lindo, muito intenso!!


Me encantei com todo o bairro judeu. Reduzido no pôs guerra a um distrito da cidade há um museu muito tocante composto por sinagogas, museu e um cemitério. 



Fiquei muito emocionada ao ver os nomes de todas as famílias dizimadas pela guerra e suas atrocidades. Outro lugar que não consegui conter o choro foi na sala de exposição cós desenhos das crianças de Teresin, campo militar para onde levaram várias famílias judias antes de serem conduzidas aos campos de extermínio. Aqui quero sugerir a leitura do livro maravilhoso O Diário de Helga (Helga Weiss). Uma historia real do diário de uma menina que foi ainda criança para Teresin e sobrevive a Auschwitz, leitura obrigatória para quem vai a Praga. 


Mas a cidade fascina também por ser moderna e vibrante cheia de energia, música, arte cultural, restaurantes e eventos especiais. Adorávamos ficar apenas sentados nos inúmeros cafés espalhados observando o povo passar, fotografar, se deslumbrar. 


Comemos muito bem até em pé na rua, mas foi aqui também que fizemos a melhor descoberta de restô da viagem, o La Veranda. Muitas vezes saio com um roteiro de restaurantes pronto, mas na verdade desta vez queria ficar ao acaso porque estes roteiros estavam mais parecendo uma gincana. Assim resolvemos caminhar e entrar o que mais gostássemos e não deu outra. 



Numa ruazinha um pouco escurinha vimos este restaurante de esquina que lembrava uma cozinha da Provence, na hora achei que iria gostar muito. Não estava cheio não, até porque não faz parte do buxixo turístico, mas resolvemos ficar... que sabia decisão!! O lugar é incrível, com uma chef bárbaro e premiado e um menu enxuto e super eficiente, adoramos.


Outro dia fomos jantar no restô CottoCrudo do Four Seasons do lado de fora com uma vista linda do Castelo... muito legal, vale pelo visual!!





Infinitos guias de viagem podem falar de monumentos e suas historias, não vou me ater a isso para não ser repetitiva, gostaria apenas de tentar passar nossa emoção ao conhecer uma cidade tão linda e cheia de energia, cheia de mistérios e descobertas.






Um hotel: Buddha Bar
Endereço: Jakubská 649/8  110 00 Praha, República Tcheca
Telefone: +420 221 776 300

Uma lojinha: Manufaktura (produtos de cosméticos naturais - cremes e shampoos incríveis - e varias cozitas para casa)
Endereço: Melantrichova 17, Praha 
Telefone:+420 230 234 376

Um restô: La Veranda – amamos!!!
Endereço: Elišky Krásnohorské 10/2, 110 00 Praha-Josefov, República Tcheca
Telefone:+420 224 814 733

Algo diferente: Krusta - Padaria artesanal com uma variedade deliciosa de pães que sai a toda hora. 

Endereço: Karlova 44 , 11000 Praga




Must to do: Tomar todas as cervejas incríveis que a Republica Tcheca pode te oferecer!!!


Esta foi nossa visita a Praga, espero ter inspirado novos viajantes!!
Um beijo e até mais.


Nenhum comentário: