segunda-feira, 21 de julho de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA – 1º PARTE

Por Helena Ruano


Cada segunda-feira iremos falar sobre um local diferente, 15 tours gastronômicos pelo mundo e hoje vamos começar falando de Mendoza na Argentina.

Ao chegar aos arredores de Mendoza, a capital da província ao pé dos Andes (a 1050 quilômetros de Buenos Aires), o que mais se vê são diferentes tons de verdes, até o centrinho da charmosa cidade há alamedas arborizadas e parques floridos. 

São mais de 1.200 vinícolas, que dão a província o titulo de grande adega dos Hermanos. A região produz 70% do vinho argentino.
A semente da boa uva foi semeada pelos jesuítas, há 500 anos, que astutamente descobriram rapidinho o potencial daquela terra, com solo árido e clama seco, onde os índices de chuva raramente ultrapassam 200 milímetros por ano. 

A variação de altitude – de 900 a 1800 metros, ajuda também, favorecendo o cultivo de uvas diferentes. A estrela local é a Malbec, mas há também doses fartas de Tempranillos e Chardonnays. E para matar a fome, lá estão a postos as deliciosas parrilladas.

Vocês não podem perder Ampora, incluir o Vale do Uco, a 150 quilômetros. 

As excursões costumam ser mais focadas na degustação do que nas técnicas de fabricação.  A Escorihuela serve taças de tintos com tabuas de queijos. Nos domínios da Familia Zuccardi aonde se degustam bons azeites e na moderninha Bodegas Chandon, vinhos espumantes.

Para dormir e acordar com o armoa da uva, hospede-se no Cavas Wine Lodge. A boa gastronomia está no 1884, a casa estrelada do chef Francis Mallmann e no Anna Bistro, que serve um suculento cerdo a la miel y cerveza. Para parrilladas, a Avenida Sarmiento é o endereço certo.

As vinícolas podem ser visitadas o ano todo, quase não chove na região. No outono (de março a junho) e na primavera (de setembro a novembro), as temperaturas são mais amenas.

Aproveitem as dicas...

Uma ótima semana a todos.
Um beijo,
Afina Turismo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). www.cidadesemfotos.blogspot.com; www.vejario.abril.com.br; www.correio.rac.com.br; www.rentcars.com.br; www.exsus.com

Nenhum comentário: