sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

VALL DE NÚRIA - PASSEIO PERTINHO DE BARCELONA


Por Tatiana Sanches

Tenho uma pessoa muito amada na família que venera Barcelona e a região da Catalunha e como acho essa região incrível também resolvi compartilhar um link que recebi dela, que por sua vez retirou de um site super interessante (http://www.passaportebcn.com/). Esse texto é sobre um vale próximo a Barcelona que é uma opção incriável de passeio para um dia inteiro.

No site encontrarão diversas informações interessantíssimas e o que é bacana a gente compartilha e indica!!!


QUE É O VALL DE NÚRIA?

Vall de NúriaVall de Núria é um pequeno vale no Pireneu da Catalunha, na província de Girona, muito perto da fronteira com a França. O acesso ao vale é feito exclusivamente com um trem cremalheira, o que confere ao passeio um charme especial.

O QUE VOU ENCONTRAR?

Vall de Núria oferece dois bate-voltas diferentes.
  • No período do inverno, entre dezembro e abril, é um bate-volta para brincar na neve, esquiar e contemplar as montanhas todas brancas. Indicado para quem quer curtir um friozinho e uma paisagem com neve.
  • No período do verão, entre maio e outubro, é a época para passear pelas montanhas e contemplar o verde que domina a paisagem. Indicado para quem gosta de passear entre lindas paissagens de montanha.
Em ambos os casos, o bate-volta inclui um passeio de trem cremalheira pela montanha.

COMO CHEGAR – A VIAGEM É PARTE DA AVENTURA

A viagem até Núria é composta por dois trajetos:
  • 1. De Barcelona até o vilarejo de Ribes de Freser. A viagem é feita de trem.
  • 2. Do vilarejo de Ribes de Freser até Vall de Núria. A viagem é feita com o trem cremalheira.

COMO CHEGAR: DE BARCELONA ATÉ RIBES DE FRESER

Vall de NúriaPara chegar de Barcelona até Ribes de Freser é preciso pegar um trem da linha regional número R3. É um trem que tem como ponto de partida L’Hospitalet de Llobregat e que você poderá pegar, na cidade de Barcelona, nas estações SantsPlaça Catalunya ou Arc de Triomf. Escolha a que fique mais perto do seu hotel.
Vall de NúriaA viagem dura por volta de duas horas. A paisagem é muito interessante: primeiro você vai atravessar a periferia industrial de Barcelona para depois se adentrar no rico interior agrícola da Catalunha. Na parte final da viagem, o trem passa pelo fundo de vales abrigados pelas montanhas dos Pireneus.
Em qualquer uma das três estações, procure a bilheteria dos trens de Rodalies de Catalunya, que são os trens regionais da Catalunha, que são operados pela RENFE, a empresa estatal. Normalmente estão perto da bilheteria do metrô. Com as passagens compradas, procure o caminho que indica a plataforma onde passa a linha R3, direção Vic ou Puigcerdá.
Vall de NúriaFique atento, pois pelas plataformas das estações circulam trens com destinos diferentes. Preste atenção para subir no trem correto. Você verá que nas estações existem telas informando qual será o próximo trem que irá parar na estação. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar a outros passageiros!
Vall de NúriaChegando em Ribes de Freser, desça na estação. É uma estação pequena com uma sala de espera e também um barzinho onde é possível tomar um café ou fazer uma refeição rápida.
Vall de NúriaA estação do trem cremalhera, chamada de Ribes-Enllaç, fica muito perto da estação do trem, veja no final do texto o mapa do passeio com a identificação de cada estação.

COMO CHEGAR: DE RIBES DE FRESER ATÉ VALL DE NÚRIA

Vall de NúriaSe você já comprou as passagens para o trem de cremalhera, é so aguardar sua saída. Caso contrário, dê uma passadinha pela bilheteria.
Vall de NúriaA segunda parte da viagem é feita em um trem cremalhera amplo e confortável.
Vall de NúriaA viagem tem um percurso de 12,456 km. O ponto de partida, em Ribes-Enllaç, está a 905 metros de altura com relação ao nível do mar. Ao chegar no Vall de Núria você estará a 1.964 metros de altura!
Vall de NúriaO trem leva aproximadamente 45 minutos para subir mais de 1.000 metros. 
Vall de NúriaA viagem parecerá curta com as lindas paisagens de montanha que irão se sucedendo. No camino, o trem para nas estações de Ribes-VilaRialb e Queralbs.
Vall de NúriaNo inverno, a maior parte do caminho está coberta de neve. No verão, o branco da neve é substituído pelo verde do gramado.  Veja que no inverno, na baixa estação, principalmente durante a semana, as frequências do trem cremalheira são menores. Uma combinação mal feita pode significar uma longa espera em alguma estação no meio do caminho.

COMO FUNCIONA O TREM CREMALHEIRA?

Vall de NúriaEntre as diferentes exibições que você vai poder visitar chegando em Vall de Núria, existe uma que explica, de forma muito clara, o funcionamento do mecanismo do trem cremalheira, um sistema que permite que o trem suba grandes desníveis em segurança.
Vall de NúriaVall de Núria
Não perca!

NO ALTO DE VALL DE NÚRIA

Vall de NúriaChegando na última estação, você vai entender logo mais como é o vale. Existe um lago e um grande prédio central, que abriga um Santuário, um hotel, um centro de informações e diferentes serviços, incluindo o aluguel de equipamentos para esquiar. Um teleférico sobe até a parte mais alta do vale. No inverno, muito provavelmente, tudo vai estar coberto pela neve, incluindo as montanhas onde estão as pistas de esqui. No verão, o verde vai dominar a paisagem.

O SANTUARIO DE LA VIRGEN DE NÚRIA

Vall de NúriaJunto com a virgem de Montserrat, a virgem de Núria é a que tem maior importância simbólica para os catalães. A lenda da presença da virgem no vale se remonta até o século VIII.
Vall de NúriaO santuário, no centro do vale, está em uma construção moderna e dentro dele pode ser contemplada a valiosa imagem da virgem.
Vall de NúriaPreste atenção às datas de 29 de junho, 1 de setembro e 8 de setembro, quando muitos devotos sobem em peregrinação até Vall de Núria.

O HOTEL DO VALL DE NÚRIA

Vall de NúriaJunto ao santuário está o Hotel de Vall de Núria, de 3*. É um hotel com quartos modernos e muito aconhegantes, ideal para quem quiser passar a noite e curtir a montanha até as últimas horas do dia.
Vall de Núria

O PRÉDIO PRINCIPAL

Vall de NúriaNo prédio principal você encontrará todos os serviços. Subindo até Núria com o trem cremalheira, dá para aproveitar as diferentes exposições, que contam a história da vida no vale, a construção da estrada de ferro e muitos dados sobre a fauna e a flora da região. Os painéis explicativos são muito completos e dá para ficar um tempão conhecendo muitas coisas interessantes.
Vall de NúriaVall de Núria
Vall de NúriaVall de Núria
Vall de NúriaNo mesmo prédio principal está o restaurante que funciona no sistema de buffet, muito delicioso, aliás.
Vall de NúriaUm café muito agradável, com vistas para as montanhas, completa a oferta gastronômica.

VALL DE NÚRIA NO INVERNO

Passeio de trem e a possibilidade de brincar na neve? Um bate-volta perfeito para um brasileiro!
Vall de NúriaVall de Núria
Vall de NúriaVall de Núria é uma excelente chance de brincar na neve, para quem estiver em Barcelona entre dezembro e abril. Atenção, pois Vall de Núria fecha no mês de novembro, para preparar a temporada de invierno.
Vall de NúriaPara quem esquia, Vall de Núria é uma pequena estação de esqui com várias pistas de dificuldades variadas. 
Vall de NúriaLá você poderá alugar os equipamentos para esquiar, que inclui os esquis, as botas e os bastões, além de tábua de snowboard ou raquetes de neve. Não é possível alugar roupa de inverno (calças, casaco, etc), você deve subir na estação com ela.

Vall de NúriaPara quem não esquia e está com crianças, existe um Parque lúdico com trenós e outras diversões apropriadas para todas as idades.
Vall de NúriaVeja mais informações sobre o Parque lúdico aqui, incluindo os preços (o uso do parque é pago por horas).
Vall de NúriaPara quem só quiser botar a mão na neve, basta sair do prédio principal e curtir a paisagem branca por todo canto! Diversão pela qual não é preciso pagar nada. Se quiser caminhar um pouco pela neve, use um bom tênis, tipo de trekking, para não escorregar tanto. Óculos escuros também são indispensáveis.
Dica do passaporte BCN para quem for em Vall de Núria no inverno. Escolha bem o dia do seu passeio, ninguém merece ir para a montanha em dia de tempo ruim. Veja aqui o pronóstico do tempo para os próximos 7 dias em Queralbs, o municipio onde encontra-se Vall de Núria. Também, aproveite as webcams de Vall de Núria (clique aqui) para saber se há neve no vale.

VALL DE NÚRIA NO VERÃO

Foto de divulgação do Vall de Núria no verão.
Se você estiver em Barcelona entre maio e setembro, não vai ter a chance de encontrar neve em Vall de Núria. Se você gostar de passeios nas montanhas e caminhadas ao ar livre, Vall de Núria continua sendo um bate-volta muito lindo.
Foto de divulgação do trem cremalheira no verão.
Além do Parque lúdico, que continua funcionando no verão, oferecendo atividades sem neve, a principal oferta de Vall de Núria são as trilhas. Veja aqui os diferentes passeios que dá para fazer.

UMA PARADA NO CAMINHO

Vall de NúriaDescendo de Vall de Núria, e se você tiver tempo até a saída do trem para Barcelona, aproveite para descer na estação Ribes-Vila, que fica uma estação antes da final.
Vall de NúriaBem do lado da estação encontra-se o museu do trem, com muitos trens que foram usados antigamente no vale. Se você se interessa por trens, vai curtir muito a visita.
Vall de NúriaPara chegar na estação Ribes-Enllaç, onde parte seu trem de volta para Barcelona, calcule 15 minutos a pé, caminhando tranquilamente. É tudo descida! Veja no mapa o caminho que deve seguir.

PACOTES COMBINADOS

Vall de Núria oferece alguns pacotes combinados, incluindo a passagem de trem cremalheira e comida ou atividades, onde é possível economizar vários euros. Veja todas as informações aqui.
Existe também um combinado de transporte, que permite economizar vários euros, e que inclui o trem Barcelona-Ribes e o trem cremalheira. Veja mais detalhes no seguinte PDF. O combinado de transporte deve ser comprado nas bilheterias do trem em Barcelona.
Visite o site oficial de Vall de Núria, que tem muitas informações de interesse sobre o passeio. É um site muito completo.

PRECISA DE AJUDA?

Está querendo ir para Núria e precisa de alguma ajudinha? Pergunte para a gente e tentaremos ajudá-o a preparar seu passeio!
—————————————————–
Os autores do passaporte BCN escolheram escrever sobre o Vall de Núria por saber que certamente seria um assunto de interesse para nossos leitores. Na viagem ao Vall de Núria contamos com o apoio de FGC Turisme i Muntanya. As opiniões, comentários, avaliações e fotografias publicadas aqui refletem nossa experiência pessoal e nosso compromisso com nossos leitores.

Espero que tenham curtido esse texto tanto quanto eu e que em sua próxima viagem a Barcelona você aproveite essa dica super bacana de passeio!!!
Bom fim de semana a todos!!!

Nenhum comentário: