segunda-feira, 29 de setembro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –11º PARTE

Por Helena Ruano


O cenário bucólico de diminutos vilarejos é uma terra gastronômica em ebulição, onde a quantidade impressionante de restaurantes sofisticados contrasta com trattorias rusticas e bistrôs aconchegantes.

Há quem diga que o Piemonte lembra a Toscana, mas aqui o turismo é mais dedicado aos comes e bebes do que as paisagens. 

A cada dia surgem casas de cozinha contemporânea e inventiva, que tem trazido boas doses de inovação aos menus. 

Os vinhos tintos barolos e barbarescos, produzidos ao redor da capital, Turim, a partir de uma uva chamada nebbiolo, precisam ser provados!

A região também é conhecida mundialmente pela abundancia de trufas brancas, celebridades entre as iguarias mais sofisticadas e caras da alta culinária, e é responsável pelo movimento Slow Food, que defende a apreciação da refeição sem pressa, o lema não poderia ser mais pertinente por aqui.

Em Alba, o chef milanês Enrico Crippa, que já trabalhou com Adriá, é um dos maiores talentos da região. A sua obra-prima é o duas-estrelas Michelin Piazza Duomo, que oferece longos menus degustação. Embaixo do Piazza está o La Piola, seu irmão mais modesto, mas não menos delicioso, que serve ingredientes típicos como a trufa branca, por preços razoáveis e pratos crus, como a carne de vitela. 

Em Soriso, o Al Sorriso ostenta três estrelas. Na pequenina cidade de Canale, o All´Enoteca serve pratos simples e refinadíssimos ao mesmo tempo.

O restaurante fica ao lado da enoteca Roero, onde há bons barbarescos para harmonizar. Em Turim, o bar-café Al Passatore, e o sempre movimentado Libery tem uma pizza dos deuses.

Em Outubro é a melhor época para visitar, com o inicio do Outono, quando as trufas brancas chegam aos mercados locais (não perca a Feira do Tartufo de Alba) e aos menus dos restaurantes.

Achei um blog muito bacana que explica um pouco mais sobre as trufas brancas.

Até a próxima,
Uma otima semana a todos.
Um beijo,
Afinal Tusimo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.essenceofitaly.it; www.trattoriarustica.com; www.enovirtua.com; www.terra.com.hk; www.flashesdeviagem.com.br; www.selections.com.br

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AUSTRÁLIA – INFORMAÇÕES GERAIS



Por Tatiana Sanches


A Austrália está localizada na Oceania e é considerado um dos melhores países do mundo para se conhecer. Considerado o sexto maior país do mundo engana-se quem acha que a Capital é Sydney, na verdade a capital é Canberra, mas Sydney é a mais populosa. A língua oficial é o inglês e a moeda é o Dólar Australiano.









O clima é na maior parte das cidades bem parecido com o do Brasil, mas não se engane tem desertos e neve em algumas regiões então sempre cheque as temperaturas das regiões que irão visitar. Mas tenho certeza que será tratado com muita educação e carinho pelos Australianos que costumam ser bem receptivos. Chegar lá não é fácil, temos várias opções de rotas e diversas cias. aéreas, mas são voos longos e cansativos então não é um destino para ficar pouco tempo, terão que ser férias um pouco mais longas, mas que valerão cada segundo.





Para brasileiros é necessário visto de entrada na Austrália, o processo é simples e pode ser feito online ou no consulado Australiano mais próximo. A vacina de febre amarela é obrigatória e deve ser tomada 10 dias antes do embarque (carteirinha amarela fornecida pela ANVISA).







Diversidade é o que encontrará por lá, tem turismo para todos os gostos: cidades, costas, natureza, praias, outback, regiões vinícolas, ilhas e etc, sem contar a diversidade de animais, canguru, coala e os dingos (lobinhos), wallabies que são uma atração à parte para nós brasileiros.  Famílias, grupos de amigos, jovens ou idosos não há restrição para passear por lá. Entre as principais cidades estão Sydney, Melbourne, Perth, Adelaide, Canberra, Gold Coast, Broome e muitas outras que não citarei aqui.




Os aborígenes representam uma cultura de mais de 50.000 anos e existem vários tours para quem quer vivenciar a cultura, um exemplo é o outcack, caso não seja seu perfil de passeio você ainda nas cidades grandes encontrará nas lojas de souvenires diversos artesanatos dessa cultura.








A religião predominante é o cristianismo e os esportes mais populares são o Rugby, cricket e o surf.  A voltagem é 220-240 volts, o imposto cobrado sobre os produtos é de 10%  e o fuso horário é mais ou menos 13 horas a mais o que dificulta a adaptação na sua chegada ao país então mais um motivo pra ficar um pouquinho mais!








Quanto à gorjeta, ao contrário da maior parte do mundo, isso não faz parte da cultura Australiana e você nunca será cobrado, mas quando você achar um serviço muito bom ou quando quiser dar essa gorjeta as pessoas ficarão muito felizes em receber.









Facilmente nas ruas ou em pontos turísticos das principais cidades serão encontrados os “Australian Tourist Information” (serviço de informação ao turista) onde você poderá retirar mapas da cidades free ou se quiser mapas mais completos poderá compra-los, bem como buscar dicas e folhetos com opções de tours.



Feriados Nacionais da Austrália
Ano Novo – 01/01 & 03/01
Australia Day – 26/01
Good Friday – 22/04
Easter Saturday - 23 / 04
Easter Monday -25 / 04
ANZAC Day -  25 / 04
Queen’s Birthday - 13/ 06
Christmas -  25 / 12  & 27/12
Boxing Day -  26 / 12




Eventos:

 Janeiro: Australia Day dia 26 é a comemoração de aniversário do país, em Darling Harbour (Sydney) sempre há alguma comemoração e galera andando pela rua como na foto.
 Março: Formula 1 – No primeiro final de semana do mês, em Melbourne.
Abril: International Surf competition – Final de semana da páscoa, em bells
beach. Melbourne International Comedy Festival – Durante as 3 primeiras semanas, comediantes do mundo todo se apresentam em bares e ao ar livre.
Julho: Camel Cup – No último final de semana, corrida de camelo, Alice Springs.
Setembro: Australia Rugby League Grand Final, em Sydney.
Novembro: Melbourne Cup, corrida de cavalos muito tradicional que pára o país!
 Dezembro: Carols by candle lights, celebração do Natal – Sydney e Melbourne.  Yatch
Race, dia 26 de dezembro Sydney Harbour fica lotada de iates para dar largada para uma
corrida até Hobart ( Tazmania) Réveillon, no dia 31 de dezembro na harbour de Sydney
ocorre uma das maiores queimas de fogos de artifício. Imperdível!



Principais atrações turísticas por região
·       New South Wales: Sydney, Blue Mountains, Hunter Valley, Byron Bay, Lake Macquarie, Port Stephens, Jervis Bay, Kiama, Camberra, Ninbin.
·    Victoria: Melbourne, Great Ocean Road, Twelve Apostles, Philip island, Yarra Valley, Great Alpine road.
·     Queensland: Surfers Paradise, Fraser island, whitsundays, Cairns, Port Douglas, Great Barrier Reef.
·         South Australia: Clare Valley, Kangaroo island
·         Northern Territory: Darwin, Alice Springs, Uluru
·    Western Australia: Perth, Margareth river, Wave rock, Cable beach, Bungle bungles, Gyorn paintings, Karijini Natiional Park.
·         Tasmania: Flinders islands, Cradle Mountain, Wine bay.





Com essas informações acima espero ter inspirado todos com um novo destino e uma nova opção de turismo.

Bom fim de semana a todos!!!







Informações de eventos, feriados e principais atrações retirados da página: http://www.kawalk.com.br.



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –10º PARTE

Por Helena Ruano


Estradas ladeadas por campos de oliveiras, videiras e girassóis. No meio do caminho, surgem vilinhas com muralhas e construções de pedras, que parecem ter parado no tempo.

Esse cenário de quadro impressionista é também uma das principais regiões produtoras de vinhos na Itália. Das vinícolas centenárias da Toscana saem bebidas magnificas como os Chianti e o Brunello di Montalcino, tinto feito de uma variação da uva sangiovese, a brunello. 

Num lugar assim, comer bem faz parte do cotidiano: os ingredientes mediterrâneos são frescos e regados com azeite de oliva, alcachofras e tomates, e incluem muita carne de porco e de javali. Sem contar a variedade de queijos cremosos e de castanhas (a nocciola, avelã italiana, é imbatível) que só existem lá.

Florença, a capital da Toscana, é onde tudo começa. Ali, prove a bisteca ala Fiorentina (prato clássico feito com um corte da vaca da raça Chianina) no Cammillo Trattoria. A lendária Enoteca Pinchiorri tem uma das mais ricas cartas de vinhos da Europa.

A estrada S-222, entre Florença e Siena, corta vinhedos que produzem a uva sangiovese há vários séculos. 

O site Consorzio Vino Chianti Classico tem uma lista de vinícolas e locais para degustação nessa região.

Em Montalcino, há varias enotecas famosas, como La Fortezza, que tem o brunello de todas as safras. Desde 1782, o melhor restaurante da charmosa cidade murada de Lucca é o Buca di Sant´Antonio.

No centro de Montepulciano, a enoteca Ricci fica em um palácio do século 15. Em San Gimignano, a Gelateria di Piazza é conhecida por muitos como a melhor sorveteira da Itália.

É bacana ir à primavera (de março a junho), quando há muitas flores pelo caminho. Apesar das lotações da alta temporada, o verão (de julho a setembro) também é convidativo, com suas 11 horas de sol por dia.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.interpoint.com.br; www.teresaperez.com.br; www.studiainitalia.com; www.cluvinho.blospot.com; www.italianatscsu.wordpress.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ZORAH BEACH - HOTEL BOUTIQUE PERTINHO DE FORTALEZA



Por Tatiana Sanches


O Zorah Beach Hotel est´localizado a proximadamente uns 120 km de Fortaleza, mais especificamente na praia de Guajiru, no município de Trairi. Trata-se de um hotel boutique 5 estrelas com uma decoração super charmosa toda inspirada no estilo asiático, com proposta "Zen" e super exclusivo.









Possuem três tipos diferentes de acomodação, porém todos com máquina Nespresso, ar condicionado, amenities L'occitane, travesseiros com pluma de ganso, camas King Size, roupas de cama e banho Trussard. As suítes tem 50m² com varandas e entradas individuais, Os bangalôs possuem 90 m², tem um deck privativo e um banheiro enorme com hidromassagem e só uma acomodação nomeada Vila que está estrategicamente posicionada defrente para o mar, com 140 m², um deck privativo com piscina e hidromassagem, uma adega particular entre outros detalhes.




O restaurante é bem interessante e trabalha sempre com a mistura de ingredientes locais e pratos asiáticos. O bar ainda possui carta de vinhos bem como uma seleção especial de cervejas para os hospedes poderem desfrutar de bons momento entre famílias ou entre casais. Outro ponto super alto  desse hotel é que ele é um dos hotéis escolhidos da Veuve Cliquot.









Nas áreas públicas o Wi-Fi é free, o check in inicia-se as 14:00 horas e o check out finaliza ao 12:00. O estaciona é free para hospedes e o restaurante acima pode ser frequentado por não hospedes, portanto que reservas sejam feitas.














A piscina ao ar livre proporciona uma vista incrível e a região proporciona uma séries de atividades ao ar livre como pesca, Windsurf, trilhas a pé, mergulho com snorkel, serviços de massagens e etc.












O hotel é tranquilo, então antes de escolhe-lo como destino é necessário ver se tem o perfil das férias que você e sua família buscam, mas se definirem que é o que querem, podem escolhe-lo sem medo de errar.



Bom fim de semana a todos!












As fotos e algumas informações específicas foram tiradas do site do Hotel.  http://www.zorahbeach.com.br/


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

TRILHA LARES, UMA EXPERIÊNCIA MAIS AUTÊNTICA PARA MACHU PICCHU

Por Bia Parra


Olá pessoal!! Hoje vou falar da mais recente novidade do Mountain Lodges of Peru, a nova trilha lodge to lodge para Machu Picchu chamada Lares.

A região de Lares (40 Km ao norte de Cusco e 35 km a leste de Machu Picchu) é um dos lugares menos visitados e menos populosos ao norte de Cusco, conhecido por sua atmosfera rural, seus artesãos de tear de vestes coloridas e seus rebanhos de alpacas de lhamas - um pedacinho da autêntica vida peruana. Por ser menos turístico propicia ao visitante uma experiência muito mais autentica e enriquecedora.

Como hoje em dia meu espírito aventureiro continua nas alturas mas gosto também preso por uma deliciosa noite de sono e uma gastronomia de qualidade, opto sempre pelos roteiros da MLP por vários motivos. Além de estar há mais de sete anos no mercado, oferece a opção para quem quer fazer trilhas sim, quer este contato com a natureza e desafiar os próprios limites, porém quer uma excelente estrutura, pois o programa contra com charmosos lodges, alimentação de muita qualidade e guias incríveis que fazem toda diferença para uma viagem de descoberta como esta.

Todos os itinerários incluem visitas aos incríveis sítios Inca de Pisac, com suas notáveis estruturas de pedras, Ollantaytambo onde o líder rebelde Inca MancoInca derrotou os espanhóis em batalha e a incomparável Machu Picchu, glória do império Inca e maravilha arqueológica da América do Sul .

Para uma aventura mais completa, nós recomendamos a jornada de 7 dias. Se você tem pouco tempo, há uma versão mais compacta mas não menos bacana de 5 dias.  

Informações importantes:

Super recomendável passar pelo menos 2 noites em Cusco antes de partir para a aventura. Isso ajuda na aclimatação com a altitude e também permite que os viajantes explorem a linda cidade de Cusco. 

Em geral, as pessoas já começam a sentir os efeitos das altas altitudes estando a 2.000 metros acima do nível do mar.

Vão caminhar? Então não tem como apenas “se jogar” nesta empreitada. É preciso se preparar adequadamente antes da viagem, fazendo exercícios cardio-vasculares regularmente (mesmo que em baixas altitudes) e adotando uma dieta balanceada e saudável.  O melhor tipo de treino inclui atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação ou ciclismo.

Achamos prudente também fazer a uma consulta com o médico de confiança para avaliar sua condição física e ter indicações de como se preparar bem para aproveitar ao máximo sua jornada de caminhadas pelas trilhas.

De resto é desfrutar mais essa incrível opção no Peru, país que amo muito e que tem uma energia incrível!!!

Um beijo e até mais.

*Inspiração 1: SUL HOTELS
*Inspiração 2: AURORAECO
*Inspiração 3: MOUNTAIN LODGES OF PERU

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –9º PARTE

Por Helena Ruano


Localizada no País Basco, ao norte da Espanha, essa cidadezinha enfeitada com construções históricas á beira-mar, respira gastronomia. A sensação é a de que seus 180 mil habitantes acordam e dormem falando de comida.


San Sebastián ostenta a maior coleção de estrelas Michelin por metro quadrado. São 16 em sete restaurantes, sendo que dois estão entre os dez melhores do mundo na lista da revista Restaurant. 

A comida local é feita de tradição, mas inclui, em alguns casos, muita espuma e nitrogênio, já que a região basca despontou também como irradiadora da alta tecnologia na panela. 
Espere por pequenas lulas, anchovas, merluzas, cogumelos silvestres, patos e carneiros, além de muitos pintxos, as comidinhas que cabem em uma bocada, geralmente servidas em palitos. Para acompanha-las, vá de zurito (o chope garotinho local) ou txikito (um copo de vinho). Melhor ainda se for um la Rioja.

A San Sebastian Food é a atração local, com cursos e visitas guiadas pelos pontos gastronômicos da cidade. Abra o apetite no subterrâneo Mercado de la Bretxa, onde há ingredientes locais fresquissimos. 

Depois, comece a peregrinação por estrelados no Arzak, com mais de 50 anos na ativa e tocada pelo chef celebridade Juan Mari Arzak e sua filha, Elena.

O Mugaritz, na cidade próxima de Errenteria, também figura a lista dos tops 10 da Restaurant e ficou famoso por abusar de técnicas de precisão cirúrgica o chef Andoni Luis Aduriz foi discípulo de Ferran Adriá, o pai da gastronomia molecular.

É preciso encarar a experiência com tempo de sobra, pois seu menu degustação ostenta 24 pratos. E não deixe de provar a mistureba do A Fuego Negro, que mescla receitas tradicionais com técnicas moleculares.

Ir em Julho é alta temporada, a cidade enche, mas é bom para conjugar comilança com praias e, de quebra, curtir o famoso Festival de Jazz.

Tenham uma ótima semana,

Até a próxima,
Um beijo,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.teenagerlanguagevacation.comwww.colunas.globorural.globo.comwww.spain.info

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Onde Comprar nos Estados Unidos sem Taxas (Tax Free)


Por Tatiana Sanches

Recebi esse link por e-mail e achei bem interessante, principalmente para quem busca os EUA para compras. Os valores já são atrativos normalmente, sem as taxas locais se tornam melhores ainda.

Vejam:



Quando a gente fala em comprinhas por aqui há sempre muitas dúvidas. Onde vale mais a pena comprar nos Estados Unidos? Quanto vou pagar de taxas/impostos na cidade que eu vou visitar? O que são as taxas de venda que vem na minha nota? Posso recuperar o imposto pago? 
A taxa (imposto) de vendas (sales tax ) é provavelmente uma das coisas mais chatinhas pra quem vem do Brasil e não está acostumado com o sistema americano, pois o preço lindo que você vê na etiqueta, vai ganhar um acréscimo no final da notinha que muita gente, principalmente na hora de pagar no dinheiro, está despreparada. Como cada estado é independente para cobrar o valor que achar melhor e isso também as vezes é acrescido de taxas locais na cidade, gera muita confusão nos turistas. O que pouca gente sabe é que além de ter estados onde não há cobrança de taxas de venda em nenhum produto, há também os que não cobram taxas em determinados produtos, como roupas e sapatos. Isso quer dizer que um produto que custaUS$1,000.00, em Nova York ele vai custar na verdade US$1,084.80 , na Flórida US$1,066.00 e em Delaware os mesmos US$1,000.00.
Se você vai combinar a sua viagem com comprinhas, dê uma lista neste post para descobrir onde é melhor comprar. Então vamos começar pela melhor parte? No ínicio do post tem um mapinha que fiz com códigos em cores para vocês visualizarem os Estados.

Estados Onde Não Há Taxas de Venda em Nenhum Produto

Cinco estados americanos não tem taxas de vendas. Infelizmente a maioria deles é pouco visitada pelos brasileiros e eu não acho que vale a pena marcar  uma passagem para o Alaska para fazer comprinhas (apesar de estar na minha lista pra conhecer!), mas dessa lista, Delaware é a mais acessível! Para quem vai para Nova York, Delaware fica há pouco mais de 2 horas de Manhattan e se você vai combinar a viagem com uma visitinha a Philadelphia, Baltimore ou DC por exemplo, ele fica no caminho. Os estados que não tem taxas de venda.
  • Alaska (Tem taxa de vendas local, em torno de 1.6%)
  • Delaware
  • Montana
  • New Hampshire
  • Oregon

Estados Onde Não Há Taxas em Roupas e Calçados

Além dos 5 estados que não tem taxas de vendas, há mais sete estados que não cobram taxas de vendas para itens como roupas e calçados. Em alguns, como Nova York e Massachussets há um limite bem baixo para a isenção de taxa de vendas, mas ainda assim é bom saber. Lembre-se que em alguns casos, não haverá taxas de venda estadual, mas haverá taxa de vendas local nesses produtos.
  • Pennsylvania - A Philadelphia é bem conhecida como destino histórico, mas também para comprar roupas e sapatos, pois a cidade também não tem taxas. Fica bem pertinho de Nova York e pode ser uma boa escapada de trem para fazer comprinhas.
  • Minnesota – é onde fica o maior shopping dos Estados Unidos: O Mall of America que tem mais de 540 lojas.
  • Massachussets – não há taxas de vendas para roupas e sapatos até US$175.00.
  • New Jersey
  • New York – Até US$110.00
  • Vermont
  • Rodhe Island

Estados Onde há o Reembolso das Taxas de Vendas

Dois estados americanos implementaram um sistema de reembolso de taxas de vendas para turistas internacionais. Lembre-se que o que vai ser reembolso é geralmente a taxa de vendas do estado, não o total que as vezes inclui a taxa de vendas local da cidade.

Lousiana

Para pedir o seu reembolso de Taxas de Vendas na Lousiana (New Orleans e etc…) preste atenção nestes detalhes na hora de fazer as compras:
  • É preciso levar o passaporte com visto americano e comprovante de viagem em menos de 90 dias na hora de fazer as compras.
  • Verifique se o comerciante é membro da Louisiana Tax Free Shopping – LTPS (compras isentas de imposto) nesta lista. Mostre ao comerciante o seu passaporte e solicite um documento comprovante para reembolso do imposto. Guarde todos os comprovantes e recibos de vendas.
  • Para ser reembolsado, entregue os seus comprovantes no LTFS Refund Center localizado no Aeroporto Internacional de New Orleans, ou no Downtown Refund Center no Riverwalk Marketplace, ou ainda no Capital One National Bank em Lafayette e Shreveport.

Texas

Texas tem um programa de devolução de parte dos impostos para turistas. Para receber o dinheiro das taxas de volta em dinheiro ou cartão, você precisa ter pago no minímo 10 doláres de taxas e seguir os seguintes passos:
  • Vá a um dos postos de atendimento – eles tem 13 locais na cidade além de um no aeroporto.
  • Leve os recibos de compras e as compras junto para inspeção.
  • Passaporte / Visto / I-94
  • Informações sobre seu voo de ida e volta
Consulte o site Tax Free Texas para maiores informações.

Taxas de Vendas por Estado em Ordem Crescente

Esta tabela mostra os Estados com as menores taxas até os que tem as maiores taxas. Ela tem uma média por estado combinada com a taxa média das cidades no estado. Isso quer dizer que pode variar um pouquinho de cidade para cidade.
Estado%
DelawareNão   Há
MontanaNão   Há
New HampshireNão   Há
OregonNão   Há
Alaska1.69%
Hawaii4.35%
Maine5.00%
Virginia5.00%
Wyoming5.34%
Wisconsin5.43%
South Dakota5.82%
Kentucky6.00%
Maryland6.00%
Michigan6.00%
D.C.6.00%
Idaho6.02%
West Virginia6.04%
Vermont6.14%
Massachussets6.25%
Pennsylvania6.34%
Connecticut6.35%
North Dakota6.52%
Florida6.62%
Utah6.67%
Nebraska6.78%
Ohio6.80%
Iowa6.82%
North Carolina6.87%
New Jersey6.97%
Georgia6.99%
Indianapolis7.00%
Mississipi7.00%
Rodhe Island7.00%
South Carolina7.08%
Minnesota7.16%
New Mexico7.26%
Colorado7.39%
Missouri7.46%
Nevada7.93%
Ilinois8.13%
Texas8.14%
Kansas8.25%
California8.38%
Alabama8.45%
New York8.48%
Arkansas8.61%
Okland8.67%
Washing8.86%
Lousiana8.87%
Arizona9.16%
Tennessee9.44%
Com essas informações você pode então planejar a sua viagem e descobrir onde vale mais a pena fazer comprinhas!

Dicas Úteis

  • No mês de Agosto vários estados oferecem Tax-Free Weekend, normalmente emroupas e artigos de papelaria(escolares), porque é a época de volta as aulas.
  • Na Macy’s em qualquer estado que você for visitar, basta apresentar seu passaporte no Centro de Atendimento ao Visitante para receber seu cartão de 10% de desconto que é mais que a taxa de vendas.

Bom fim de semana a todos!!!