Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

AFINAL NA COPA DO MUNDO - PARTE 2

Por Helena Ruano


Bom, hoje vamos falar um pouco de FORTALEZA mais uma, dentre as cidades-sede da COPA DO MUNDO!

E como é um destino muito frequentado por turistas a AFINAL não ficou de fora e já foi logo ficar por dentro do que fazer em Fortaleza. Temos alguns links de posts já feitos por nós e que podem ajudar bastante.



Aqui vão algumas informações que podem ser uteis, como chegar: do Aeroporto Internacional Pinto Martins até a Avenida Beira-Mar a corrida de táxi, custa entre R$ 36,00 e R$ 53,00. A rodoviária a 04 quilômetros do Centro recebe ônibus das principais cidades do país. O acesso de carro para quem vem do sul é pela BR-116 ou pela litorânea BR-101 até Natal. Depois é preciso pegar a BR-304 até Aracati e, de lá, a CE- 040 até Fortaleza.

O jogo que será realizado lá acontecerá na Arena Castelão, cujo foi o primeiro a ficar pronto dos estádios reformados e o Brasil irá jogar no dia 17/06 – BRASIL X MÉXICO as 16:00hs. Fica localizada na Avenida Alberto Craveiro, 2.901, Castelão.

A combinação de sol, calor, mar e hotéis pé na areia faz de Fortaleza um destino perfeito para quem curte uma praia! Isso tudo mais a sua deliciosa gastronomia de pescados e de comida regional.

Temos o Beach Park que é o melhor parque aquático do Brasil (no município vizinho de Aquiraz) e também a simpatia dos cearenses que fazem questão de fazer os visitantes se sentirem em casa, seja na praia, nos bares ou nos restaurantes da cidade.


Se tratando de hotéis a dica que damos é que se for apenas para ver o jogo da Copa, prefira hotéis próximos a Avenida Beira-Mar, nas praias de Mucuripe, Meireles ou Iracema. Entre eles estão o Gran Marquise, Casa de Praia, simples e econômicos. Todos ficam a cerca de 10 quilômetros do estádio. Se o objetivo for também curtir as atrações locais, prefira hotéis na badalada praia do Futuro, boas pedidas são o Vilá Galé Fortaleza e o Boreas Apart.


Restaurantes que se concentram nos bairros de Aldeota e Varjota. Em Aldeota novidades no GUIA BRASIL 2014: O Banquete e Brigita Bistrô ambos de comida variada. Em Varjota ficam estrelados Colher de Pau e o Vojnilô, conhecido pelos pescados na grelha. No bairro de Papicu, por exemplo, está o português Sobreiro, cujo mérito é o apuro nas receitas de bacalhau.

Só de pensar já dá vontade de sair correndo pra lá. Delicia!

No primeiro link no começo do nosso post de hoje vocês podem acompanhar um pouco sobre as praias e mais algumas dicas bacanas!!!  Fique a vontade e aproveitem!!

Até a próxima,
Tenham uma ótima semana.
Um Beijo,
Afinal Turismo.

sexta-feira, 28 de março de 2014

NATAL - QUAIS PAÍSES NÃO COMEMORAM?



Por Tatiana Sanches

Já estamos a todo o vapor na agência checando as férias de final de ano dos nossos passageiros e ao ler essa reportagem no site www.globo.com, achei interessantíssimo dividir com vocês essas informações sobre o Natal e quais países não o comemoram ou comemoram com outro significado.

Principalmente quando saímos do predomínio religioso cristão, essa festa perde um pouco o sentido, então é super válido os passageiros saberem que dependendo do destino a virada do dia 24/12 para 25/12 pode ser um dia comum, como qualquer outro. Sem festa, sem ceia e sem presentes.

O texto foi publicado no dia 23/12/2013 e está nesse Link:

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/conheca-os-paises-que-nao-comemoram-o-natal-no-mundo.html

De qualquer maneira estou reproduzindo o texto na integra pra vocês:

O Natal é uma data comemorativa cultural, que para os cristãos simboliza o nascimento de Jesus Cristo. No entanto, o feriado festivo do dia 25 de dezembro é marcado pela religião e por isso nem todas as culturas absorvem a tradição de celebrar a data. Assim sendo, vários países não comemoram a data e outros trazem um significado diferente para o dia.
Culturas como o islamismo, budismo, judaísmo, hinduísmo, taoísmo, xintoísmo são algumas das quais o significado do nascimento de Cristo não faz relação com o conhecido no cristianismo. Cada qual tem seus crenças, peculiaridades e até calendários diferentes - a sua própria religião.
Islamismo
Os países islâmicos, como IndonésiaPaquistãoBangladeshTurquiaEgitoNigériaLíbia, Irã, dão maior relevância aos ensinamentos de Maomé, profeta que teria vivido entre os anos 570 e 632 d.C, posteriores a Jesus, e que teria vindo completar a sua mensagem.
Os muçulmanos aceitam a figura de Jesus Cristo como um dos cinco profetas que vieram trazer a palavra de Deus ao homem. Por conta disso, eles mantêm apenas uma relação de respeito com a data, mas ela não é considerada sagrada para seu credo. Eles comemoram apenas duas festas religiosas: o Eid wl-Fitr, que é a comemoração após o término do mês de jejum (Ramadã) e o Eid al-Adha, onde comemoram a obediência do Profeta Abraão a Deus.
O Eid el-Fitr é comemorado no 1° dia do mês de Shawwal, o décimo mês do calendário islâmico. Em 2013, esse dia foi celebrado em 7 de agosto. Já em 2014, será no dia 28 de julho, de acordo com os cálculos do calendário.
Milhares de fiéis participam do ritual de apedrejamento de Satã, em Mina, perto da cidade sagrada de Meca, no primeiro dia do Eid al-Adha, a festa muçulmana do sacrifício (Foto: Fayez Nureldine/AFP)Milhares de fiéis participam do ritual de apedrejamento de Satã, em Mina, perto da cidade sagrada de Meca, no primeiro dia do Eid al-Adha, a festa muçulmana do sacrifício (Foto: Fayez Nureldine/AFP)
Já o Eid al-Adha, também conhecido como Grande Festa ou Festa do Sacrifício, é um festival muçulmano que sucede a peregrinação para Meca. É comemorado a partir do décimo dia do mês de Dhu al-Hijjah (no último mês do ano lunar no calendário islâmico), e a festa tem duração de quatro dias. Em 2013, ocorreu em 15 de outubro e em 2014 será comemorada no dia 4 de outubro.
Nessas comemorações, os muçulmanos se reúnem nas mesquitas para ler e lembrar o nascimento do profeta, sua vida, seus valores; algumas vezes também há grupos de música entoando cantos para enaltecer o nome do profeta e sua lembrança.
Budismo
Já os países que adotam o budismo como religião, caso de vários países da Ásia como Vietnã, China, Tibet, Camboja, Coreia do Sul, Butão, Burma, Hong Kong, Japão, Mongólia, Cingapura, Sri Lanka, Tailândia, não se envolvem com a característica particular do nascimento de Jesus Cristo. Eles admiram e respeitam a tradição, mas Jesus para a crença é considerado um “Bodhisattva”, ou seja, um ser de sabedoria elevada, que segue  uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres.
Budistas tailandeses em Wat Dhammakaya comemoram o Visakha Bucha, considerado a data mais importante do budismo. Fiéis de todo o mundo celebram o nascimento, a iluminação e a morte de Buda, há 2.600 anos. (Foto: AP)Budistas tailandeses em Wat Dhammakaya em comemoração o Visakha Bucha, considerado a data mais importante do budismo. Fiéis de todo o mundo celebram o nascimento, a iluminação e a morte de Buda, há mais de 2.600 anos. (Foto: AP)
O budismo não possui textos que sejam adotados universalmente entre os adeptos da religião e cada seita budista possui seus próprios textos sagrados, de apenas seguir on ensinamentos de Buda. Assim, os budistas ocidentais não comemoram o dia 25 de dezembro como “cunho” cristão, mas em pensamento espiritual.
A data mais importante para os budistas é chamada Visakha Bucha, já que os adeptdos celebram o nascimento, a iluminação e a morte de Buda, seu fundador. Normalmente é comemorado no mês de maio, num dia de lua cheia de acordo com o sexto mês lunar. Em 2013, a celebração foi realizada no dia 24 de maio e em 2014 será no dia 13 de maio.
Judeus
Os judeus não comemoram nem o Natal nem o Ano Novo nos “moldes” cristãos – apesar de reconhecerem que Jesus existiu, não há uma relação de divindade com ele.
Para essa cultura, principalmente em Israel, a comemoração de fim de ano é o Hanukah, que significa festa das luzes em hebraico e lembram as vitórias contra a opressão, a discriminação e a perseguição religiosa.  A data marca a vitória dos judeus sobre os gregos há mais de dois mil anos, na batalha pela liberdade de seguir a sua religião.
Judeus ortodoxos participam da oração Tashlich nas margens do Mar Mediterrâneo, no sul da cidade de Ashdod. Durante a oração, migalhas de pão são jogados nas águas para lançar simbolicamente os pecados. (Foto: Amir Cohen/Reuters)Judeus ortodoxos participam de oração às margens do Mar Mediterrâneo (Foto: Amir Cohen/Reuters)
A festa de Hanukah para os judeus começa no 25º dia do mês judaico de Kislev e dura oito noites. Em 2013, o início coincide com o dia 27 de dezembro.
A festa consagra a vitória dos judeus contra uma província grega que tentava impor o politeísmo. Segundo os crentes, para cada um dos dias é acesa uma vela até que todo o candelabro esteja aceso no último dia de festa. Também teria havido um milagre: o óleo para acender as velas do templo, que seria suficiente para apenas um dia, durou oito.
Na comemoração, peru e bacalhau são substituídos por panquecas de batata e bolinhos fritos em azeite. E em vez de desembrulharem presentes à meia-noite, as crianças recebem dinheiro.
Hinduísmo
O hinduísmo, cultura tradicionalmente presente na Índia, tem como suas principais celebrações Durga Puja, o Dasara, o Ganesh Puja, o Rama Navami, o Krishna Janmashtami, o Diwali, o Holi e o Baishakhi. São festas relacionadas a energias, danças e cantos e que tem apenas um significado: adorar a “energia Divina”.
O Durga Puja é a festa da energia divina. Já o festival de Ganesh é celebrado nos estados do sul da Índia, com danças alegres e cantos. O Diwali é o “festival das luzes” em que em cada casa, em cada templo são colocadas milhares de luzes,  que ficam acesas toda a noite.
Garota acende vela na véspera do Diwali, o festival hindu das luzes, na cidade indiana de Chandigarh. (Foto: Ajay Verma/Reuters)Garota acende vela na véspera do Diwali, o festival hindu das luzes, na cidade indiana de Chandigarh. (Foto: Ajay Verma/Reuters)
Taoísmo
A cultura taoista é predominantemente encontrada na China e faz qualquer celebração no Natal. A religião tem inúmeras datas onde se comemora o nascimento de grandes mestres ou a ascensão deles – também há rituais de exorcismo, alquimia e magia.
O Ano Novo chinês, comemorado segundo o calendário lunar, é um dos períodos mais importantes para a sociedade chinesa, já que fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família. Em 2013, a data foi comemorada no dia 10 de fevereiro e em 2014 será celebrada em 30 de janeiro.
Participantes da festa de Ano Novo Lunar chinês fazem a dança do dragão, nas ruas de Hong Kong. (Foto: Antony Dickson/AFP Photo)Participantes da festa de Ano Novo Lunar chinês fazem a dança do dragão, nas ruas de Hong Kong. (Foto: Antony Dickson/AFP Photo)
Xintoísmo
O xintoísmo, cujos deuses são elementos e s eres da natureza, é contemplado predominantemente no Japão. O dia 25 de dezembro não é fixado como Natal, mas sim como uma data comercial e sem importância religiosa. A data é mais parecida com o dia dos namorados, comercialmente – eles preferem comprar presentes para a pessoa amada.

Espero que tenham curtido essa reportagem tanto quanto eu. E sempre que quiser comemorar suas festas de finais de ano fiquem atentos as caracteristicas e cultura de cada país.

Até a próxima e bom fim de semana a todos!!!

quarta-feira, 26 de março de 2014

PÁSCOA NO GRANDE HOTEL, AINDA DÁ TEMPO....

Por Bia Parra



Páscoa chegando e tem muita gente que ainda não resolveu o que fazer no feriadão...

A nossa dica de hoje é muito bacana, eu particularmente adoro assim como meus filhos, e portanto quero dividir com vocês. 


Adoro quando a Páscoa acontece mais tarde pois chocolate e bacalhau harmonizam perfeitamente com deliciosos vinhos e nosso paladar no frio “parece apurar” ou será a gula mesmo...ha!!!


Por isso acho que Campos do Jordão talvez seja um dos TOP 5 para quem não quer ir muito longe e nem pegar avião ou quer friozinho e se entregar ao aconchego da ótima culinária, e de quebra se divertir muito com várias experiências bacanas. E de verdade, um dos grandes lugares que pode oferecer tudo isso é o Grande Hotel de Campos do Jordão.

Sua estrutura, tanto para adulto quanto criança, é maravilhosa numa pegada de sofisticação descontraída, gastronomia deliciosa e a expertise de quem faz escola de serviço.


Para esta Páscoa a programação está bem intensa para agradar Papais em descanso, criançada energizada e moçada em busca de experiências divertidas.

Pacote de Páscoa (17/04 a 21/04):
- Welcome Drink Especial;
- Caça aos Ovos de Páscoa uma deliciosa tradição na manhã do domingo;
- Pocket Show com o Chico Oliveira do Sexteto do Jô Soares;
- Happy Hour com o Duo de MPB e Bossa Nova, Hot Club do Brasil e a Banda Rádio Galena;

- Chás da Tarde com Duo de Cordas, Wine Moment Especial harmonizando vinhos e chocolate;
- Workshops Gastronômicos - “Trufas de chocolate com licor”;  “Bacalhoada”;
- Petit Chefe “Confeitando Ovos de Páscoa”;
- Tradicional Feijoada com Trio de Chorinho;
- Passeios Inesquecíveis: turísticos de contemplação, culturais, de aventura e religiosos;
- Oficinas de Artesanato;
- Clínicas de Tênis;

- Tardes Esportivas com: Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol e Squash;
- Caminhadas Ecológicas pelos pontos turísticos de Campos do Jordão;
- Trekking Noturno pelas trilhas da região;

- Mountain Biking;
- Atividades Saúde e Bem Estar: Yôga, Circuito Fitness, Aula de Step, Hidroginástica, Dança de Salão; Spinning, Alongamento e Relaxamento;
- Equipe de Lazer para todas as idades.


Especialíssimo né...acho que vou embarcar nesta!!!

Um beijo e até mais.

segunda-feira, 24 de março de 2014

AFINAL NA COPA DO MUNDO – PARTE 1

Por Helena Ruano




Já que estamos entrando há poucos dias para a tão espera COPA DO MUNDO a Afinal vai junto com todos os torcedores acompanhar e torcer demais pelo nosso BRASILLLLL...

E hoje vamos apenas dar uma introdução e falar um pouco sobre a primeira sede, a nossa querida São Paulo, onde nada mais nada menos será realizada a abertura da COPA com o jogo BRASIL X CROACIA em 12/06 as 17:00hs na Arena Corinthians, ou Itaquerão!

A Afinal irá dar sequência sobre cidades-sede dessa COPA nos próximos posts, fiquem tranquilos, iremos falar de TODOS ELES!! Rs...

Essa será a vigésima edição do evento e é a segunda vez que este torneio é realizado no nosso país, a primeira foi em 1950. Sendo pela quinta vez na América do Sul. 

E vamos deixar um pouco de lado as preocupações e falhas da qual ouvimos tanto falar sobre o nosso país realizar esse evento, suas obras atrasadas etc, etc, etc... E vamos falar um pouco sobre as cidades-sede, o que temos de legal para fazer pelas cidades, restaurantes deliciosos, hotéis e muita diversão!!

Hoje exclusivamente vamos falar da cidade que não dorme!!
E como a Afinal AMA São Paulo, o que não faltam é posts feito por nós de diversos lugares para se visitar, dentre nossas experiências e lugares que nossos passageiros e amigos nos ajudaram a listar...

Portanto seguem alguns para vocês darem uma relembrada:


Para aqueles que estiverem bem interessados,  é só jogar em pesquisar a palavra-chave SÃO PAULO, que ele irá te mostrar todos os links que já fizemos!
Não é demais??

E como não podemos ficar de fora também sobre os outros jogos que não incluem o Brasil, temos uma relação de todos os jogos que irão acontecer nessa COPA, com datas, horários e locais. Vejam:








Vocês podem acompanhar mais noticias sobre o mesmo, no site oficial http://pt.fifa.com/worldcup/
Está aberta então a nossa sequência de posts sobre a COPA DO MUNDO, toda segunda-feira!

Até a próxima e uma ótima semana a todos!
Um beijo,
Afinal Turismo!

sexta-feira, 21 de março de 2014

BUSCH GARDENS - NOVA ATRAÇÃO



Por Tatiana Sanches

Depois de trazer alguns posts com novidades dos parques Universal, trago mais uma novidade quentinha pra vocês. O Busch Gardens Tampa na Flórida já encontra-se em reforma e a todo o vapor para entregar no segundo semestre de 2014 uma nova atração e uma área reformulada.







A nova área se chamará "Pantopia". Atualmente conhecida como "Timbuktu" a área contará  com elementos inspirado no mundo das jóias e contará com atrações inclusive radicais, nova praça de alimentação, lojinhas e etc.










Segundo Jim Dean, presidente do Busch Gardens " Os visitantes encontrarão vários portais e irão aprender sobre as lendas que guiaram o desbravadores de todo o mundo em busca d Pantopia. Além disso, s atrações preferidas das famílias, como a Scorpion, Phoenix, Bush Flyers, Desert Runners e o Kiddie Train, estarão de  volta".









A atração principal dessa área será a Falcon's Fury, que trata-se de uma torre de queda única e que terá 102 metros de altura. Quando os visitantes estiverem em suas cadeirinhas lá no topo da torre, essas irão girar em 90 graus, para que os visitantes fiquem com a cara para baixo e ai sim despencar a 96 km por hora.









Os visitantes já conseguem avistar a construção dessa nova atração, porém como já dito anteriormente terão que esperar o segundo semestre para poder utiliza-la e com certeza gritar muito (risos...). Essa novidades e as outras que já postei de Orlando por aqui servem para ajudar que está programando ou pensando em ir para Orlando.




Aproveitem a dica e Bom fim de semana a todos!!!

quarta-feira, 19 de março de 2014

EXPERIÊNCIAS EM ZURICH...

Por Bia Parra



Finalizando a última etapa do FAM SUIÇA by Teresa Perez, vou falar de nossos dias em Zurich.
Já falei outras vezes que amo Zurich, de verdade pra mim é uma das melhores cidades do mundo tanto para conhecer como para viver.


Pude visita-la no verão passado (http://afinalturismo.blogspot.com.br/2013/08/nossos-dias-em-zurich.html) e me encantei e agora no inverno não foi diferente.


Cidade linda cheia de historia, de monumentos lindos, de ruelas charmosas. Zurich rima com educação, cordialidade, respeito ao próximo... é de fato incrível, sua diversidade de povos, culturas, línguas e etnias carregam uma identidade de comportamento única.

Chegamos já bem de noite e fomos diretamente para o nosso hotel Park Hyatt onde ficamos por duas noites. Fomos recebidas com muito carinho e delicadeza.

Segmento boutique da rede Hyatt o hotel é muito bacana e bem localizado, um maravilhoso custo/ benefício para quem quer conhecer Zurich a pé. 

Os apartamentos são ótimos, o maior standard de Zurich, e o serviço muito gentil... adoramos, ficamos encantadas com tantos mimos. O jantar de despedida na adega do hotel em uma mesa privativa foi o auge da hospedagem... simplesmente divino!!!



Em Zurich fomos ciceroneadas pela guia mais simpática que já conheci, a querida Ursula Casanova (nossa Sophia Loren). Como faz diferença uma guia que fala português e que tenha muita sensibilidade para entender a demanda do grupo...ela de fato fez acontecer!!! Agora em nossos roteiros guiados sua presença é obrigatória para nossos clientes!!!


Os Hotéis que conhecemos...

HOTEL THE DOLDER GRAND


De fato é um dos meus hotéis preferidos no mundo!! Ainda que um pouco afastado do centro, fica mais próximo à área das Universidades, ele vale cada pernada. 

Uma verdadeira galeria de arte com um serviço primoroso, apartamentos divinos um restaurante incrível... o hotel é o máximo!!
Nem vou falar mais profundamente porque vale um post single.



THE WIDDER HOTEL

Esta é uma experiência muito legal em Zurich. O hotel tem uma história bacanérrima de um projeto de reforma que durou 10 anos mas valeu muito a pena. O hotel é bem cool cheio de design e peças assinadas como se estivéssemos em casa no centro histórico da cidade.

Os apartamentos são bem diferentes um do outro, uns mais tradicionais outros bem modernos, mas todos de muito bom gosto para quem aprecia uma experiência de se hospedar em casa de amigos.




Muito importante enfatizar que 50% do hotel são destinados a fumantes, portanto tem que ter cuidado ao fazer a reserva.

Imperdível: O bar do hotel com jazz music ao vivo (ótimo!!!) e comida divina!!!






Os passeios que fizemos ...

Na verdade andamos por tudo até porque caminhar em Zurich é a melhor forma de aproveitar a cidade e isso inclui a Old Town, o passeio de barco (com vistas lindas) e o West Zurich (imperdível comer no mercado The Viadukt).



O chocolate quente no Café Conditorei Schober é imperdível!!!

Tenho que destacar o nosso almoço de despedida em um restô tradicional e muito bacana o Zunfthaus zur Waag (Münsterhof 8 – 8001 Zürich) www.zunfthaus-zur-waag.ch para quem quer aproveitar a culinária tradicional Suíça em alto estilo mas de forma descomplicada. Como era domingo, só tinham famílias inteiras lá...me senti fazendo parte da cultura local...adorei!!



Enfim foram estas as nossas experiências no FAM SUIÇA by Teresa Perez.

Quero agradecer a todos que me acompanharam nesta viagem deliciosa e cheia de novidades que ao longo dos posts pude dividir com vocês e, quem sabe, inspira-los para o próximo destino de viagem que irão fazer!!


Um beijo e até mais