Por Bia Parra
Mais um momento de intenso amor com o meu querido Portugal!!!
Para quem quer ir a Portugal e ficar em lugares paradisíacos, super românticos uma ótima opção é ficar nas Pousadas de Portugal.
As Pousadas tiveram origem nos anos 40, construídas com a finalidade de hospedar viajantes de maneira mais peculiar e original de cada lugarzinho de Portugal, preservando assim a tradição de cada região. Muito importante também era manter fielmente a arquitetura e decoração e assim surgiu a primeira pousada, a de Santa Luzia em Elvas.
Em 1950 surgiram as Pousadas Históricas a partir da recuperação de lindos edifícios históricos, e aqui que nos maravilhamos...
Hoje são mais de 40 unidades de norte ao sul de Portugal e no Arquipélago de Açores, dois restaurantes imperdíveis, a Casa do Leão (no Castelo de São Jorge em Lisboa – eu adooooro) e Cozinha Velha no Palácio de Queluz.
Os lugares são riquíssimos em conceito, história e detalhes. Muito mais que uma estadia, são experiências com atendimento personalizado, gentil e muito eficiente.
Com a diversidade de opções certamente há como fazer roteiros incríveis só ficando em Pousadas,o próprio diretório deles sugerem várias opções, porem gosto desta em particular:
SERRAS E COMERES DAS BEIRAS
É a melhor combinação de paisagens e gastronomia, dois atributos da região das Beiras. A primeira parada é na Serra do Açor, na Pousada de Vila Pouca da Beira no Convento do Desagravo, uma das mais emblemáticas e é conhecida pela sua hospitalidade e gastronomia.
No dia seguinte, a sugestão é um tranquilo passeio pelas aldeias típicas da região, como a Aldeia das Dez, Piódão e Linhares da Beira ou ainda Seia onde tem que visitar o Museu do Pão, antes de subir a Serra da Estrela.
Lá tem uma paisagem verdadeiramente de sonho, propicia para jantar e dormir na Pousada de Manteigas no coração da Serra. Aqui um “tem que fazer”... tem que fazer uma degustação de queijos, embutidos e outras iguarias típicas da região.
No dia seguintecom muita preguiça, o negócio é fazer um delicioso passeio pela serra, descendo depois por Seia ou Gouveia para terminar o dia na recente Pousada de Viseu, onde pode recuperar forças com uma massagem de relaxamento no SPA da Pousada, momento que adooooro!!!
No dia seguinte depois de visitar a Sé Catedral e a Estátua de Viriato, é irrecusável um passeio pela Serra do Caramulo até ao Buçaco e sem esquecer uma paragem gastronómica na Mealhada para o famoso leitão antes do regresso a casa.
A bem da verdade eu gosto de ficar duas noites em cada lugar, mas fica a “critério do cliente”, ou como falamos aqui no Brasil, “ao gosto do freguês”.
Um beijo e até amanhã
*Inspiração: http://www.pousadas.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário