Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

AFINAL NA COPA DO MUNDO – PARTE 9

Por Helena Ruano


Estamos entrando na reta final dos nossos posts sobre as cidades que irão sediar a COPA e poucos dias para que os jogos se iniciem!!

Hoje vamos falar de Recife, uma cidade cheia de borogodó, com um casario colonial de suspirar, pontes cortando o rio Capibaribe, cena cultural efervescente, comidas de lamber os beiços e praias, a capital de Pernambuco é uma delicia!!!

O estádio erguido do zero em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, o Arena Pernambuco foi inaugurado em maio do ano passado. A obra inclui a Cidade da Copa, um complexo no entorno que deve ter restaurantes, shopping Center e condomínios residenciais. 

Jogos: quatro na primeira fase ( COSTA DO MARFIM X JAPÃO no dia 14; ITALIA X COSTA RICA no dia 20; CROACIA X MEXICO no dia 23 e ESTADOS UNIDOS X ALEMANHA no dia 26 de Junho) e um nas oitavas de final (29 de Junho). Endereço: Rua Deus é Fiel, 1.
Os jogos vão coincidir com as animas festas de São Joao nos arraias do Sitio da Trindade e da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

O aeroporto do Recife fica no bairro de Imbiribeira, a 11 quilômetros do Centro. Há ônibus (R$ 2,15) para Boa Viagem e para o Centro.  O taxi até a maioria dos hotéis custa R$ 30,00 em média. A rodoviária, também no município vizinho, é ligada ao Centro por metrô. Quem vem de carro desde a Paraíba ou Alagoas acessa a cidade pela BR-101. Pelo sul existe a opção de vir pela AL-101 margeando o litoral e depois, pela movimentada PE-060.

Recife é interligada por grandes avenidas e pontes. Uma boa frota de ônibus e quatro linhas de metrô conectam o Centro aos bairros mais periféricos. Fique atento ao circular de carro por Recife Antigo e Santo Antônio, em determinados horários, algumas ruas se tornam exclusivas para ônibus. 

Além de museus bacanas como o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina de Cerâmico Francisco Brennand, há o Recife Antigo, com suas lindas construções barrocas, e restaurantes estrelados, entre eles o Cozinhando Escondidinho. Mais, a capital pernambucana fica a poucos quilômetros de joias como Olinda e Porto de Galinhas, que estão entre os lugares mais encantadores do país.

Olinda é quase uma extensão da capital pernambucana, mas com atrativos e charme próprio. A cidade costuma atrair os holofotes no Carnaval , quando 02 milhões de foliões lotam suas ladeiras atrás de bonecos gigantes e dançarinos de frevo, mas sua magia não se resume a festa. O centrinho histórico, que reúne igrejas barrocas e casario colonial, é espetacular.

Descendo a ladeira da Misericórdia ruma à esquina Quatro Cantos, surgem ateliês e lojinhas de artesanato e pausa para hora do almoço, a boa é a Oficina do Sabor, de comida típica nordestina.

Porto de Galinhas, as piscinas naturais formadas por recifes lotados de peixes coloridos, já bastariam para tornar o lugar especial, mas há ainda praias exuberantes como Muro Alto e Macaraípe, centrinho com lojas badaladas, noites animadas e resorts que poderiam ser o próprio motivo da viagem. O Nanai Beach Resort, o ótimo Enotel Resort & SPA é ideal para quem vai com crianças e o Summerville Beach Resort.

Mas voltando a nossa Recife o projeto original do complexo Cidade da Copa, que inclui a Arena Pernambuco, previa construção de hotéis no local. Como eles não foram erguidos, a saída é se hospedar em outros pontos da c idade, entre eles Boa Viagem e Pina.  Os dois bairros são excelentes para quem vem à cidade a turismo, é neles que se concentram as melhores praias, restaurantes e bares, mas ficam longe do estádio, cerca de 20 quilômetros.

Em Boa Viagem o Atlante Plaza, o Golden Tulip Recife Palace e o econômico Aconchego.
Em Pina, as dicas são o Transamérica Prestige e o bom e barato MarOlinda Cult.

Restaurantes como Wiella Bistro, ou Bistrot du Vin e vale conhecer o Cozinhando Escondidinho, no bairro de Casa Amarela, o melhor restaurante de cozinha pernambucana do Brasil.

E se tratando de passeios, como quase todos os destinos turísticos do Nordeste, um dos destaques de Recife é a praia, sobretudo a de Boa Viagem, a principal, cercada por um calçadão de 09 quilômetros de extensão, ciclovia e quiosques como o da Barracuda, que tem carpídio assinado por chefs recifenses.

Dispõe também de ótimos museus, na região de porto o Cais de Sertão Luiz Gonzaga, um museu moderno e interativo em homenagem ao Rio de Baião.

Uma delicia de lugar para curtir!!!
Uma ótima semana a todos, até a próxima.
Beijos,
Afinal Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário