quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DIÁRIO DE PARATY

Por Bia Parra



Paraty é uma cidade inspiradora...

Na verdade Paraty é a cidade que mais amo aqui no Brasil.

Me lembro da primeira vez que a visitei, tinha só 9 anos e fiquei muito impressionada, acho que porque ela me traz muitas referências da tradição mineira em conjunto com a vida simples do litoral numa perfeita comunhão.


Paraty é única e por conta de sua posição estratégica a cidade em pouco tempo, se tornou o segundo maior porto do país. Por ali era escoado o ouro que saía de Minas Gerais para Portugal. Quando o ciclo do ouro terminou, Paraty passou a se dedicar à produção de cachaça. A melhor pinga do Brasil foi produzida aqui. E o nome da cidade acabou virando sinônimo da bebida, (impossível não perder a linha pelo menos uma vez).  

As ruas de pedra, os casarões preservados, o mar quente e azul e a moldura por todos os lados da Mata Atlântica, não tem como não amar...


Além disso, Paraty se destaca pela cultura e gastronomia, a melhor combinação de dois mundos que sempre se reinventam e estão abertos e plugados na velocidade do mundo modernos sem abrir mão das riquezas tradicionais...

Assim, num final de semana que estávamos só eu e marido Edu, pois os filhotes estavam no acampamento, não tivemos dúvida, vamos descer a serra...

A Pousada escolhida desta vez foi a Porto Imperial (Roteiro do Charme), charmosa, serviço impecável e muito, muito bem localizada.


As suítes são deliciosas e confortáveis e tem com todas as configurações possíveis, familiar, só para casal, menores e maiores, enfim pra todos os gostos.  O café da manhã é delicioso, sempre com uma surpresinha típica de Minas que faz todo charminho... huuummm!! 




Dica de sucesso... solicite tudo para o Concierge, eles são excelentes e não recomendo fechar nenhum serviço turístico sem indicação.

Outro ponto mais que importante, a Pousada tem um estacionamento próprio na rua de trás do Centro Histórico...  isso é imprescindível!!





Bom, chegamos finalmente em Paraty depois de aproximadamente 4:30hs partindo de SP (sugiro sair na sexta lá pelas 13hs e voltar somente na segunda – quem puder né?!). Tomamos um banho delicioso e caímos na ferveção... isso já eram umas 23hs e o buxixo estava em pleno vapor na praça principal com show ao vivo, mesinhas na calçada cheias de gente se divertindo, performances populares... tudo junto e misturado, muito legal!!!

No dia seguinte marido Edu resolveu que iríamos alugar um barco e sinceramente, essa é a melhor opção para conhecer as ilhas particulares e frequentar as melhores praias desertas. Por indicação do nosso querido Concierge, alugamos uma lanchinha pequena e o nosso super barqueiro Francisco nos mostrou todas as belezas naturais... incrível a diversidade!!! 

Passamos pela Ilha particular do grupo Camargo Correa que desenvolve vários projetos ambientais na região e a Ilha do dono da Paris Filme, entre outras, mas o mais legal foi a ilha do Amir Klink, linda, de certa forma modesta e com o Paratii II bem na frente (para os que não sabem o navio que ele desbrava o mundo). Fiquei encantada com a beleza dele feito com alumínio naval especialmente desenvolvido para a embarcação, lindo, lindo, lindo!!!


No meio da tarde pedimos pro Francisco ligar para o Restaurante do Niltinho na Ilha do Algodão, pra mim o mais bacana da região. Como sempre foi sensacional. Lá só é possível chegar de barco, o restô é muito exclusivo, portanto se a ideia é ir, reserve. Ele fica no topo da ilha no meio de uma mata nativa linda e tem um visu de tirar o folego. A moqueca de camarão é incrível, porém desta vez resolvi experimentar o polvo a provençal, prato que virou o meu predileto!!!


Depois do banquete, pegamos de novo a lanchinha e voltamos para Paraty num final de tarde lindo... de verdade é um passeio imperdível!!!

Pra descansar de um dia inteiro de muito sol, praia e um excelente almoço, a nossa opção foi relaxar na piscina da Pousada que é muito gostosa e tem um serviço ótimo!!!


Sonequinha e rua de novo, afinal Paraty é uma festa!!!

Para o jantar nós escolhemos um restozinho super delicioso, pequenininho e saborosíssimo o Caminho do Ouro, adoramos. Para entrada pedimos Coquilles St Jacques, depois eu fui de salada com Camarão e marido Edu pediu um file com molho de jabuticaba que estava sensacional... pra finalizar...cocada de tabuleiro na rua, sem igual.


No dia seguinte a ideia era conhecer Trindade, um vilarejo de pescadores com algumas praias bacanas. De verdade é bonito e um circuito bastante alternativo, mas durante os finais de semana nas férias eu não recomendo. A estrutura não é suficiente pra ser confortável, logo não dá para aproveitar muito, acho que talvez seja mais bacana ir conhecer as cachoeiras e para quem gosta fazer trilhas incríveis.

Com muita dor no coração já era hora de voltar... mais uma vez a Pousada surpreendeu pela atenção... já saindo recebemos agua geladinha pra viagem... atenção que faz toda diferença.


O que não pode faltar numa vista a Paraty:
  •      Beber uma caipirinha de pinga local comendo aperitivos incríveis nos botecos na frente da Igreja da Matriz.
  •          Passear de barco pelas ilhas.
  •         “Fuçar” todas as lojinhas de artesanato local.
  •         Comer todas as cocadas escuras que puder, são divinas.
  •     Fazer uma degustação especial em um dos vários alambiques próximos à cidade.
  •         Dar um pulinho na loja Sobral e eleger uma bijou de resina para chamar de sua. 
  •        Se jogar nos melhores restôs da cidade.
  •        Visitar a Casa da Cultura. Tem mostras incríveis e depoimentos fascinantes.
  •     Se divertir com os nomes mais esquisitos de drinks populares a base de pinga e quem sabe até se aventurar numa pedida bem maluka...
  •        Se perder nas ruas de pedra com muito tempo para desfrutar das construções antigas, se encantar com a cores das fachadas, as portas e adornos, as calçadas irregulares, os lampiões...

É isso aí Paraty é linda e para todos, é pura poesia em forma de cidade!!!
Um beijo e até mais!!

*Informações e contatos:
Pousada Porto Imperial
Rua Ten. Francisco Antônio, s/nº Centro Histórico – Paraty / RJ, Brazil
Tel:  +55 (24) 3371-2323
Francisco (Lancha XS – Fun)
Tel:  +55 (24) 9837 7236 // (24) 7812 2528

Nenhum comentário: