Por Bia Parra
Olá pessoal, hoje vou finalizar a série de postagens sobre o Alentejo e como não poderia ser diferente, vou falar da gastronomia e opções de hospedagem.
No Alentejo se come e se bebe muito bem, a mesa é sempre muito farta e variada, os gulosos de plantão se esbaldam e aqueles que gostam de uma dieta precisam pedir ajuda aos deuses porque só força de vontade não é suficiente.
A cozinha inventiva gourmet e fusion, convive muito bem com a culinária tradicional numa cultura que transcende em muito o simples ato de alimentar, no Alentejo, cada refeição tem status de experiência gastronômica das mais incríveis que o nosso paladar pode captar
Por ser uma região extremamente produtiva, o principal tripé da gastronomia é o pão, azeite e ervas (basicamente a comida que eu poderia degustar o resto da minha vida... simplesmente adoooooro) tudo muito fresco, muito natural, muito saboroso da forma mais tradicional de colheita e produção.


Os peixes e frutos do mar grelhados ou cozidos, sopas de cação, caldeiradas são imperdíveis no litoral. Já no interior nas águas doces é impossível não provar o ensopado de enguias da Lagoa de Santo André ou o achigã frito ou assado em Odemira. Porém o meu prato predileto é a caldeirada com vários peixes e ervas da região.


Os vinhos brancos são aromáticos, frescos e harmoniosos. Os tintos tem aromas intensos e frutos vermelhos bem maduros, são macios, equilibrados e encorpados. O importante é harmoniza-los com a comida e o Alentejano faz isso com maestria.

Para finalizar, meu momento desfrute completo, os queijos, azeites, embutidos e presunto, pura perdição!!
Queijo Évora DOP: curado de pastas dura ou semidura produzido no Alentejo Central.
Queijo Serpa DOP: talvez o mais famoso deles, é um queijo de ovelha curado de pasta semi-mole amanteigado super saboroso. Sua região é basicamente o Baixo Alentejo.

Quanto aos azeites, existem três marcas DOP, Azeite de Moura, Azeite do Norte Alentejano e Azeite do Alentejo Interior.
Não se deve perder a preparação dos embutidos a partir de uma seleção criteriosa das carnes e suas misturas picadas que vão tempera-las em combinações maravilhosas, mais informações na Rota dos sabores (www.rotadossabores.com)


Eu já tinha anunciado post perdição, daqueles que podemos perder a concentração só de imaginar a profusão de sabores...
E assim finalizo a região do Alentejo... certamente minha próxima investida com marido Edu em Portugal.
Um beijo e ótimo feriado!!
*Inspiração 1: www.correioalentejo.com
*Inspiração 2: www.boasnoticias.pt
*Inspiração 3: www.portugalvirtual.pt
*Inspiração 4: www.agendalx.pt
*Inspiração 5: www.pousadas.pt
*Inspiração 6: www.receitasdoalentejo.com
*Inspiração 7: www.cafeportugal.pt
*Inspiração 8: www.docesportugueses.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário