quarta-feira, 14 de maio de 2014

DESTINO TOSCANA, ITALIA - TEXTO ORIGINAL

Por Bia Parra



Quando fui convidada a escrever esta matéria, de cara, fiquei empolgada porque a Toscana é uma das regiões que mais me fascina no mundo. Seus campos em tons de ocre, os verdes da vegetação nativa e os mais variados tons de azul do céu mais lindo que já vi, me remetem imediatamente ao conforto da minha infância no campo e as mais deliciosas lembranças de uma simplificada felicidade.

Na verdade é isso, a Toscana traz, acima de tudo, uma ideia de conforto através da estética medieval e sua qualidade gastronômica que alimenta nossa alma.
Circundada pelas regiões da Ligúria, Emília Romagna, Úmbria e Lazio, a Toscana é um verdadeiro tesouro que pode ser explorado de diversas formas segundo o interesse e o tempo do viajante.

O foco é histórico e quer experiências em Castelos, tem.  A necessidade é “se jogar” em uma costa ensolarada a beira mar, tem. Se você é mais aventureiro e quer pedalar ou andar a cavalo, a região é perfeita... agora se o interesse é a descoberta de sabores de uma gastronomia única e enocultura estrelada, a Toscana de fato é o lugar!!!

Porém, de fato o que mais me empolga quando penso na Toscana é a arte. E para falar sobre isso, é impossível pensar em um roteiro que não comece pela deslumbrante Florença.

Passear por Florença é entrar na história da arte pela porta da frente. Recomendo alguns dias para poder conhecer e apreciar os indícios da variedade arquitetônica do universo gótico tardio. Se aprofundar nos cem anos (1420 a 1520) que mudaram o curso da arte mundial e fez de Florença sua capital com inúmeras obras de gênios como Brunelleschi, Donatello, Gentille da Fabriano e os fabulosos Boticelli, Leonardo da Vinci, Rafaello e Michelangelo. Entender o Inferno de Dante. Identificar a rivalidade entre famílias de poder que fizeram com que a arte figurasse entre os símbolos de status de sua época e que hoje nos transporta em uma viagem de pura beleza e encantamento.


Museus e monumentos que não podem faltar:
Galleria Degli Uffizi,
Galleria Dell’Academia (Academia de Belas Artes fundada em 1563)
Piazalle Della Signoria e Palácio Vecchio

Palazzo Pitti e seu divino jardim Boboli
Ponte Vecchio e seu corredor vasariano

Museu para quem curte moda:
Museu Gucci (sugiro pelo menos um café, é um charme)
Museu Ferragamo

As Igrejas:
Catedral de Santa Maria del Fiore (e seu Duomo incrível)
Igreja Santa Maria Novella
Igreja Santa Croce

Os melhores pontos para ver Florença :
Do alto do Jardim Boboli no Palazzo Pitti – onde também há uma exposição interessante de porcelanas.
Na colina da Piazzale Michelangelo.
Na colina do Convento de San Francesco na vizinha e super charmosa Fiesole.
Após alguns dias em Florença é hora de partir para o interior e as alternativas são grandes.  É possível pegar um carro e fazer um belo roteiro escolhendo um ou dois pontos para servir de base ou ainda continuar baseado em Florença e fazer percursos de bate e volta durante o dia de carro ou trem. Eu prefiro a primeira opção.

Algumas cidades que gosto muito:

Siena:  Cidade charmosa cujo centro histórico é circundado por uma muralha que nos leva para a era medieval alegre e divertida por conta da universidade e os inúmeros visitantes.  O emaranhado de ruas é o charme local e o barato é se deixar levar, encontrar um pequena cantina e comer um delicioso ragu de linguiça com o vinho da casa, mais simples e gostoso impossível.

Em agosto acontece sua grande festa, o Palio de Siena, um ritual de louvor a Nossa Senhora desde o séc. XVII. A corrida de belos cavalos dura apenas 3 voltas mas é capaz de mover uma multidão para a Piazza del Campo ( 2 de julho a 16 de agosto).

Montalcino: Apenas uma palavra, Brunello de Montalcino, preciso dizer mais alguma coisa?  Sim, o delicioso vinho é daqui. Essa é uma pequena cidade simpática e agradável uma grande fortezza onde é possível fazer maravilhosas degustações no seu wine bar e curtir a atmosfera local.

San Gimigniano: Este pequeno vilarejo medieval é obrigatório. Talvez seja o maior exemplo que permeia o nosso imaginário quando pensamos em morar na Toscana.
Dica de sucesso: Tomar o melhor sorvete do mundo na Gelateria Dondoli.
Pisa: O mais importante em Pisa é perceber que ela não é agrada apenas por sua intrigante torre, Pisa é muito mais, é uma cidade encantadora e cheia de belas construções. De fato merece um dia bem preguiçoso para fazer um roteiro completo.

Lucca: Preparem-se para entrar na idade medieval quando entrar em Lucca pois o estado de conservação de sua muralha, assim como de suas construções o transportarão imediatamente.
Adoro a Piazza Anfiteatro e passear na sequência pelos bares, restaurantes, praças e mercados. Não deixe de visitar a Catedral di San Martino, do século 11, e a Torre Guinigi, no topo é possível ver as montanhas dos Alpes Apuanos.

Chianti: Região definida pela produção de grandes vinhos, paisagem bucólica e vasto território.  Lá é possível degustar o perfeito e legítimo Gallo Nero entre outros maravilhosos. Busque circular por toda região e parar em vilarejos como Monteriggioni ou Fonterutoli. O que mais gostei foi o Castello de Montefioralle, bem pertinho de Greve in Chianti.

 E ainda...
Arquipélago Toscano: Formado por ilhas incríveis e paraísos dos velejadores. Impossível não se encantar com a famosa Ilha de Elba, as areias brancas da Ilha Fetovaia e as falésias do Golfo de Lacona.

Os sabores:
Duvido quem não tenha literalmente perdido a linha diante de um bom prato da Toscana.

Conhecida pela gastronomia maravilhosa, a região tem um quê em sua comida realmente diferente... lá se alimentar tem requintes quase religiosos.

Os queijos são saborosos, as carnes são nobres e a cozinha extremamente aromática.

As alcachofras, os cogumelos, azeitonas, aspargos, azeites e tomates se misturam de forma simples, harmoniosa e deliciosa nos proporcionando verdadeiros banquetes de reis.
Comecem pelos risotos de funghi porcini, garanto que o sabor é diferente do que comemos no Brasil. Também imperdíveis são os cogumelos trufa negra, iguaria super apreciada, e luxuosa, sucesso na certa.

Amo os queijos do Fratelli Corbeddu produzidos na colina de Monteapertaccio, próximo à Siena. Os irmãos Corbeddu trouxeram a expertise de produção da região da Sardenha, sua região natal, e mantem até hoje a produção artesanal. Esta também é uma região tradicional na produção do delicioso queijo pecorino.
Não podemos jamais esquecer os assados de cabritos cordeiros e a famosa bisteca Fiorentina, ou a chianina para os locais, com seus dois dedos de altura.
Gosto também muito do Cantucci, tanto com o café como com uma taça de vinho tinto ou ainda mergulhado no Amaretto. Para quem não conhece o Cantucci Toscani é aquele biscoitinho típico da região assado 2 vezes e portanto com uma consistência mais crocante, delicioso.

E para finalizar a famosa Grappa. Esta bebida existe desde a Idade Média e possui entre 37,5% e 60% de teor alcoólico, ou seja, é forte pra burro, mas muito saborosa graças às suas partículas da erva arruda. Há um centro em Florença que conta a historia da grappa com vasta documentação e loja para compra da bebida, bem interessante (WWW.bonollo.com).

Assim, estando na Toscana se joguem neste mundo maravilhoso de sabores regionais!

Alguns restaurantes que adoro:

Florença – linda, leve e solta!
La Tenda Rossa – Restô refinado. A sofisticada cozinha utiliza produtos apenas da estação.
Piazza Monumento, 9 – WWW.latendarossa.it
Osteria di Passignano – Com Marcello Crini no comando, os pratos são sempre maravilhosos.
Via Passignano, 35 – WWW.osteriadipassignano.com

Il Camino – O forte desta casa são os assados como cabrito.
Vialle Beccarini, 28  - WWW.ilcamino.it
Le  Cernacchie – Lugar lindo e comida deliciosa
La Panca – WWW.cernacchie.com

Buca Dell’Orafo – lugar delicioso, talvez um dos melhores de Florença
Via dei Girolami, 28 - www.bucadellorafo.com
Procacci – Empório especializado em produtos trufados. Sabe tudo aquilo que queremos trazer na mala...

Siena – cidade “tem que ir”
Badia a Coltibuono – O restaurante fica dentro de uma abadia do séc.12. O Chef Francesco Torre prima pelos pratos preparados com produtos da própria fazenda Coltibuono.
Gaiole in Chianti – WWW.coltibuono.com
Ristorante Santorotto - Templo das carnes com cortes especiais. Vinhos ótimos.
Via Trento, 137 – WWW.santorotto.it
Le Logge – Num beco no centro histórico de Siena. O Chef Gianni Brunelli elaborou o cardápio.
Via Del Porriore, 33 – WWW.osterialelogge.it



Arnolfo Ristorante  - Homenagem a Arnolfo di Cambio, escultor e arquiteto que nasceu em 1245. Os pratos são bem elaborados e deliciosos.
Via XX de Settembre, 50/52ª – WWW.amalfo.com

Onde ficar:

Florença:

Bernini Palace: O hotel é um lindo edifício histórico datado do séc. XV com belíssima arquitetura em estilo florentino. Suas paredes e venezianas de madeira nos levam a uma atmosfera histórica única. São 60 aptos e 10 suítes.

Hotel Four Seasons: O hotel está em um antigo palácio que foi restaurado e hoje conta com elegante decoração com afrescos originais da época renascentista. São apenas 116 quartos e suítes.
O hotel oferece tratamentos especiais no SPA e excelentes opções gastronômicas, como o restaurante Il Palagio, estrelado pelo guia Michelin.

Hotel Savoy: Situado na Piazza della Repubblica, no coração de Florença. São 102 quartos e suítes decorados em típico estilo italiano contemporâneo, com objetos e obras de arte. Destaque para o L'Incontro Bar & Restaurant, que nos meses de verão serve jantar ao ar livre.

Hotel Lugarno: Uma das melhores opções em Florença, o Lungarno esta às margens do Rio Arno e próximo à Ponte Vecchio. Inspirada no conceito “nuova classicità”, a decoração interior é de extremo bom gosto e conta com uma vasta coleção de obras de arte dos anos 1900, de artistas como Picasso e Cocteau. O restaurante Borgo San Jacopo, e tem linda vista para o Rio Arno.

Gallery Art: Hotel da família Ferragamo, é o point trend do momento.

Hotel Brunelleschi: Bem no meio do centro histórico de Florença, em um charmoso quarteirão, perto da Via Calzaiuoli, região uma vez pertencente à Filippo Brunelleschi, escultor e arquiteto renascentista responsável, entre outras inúmeras obras, pela cúpula do Duomo. Se destaca por seu valor histórico, com uma torre semicircular Bizantina do século V(ILaPagliazza), aonde se encontra a Tower Suíte; uma igreja medieval e um caldarium romano, descoberto durante a restauração da torre, que agora fazem parte das fundações do hotel.
Foi totalmente renovado entre 2009 e 2012 pelo arquiteto Benelli, trazendo aos seus 96 quartos e suítes, um estilo contemporâneo extremamente elegante, com mix de móveis autênticos e peças modernas customizadas para o hotel.

Curiosidade: Este hotel está presente no livro “Inferno” novo romance de Dan Brown em que o professor de simbologia de Harvard, Robert Langdon, é chamado para decifrar um novo mistério, baseado em “A Divina Comédia”. Por conta disso o hotel oferece um tour guiado pelos locais descritos no livro, no mínimo uma experiência diferente.

Toscana:

Castello di Casole: Uma linda propriedade produtora de vinhos e azeites do Séc. 10. O viajante pode experimentar as delicias de uma casa Toscana.
São 41 quartos decorados em estilo rústico.
Local: Casole d"Elsa - Itália

Castello Banfi: Um verdadeiro castelo datado de 1438 no meio de vinhedos e rios. O hotel conta com museu, restaurantes e uma enoteca que oferecem ao hóspede uma verdadeira experiência toscana com sua gastronomia e costumes locais.
O hotel é bem exclusivo, são apenas cinco suítes e nove quartos decorados com móveis típicos da região por Federico Forquet, famoso designer Italiano.
Local: Montalcino - Itália

Castiglion del Bosco Ferragamo: Este lindo hotel é na verdade a quinta maior vinícola da Toscana e tem muita história para contar, pois sua propriedade abriga ruínas de igrejas, fortes e fortalezas de mais de dois mil anos.
Suas 23 suítes e 9 villas estão instaladas em prédios restaurados do século 17 e 18, são lindas e justificam a escolha.  Requintada gastronomia pode ser saboreada no restaurante La
O SPA oferece tratamentos realizados com base em ingredientes orgânicos.
Local: Val d"Orcia - Montalcino - Itália

Hotel L"Andana: Antiga residência de Leopoldo II, duque da Toscana, a propriedade foi transformada neste delicioso hotel. O bacana aqui é se deslumbrar com os centenários vinhedos e oliveiras e desfrutar o delicioso restaurante La Villa comandado pelo chef Alain Ducasse que propõe a culinária tradicional da Toscana.
São 33 maravilhosos quartos e suítes decorados por renomado arquiteto italiano.
Local: Castiglione della Pescaia - Grosseto (Toscana)

Hotel Castello del Nero: Este é um autêntico castelo do século 12, no coração da região vinícola de Chianti, na Toscana com lindos vinhedos a curta distância de Florença e Siena.
São 50 apartamentos e suítes bem espaçosos que combinam o luxo com a rusticidade de tetos de madeira e afrescos originais. O hotel oferece um serviço primoroso, uma gastronomia elaborada com ingredientes locais e com o fantástico SPA da marca ESPA, que oferece tratamentos holísticos e artesanais.
Local: Castelnuovo Berardenga (Interior da Toscana)

Experiências bacanas:
Acho que em toda viagem podemos inserir experiências que façam toda a diferença, pois naturalmente estamos mais abertos a nos aventurar, aprender, vivenciar... então, que tal

Fazer uma refeição em casa familiar - Uma das experiências mais bacanas é a de compartilhar uma refeição em casas de famílias locais. Esta oportunidade surge de tempos em tempos para pequenos grupos de visitantes compartilharem uma refeição com pessoas locais em sua casa. Estes não são ocasiões profissionais, mas sim uma oportunidade de desfrutar de especialidades caseiras num ambiente familiar gostosíssimo e poder desfrutar a vida das pessoas de Chianti. Os preços são muito razoáveis ​​e alguém que fala Inglês está disponível se o italiano é limitado. Para obter detalhes sobre preços e disponibilidade, por favor, e-mail Jack Benson em dining@greve-in-chianti.com

Fazer um curso de culinária – Estes cursos podem acontecer nos hotéis que recomendamos na Toscana, de forma geral todos eles oferecem.  Outra opção é se aventurar em um curso em uma escola superior de culinária na qual você vai ser capaz de fazer uma refeição com quatro pratos (entrada, primeiro prato curso, segundo e sobremesa), sob a orientação de um chef multilíngue. O curso será seguido de um jantar com os pratos que você preparou, acompanhado por um bom vinho da Toscana e uma atmosfera divertida e amigável.

Cavalgar em Chianti - Em meio a um ambiente verdadeiramente pitoresco, será dada uma breve aula para se familiarizar com seu cavalo antes de uma cavalgada descontraída por cerca de uma hora por entre vinhedos, oliveiras e vilas medievais e chegar em uma propriedade do século 14 maravilhosa.  Lá será orientado em torno de suas adegas fantásticas e jardins, enquanto aprende sobre os processos únicos envolvidos na produção de azeite e vinho Chianti.

Passar uma noite na antiga corte renascentista – Numa atmosfera típica de um banquete florentina do século décimo quinto, você poderá viajar na história ao som de harpas e flautas,  e a doce voz de uma soprano e danças de época. Garçons, músicos, dançarinos e palhaços, todos em trajes bonitos da Renascença vão fazer você se sentir parte da noite. Se quiser, você também pode provar os trajes típicos e aprender alguns passos de dança século XV. No final da noite, que terá uma duração de cerca de duas horas, cada convidado receberá um pergaminho personalizado com o emblema do palácio para certificar a participação neste mágico "Noite Antiga na Corte”.

O que não pode faltar quando se pensa em ir à Toscana:
Aéreo: Florença tem aeroporto, logo é possível voar de TAM via Milão ou de Alitalia via Roma.  A partir dos dois pontos é possível também se deslocar facilmente para Florença de carro ou trem.
Tudo dependerá do roteiro, mas garanto que não há nada mais gostoso e romântico que dirigir pelas estradas da Toscana e poder parar em cada vilarejo ou vinhedo que der vontade, porém essa opção tem que ser muito bem planejada com seu agente de viagens, pois tentar circular de carro por Florença é uma grande roubada.

Língua local: A língua local é o Italiano, mas o inglês é amplamente falado.

Dinheiro: A moeda oficial é o EURO

Compras:
Florença é uma grande cidade e berço de grandes marcas como Ferragamo e Gucci, portanto será fácil adquirir estes produtos. O fiorentino, assim como os italianos em geral, são pessoas elegantes e presam pelo bom gosto, assim todas as grandes marcas podem ser encontradas sem dificuldade. A Calzedonia  oferece uma infinidade de meias (masculina e feminina) de ótima qualidade. A marca Kiko de cosmética é um BBB local e vale a visita.

Uma visita a Pegna (Via dello Studio 8), deliciosa loja de alimentos fiorentinos fundada em 1860 é imperdível.
Vinho, vinho e vinho... este é o produto a ser trazido e muito degustado na Toscana.

Vistos e vacina: Brasileiros não precisam de vistos ou vacinas para entrar na Itália.

Melhores época do ano para visitar: Na verdade a Toscana pode ser visitada o ano todo, porém como a maior parte dos lugares no mundo as melhores épocas são a primavera e o outono por conta do clima agradável de montanha.

Inspirações: Sugiro sempre aos meus passageiros que façam uma imersão no destino antes de viajar por achar que ilustra bastante o roteiro e cria uma familiaridade com o que vão encontrar. Assim sugiro os seguintes filmes: Sob o sol da Toscana (romance gostoso), Aconteceu na Primavera (drama de uma família ao longo de muito anos), Uma paixão em Florença (romance para ver a Florença dos anos 30) e Uma janela para o amor (romance).

Em tempo... acho que a finalização perfeita para quem vai conhecer a Toscana é Roma, para mim uma das cidades mais incríveis e impressionantes do mundo, mas podemos falar mais sobre isso numa próxima vez.

Um beijo e até breve.

*Inspirações:
Teresa Perez Tours
Meridiani Toscana
Premier Destinations
http://www.city-discovery.com


Nenhum comentário: