sexta-feira, 23 de maio de 2014

UM POUCO MAIS SOBRE ST. MAARTEN



Por Tatiana Sanches

Já falamos sobre diversos destinos no Caribe e resolvi postar sobre mais um, St. Marrten. Já recebemos perguntas de diversos clientes sobre esse destino, então fui buscar informações e segue abaixo o que encontrei.

 As ruínas dos fortes que vigiavam as estradas da ilha, demonstram um passado turbulento. Originalmente habitada pelos índios Arawaks, a ilha foi descoberta por Cristovão Colombro (em nome da Espanha) em 1493. O nome St. Maarten se originou por que foi avistada por Colombo em 11 de Novembro, no dia de St. Maarten  de Tours. Após a descoberta a ilha foi disputada por mais de 150 anos pela Holanda, Inglaterra, França e Espanha. Somente em 1648  ilha foi parcialmente dividida entre Holanda e França e assim permanece até hoje. Holanda (St. Maarten) e França (St. Martin).

Com certeza uma das praias será “ a sua cara ”, isso por que ao longo da costa existem praias para windsurfe, snorkel, mergulho, jet-ski, tomar sol e conseguir um belo bronzeado. Entre as praias mais
conhecidas podemos citar a Mullet Bay, com 1.500 metros de extensão e ótima para nadar. Little Bay Beach é perfeita para snorkel, pois é bem clara e calma. Maho Bay a famosa praia onde pode se apreciar  o pouso das aeronaves e ver um lindo pôr do sol. St. Bathelemy é perfeita para windsurfe e kitesurf, Dawn Beach tem areias branquinhas e você pode fazer mergulho entre os recifes e muitas outras praias que a ilha oferece.

Ao contrário do que muitos podem imaginar a ilha tem uma vida noturna agitada e dispõe de 14 cassinos e inúmeras casas noturnas  e bares que não param até o ultimo cliente. Vale muito informar também que a ilha
toda é Duty Free, ou seja, livre de impostos. Acreditem, não sairão de lá de mãos vazias, pois encontrarão diversas lojas com artigos de grifes internacionais, joias, artigos de couro, eletrônicos, cosméticos, perfumes, cristais e obras de arte. Muitas vezes com valores que podem chegar até a metade do preço. Os preços são em dólares americanos e as compras em dólar ou na moeda local e a maioria dos estabelecimentos aceitam cartões de crédito.





É possível ainda velejar a bordo de um barco12-metros que venceu a America’s Cup ou a bordo de um catamaram, cruzando a linha imaginária que separa o Mar do Caribe do Oceano Atlântico, ou mesmo uma pescaria em alto mar. A ilha ainda conta com alguns museus onde você conhecerá um pouco melhor a história local, assim como poderá descobrir um pouco mais sobre a fauna e a flora local desde o tempo dos índios Arawaks.






Devido a localização estratégica você ainda pode buscar passeios de  1 dia nas ilhas vizinhas, como Anguilla, Saba, St. Eustatius, St. Kitts, Nevis e a ilha deserta de Prickly Pear Island. Há algumas ilhas que permitem rápidos passeios pegando as embarcações no Porto de St. Maarten. Você pode ainda desbravara ilha através de vários pontos de mergulho  ou alugando um caiaque e por terra alugar uma bicicleta. Para dar uma idéia de valor, para Anguilla as balsas saem de 20 em 20 minutos de Marigot, das 08:00 as 17:30 e custa aproximadamente US$ 20,00 e exige-se passaporte e obvio que quanto mais longe a rota mais cara.





A ilha oferece vários Spas de níveis internacionais bem como podemos providenciar um casamento
romântico na praia, há também diversos restaurantes, afinal a ilha é conhecida como a capital gastronômica do Caribe. Os chefs combinam receitas sofisticadas com sabores e aromas do Caribe. Será muito divertido experimentar.






Seguem dicas de restaurantes:
30 Front Street Café
Front Street, Philipsburg
Cozinha internacional

Air Lekkerbek
Walter Nisbeth Road
Cozinha Local

Anand Indian Restaurant
Hotel Steeg 5
Cozinha Indiana

A hotelaria da ilha satisfaz todos os bolsos, pois podem escolher entre hotéis de diversas categorias, resorts, pousadas e timeshares, bem como casas para locação, apesar de não conseguirmos fazer isso através de empresas no Brasil. É indispensável a locação de carro para passear pela ilha, vai facilitar sua ida e vinda  e evitar gastos com táxi ou mesmo transtorno ao não encontrar um. Seguem alguns nomes de hotéis para analisarem: Atrium Resort, Beachside Villas, Belair Beach Hotel, Caravanserai Beach Resort, Diamond Resort Royal Palm Beach, Horizon View Beach Hotel e muitos outros. Busque o que mais se parece com você e sua família.

Algumas informações gerais:  Há caixas eletrônicos espalhados pela parte sul da ilha e a maioria dos cartões são aceitos. Existem operadoras de celulares locais, bem como empresas que locam aparelhos. A temperatura gira em torno de 27°C. Carteira de habilitação internacional e estrangeira são aceitas. No lado Francês a eletricidade é 220V e no lado Holandês 110V. Além do Francês e do Holandês, também são falados na ilha o espanhol e o inglês o que  facilita e muito para nós visitantes.

Para chegar há muitas possibilidades como com a Avianca, a Copa ou até mesmo a American Airlines.



Aproveitem a dica e corram agendar sua próxima viagem!!
Bom fim de semana a todos!!


*Inspiração: Todas as informações acima, bem como partes do texto foram tiradas de um guia de viagem que recebemos no NASTUR, encontro de agentes de viagens organizado pela Nascimento Turismo. www.vacationsstmaarten.com / Desse site retiramos as fotos.

Nenhum comentário: