segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GRAMADO – CLIMA EUROPEU E HOSPITALIDADE BRASILEIRA

Por Helena Ruano


O tamanho do Brasil proporciona que as suas diversas regiões ofereçam uma infinidade de atrativos para os turistas. Muito além do tradicional sol e praia, está uma pequena cidade do Rio Grande do Sul com menos de 50 mil habitantes. Trata-se de Gramado, localizada na região da Serra Gaúcha e que oferece o clima ameno da montanha, boa comida e atrativos para todos os gostos e idades. Esta é uma das muitas faces dos destinos brasileiros. E que vale muito a pena conhecer.

 Em Gramado, os visitantes vão se surpreender com a culinária, com a história, com as cachoeiras, parques e com o clima especial de e uma das cidades mais importantes da Serra Gaúcha, aquela que não te pede ar condicionado para dormir, e sim uma lareira bem quentinha e um chocolate quente ao levantar. A 120 quilômetros da capital Porto Alegre, Gramado oferece tranquilidade, clima sereno e ameno, seja segunda ou sábado. Melhor ainda para os casais, já que as pedidas são os programas românticos como jantar a luz de velas passeio de pedalinho no Lago Negro ou um tour pelos bosques e cascatas da vizinha Canela. 

Já quem está com as crianças, o parque temático, destaque para a Aldeia do Papai Noel e o Mini Mundo, tomam conta da programação. Agora, uma coisa que não tem idade é se deliciar com os chocolates produzidos na região, com o tradicional café colonial ou se arrumar e curtir um rodizio especial de foundie em meio às lojas da Avenida Borges de Medeiros e dos cafés da Rua Coberta.

E por falar em lojas, bom renovar o guarda-roupa para qualquer temporada de frio, já que é possível encontrar tecidos de qualidade e capazes de suportar o frio em muitas cidades que vocês viajaram depois de Gramado.

O que fazer em Gramado?

Para começar, é preciso saber que são inúmeros as atividades turísticas em Gramado. Só a titulo de curiosidade, a culinária é tão bem distribuída e é tão importante para a cidade, que Gramado é a única cidade no mundo com menos de 50 mil habitantes que possui um McDonald´s. Claro que este não é um atrativo, mas destaca a importância da cidade, uma vez que a rede só abre lojas em municípios com mais de 200 mil habitantes. 

O Fritz Haus, sim, este não é possível achar em lugar nenhum, a não ser em Gramado. Coloque este restaurante no itinerário do primeiro, do segundo ou do ultimo dia.

Não dá para sair de Gramado sem conhecer melhor a cozinha alemã, fundamental para os moradores da cidade. Sente na janela e curta a experiência nessa restaurante supercolorido. A sequência de comida alemã e uma boa oportunidade para experimentar diversos pratos numa única refeição.   O restaurante é muito bem localizado, ambientação impecável e atendimento impar.

Mas não é só de restaurantes que Gramado vive. 

No Rio Negro, por exemplo, é possível andar de peladinho nas suas águas, um dos programas mais procurados na cidade. O lago, em alguns momentos, fica bem escuro, refletindo os pinheiros ao seu redor. Também é possível fazer caminhadas em volta e tirar belas fotos do local de águas verde-escuras, que se refere as arvores plantadas a sua volta, trazidas da região de Floresta Negra, na Alemanha.

Do Lago Negro direto para Dreamland. Na Avenida das Hortênsias, que liga Gramado a Canela, são varias as atrações turísticas. Entre elas está o museu de cera, com mais de 40 replicas de diversas celebridades mundiais e brasileiras, além de personagens de filmes e desenhos animados.  Agora, quem disse que Gramado não tem neve durante o ano inteiro? Quem vai a cidade precisa conhecer o Snowland, parque especialmente criado para esquiar, patinar e brincar no gelo e na neve.

Trata-se do primeiro parque indoor da América Latina neste estilo, inaugurado em outubro de 2013. O empreendimento teve investimentos de R$ 60 milhões para ser construído e entre as muitas atrações, estão à primeira pista de esqui e snowboard indoor das Américas, além de uma Escola de esqui e Snowboard para pessoas de todas as idades.

Haverá também local para caminhadas na neve e exploração a montanha nevada. Quem busca lazer poderá usufruir de tobogãs, da pista de patinação, participar de jogos com bolinhas de neve e se divertir aprendendo a construir um iglu ou decorar seu próprio boneco de neve.

A cidade de Gramado é também famosa pelos seus chocolates. São cerca de 19 fabricas na cidade e para cada lado que você olhe, surge uma lojinha vendendo o produto. Já as marcas são as mais variadas, tem para todos os gostos e bolsos. Entre as principais Lugano, Florybal, Prawer, Planalto e Caracol são os destaques. É possível conhecer de tudo um pouco através do serviço de BusTour na dobradinha Gramado & Canela.

Se tem neve o ano todo por causa da Snowland, em Gramado já tem Natal em novembro com os espetáculos emocionantes do Natal Luz de Gramado, um dos eventos mais especiais da cidade e que reúne cerca de 02 milhões de pessoas no período de celebração. Imagine só uma cidade com menos de 50 mil habitantes ter a capacidade de receber até 02 milhões de pessoas em pouco menos de três meses? Para curtir o Natal Luz sem grandes problemas de hospedagem, é melhor adquirir o pacote com antecedência.

Visite o post que fizemos sobre o Natal Luz, lá você poderá ter mais ideia dos espetáculos que Gramado nessa época oferece.  Segue:  http://afinalturismo.blogspot.com.br/2011/10/natal-luzuma-grande-e-boa-surpresa.html

Agora, tão clássico como o Natal Luz de Gramado, temos o festival de cinema, e também, o festival de Turismo de Gramado, que vai para sua 27° edição agora em 2015, já escolheu o tema central que será “De olho no mercado – Superando crises e desenvolvendo novos modelos de negócios”. Além disso, essa 27° edição recebera caravanas formadas por cerca de 80 profissionais provenientes de diversos países da América do Sul, sem falar nas 40 companhias aéreas confirmadas, um recorde para o evento. Uma novidade para este ano é o salão de destinos gastronômicos, que vai reunir a culinária nacional e internacional em um destino já bem consagrado gastronomicamente.

Uma ótima semana a todos,
Até a próxima.
Beijos, Afinal Turismo.


Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Outubro/2015 –2° quinzena – Ano XII – N° 282 – Triagem: 16.600 exemplares. Reportagem de Pedro Menezes. Imagens retiradas: www.viagem.uol.com.br; www.brasilvip.net; www.passaportedigital.com; www.gramadocouros.com.br; www.tcheofertas.com.br; www.gramadoecanela.com.br; www.daminhajanela.com.br; www.tripadvisor.com.br; www.serragaucha.com.br; www.mapadomundo.org; www.decolar.com

Nenhum comentário: