segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CANCUN E RIVIERA MAYA: MUITO ALÉM DO SOL E PRAIA

Por Helena Ruano


É sempre bom relembrarmos alguns destinos e falar um pouco sobre sua historia, o que se tem para fazer de diferente daquilo que todos já conhecem. 
E o post de hoje será nada mais que Cancún e Riviera Maya, vocês poderão achar outros vários posts aqui no nosso blog mesmo e se deliciar com cada dica.

Destino muito apreciado pelos brasileiros, principalmente por seus resorts all inclusive, praias paradisíacas do típico azul esverdeado do Caribe, e festas memoráveis, Cancun, um dos principais balneários do México, e seus arredores merecem uma visita completa e detalhada. Explorar a região, localizada em Quintana Roo, é uma descoberta de culturas e tradições Mayas, que ao contrario do que se imagina, não foram dizimadas, mas continuam vivas e pulsantes até os dias atuais.

Entretanto, grande parte das atrações, históricas e os mais belos cenários naturais ficam a poucos minutos de Cancun, na região da Riviera Maya, nome dado à costa da Península de Yucatán, que se estende desde Punta Alen até Puerto Morelos, incluindo a Isla de Cozumel.

A região abriga a Zona Arqueológica de Tulum, única cidade Maya construída com vista para o mar. O sítio arqueológico teve, em seus tempos áureos, mais de 10 mil habitantes. Hoje, o local é formado por ruinas que representam as casas, os centros de reuniões, templo e até mesmo como eram executados os funerais e os rituais religiosos.
Tulum é o terceiro sítio arqueológico do México mais visitado, atrás de Teotihuacan e Chichén Itzá. 

O local era chamado pelos Mayas de Zamá. Que significa cidade da aurora. Hoje, seu nome corresponde à palavra de origem Maya para barreira ou parede, exemplificado por sua espessa muralha protetora que se estende pelos seis quilômetros do destino.

Uma curiosidade é que o local foi abandonado pelos próprios Mayas antes da chegada dos espanhóis ao país. Até os dias atuais, o motivo é desconhecido. Acredita-se que seja por algum fenômeno natural. Uma vez deserta, a cidade ficou sem ser descoberta por muitos anos. Como os europeus não encontraram artigos valiosos, a cidade se manteve quase intacta. 

Na linha dos cenários naturais esplendidos do México, a Riviera Maya esconde alguns dos Cenotes mais belos e interessantes da Península de Yucatán. Cenotes são crateras formadas por erosão da pedra calcária que são preenchidas por rios subterrâneos, uma espécie de gruta a céu aberto. De águas doces e cristalinas, existem entre 06 e 07 mil deles mapeados, que podem chegar a mais de 30 metros de profundidade.

Na grande maioria, é possível nadar e se deslumbrar com o reflexo da agua azul e verde nas paredes de terra e pedra. Snorkel, mergulho, caiaque, tirolesa, rapel e outros esportes aquáticos também são oferecidos nos cenotes com maior infraestrutura. Um exemplo é o tour Xenotes, oferecido pela Xcaret Experience, que leva os turistas a quatro diferentes cenotes recheados de atrações radicais. O passeio também inclui transfer e alimentação. 

Além dos Xenotes, outras experiências oferecidas pelo grupo são o parque natural de Xcaret, destaque para o show de representação étnicas e culturais que apresenta as danças e tradições mexicanas, nado com golfinhos, tubarões e arraias, e a replica do cemitério mexicano que abriga 365 diferentes túmulos coloridos e de formatos inusitados com epitáfios engraçados e leves, ao melhor estilo mexicano de compreender a morte.

Outras experiências oferecidas são os parques Xal-há e Xplor, e os tours Xichen, Xplor Fuego e Xaximilco. Este ano, o grupo vai abrir um novo parque. O Xenses será um circuito que trabalhara todos os sentidos sensoriais.

Um dos principais motivadores de viagens para os brasileiros são as compras, e o que não falta no México é uma lojinha para comprar. Embora Cancun seja muito conhecida por seus diversos shoppings, como o Kukulcán Plaza e o La Isla Shopping, e pelo Mercado 28, que soma diversas opções de artesanato, Playa Del Carmen, na Riviera Maya, vem se destacando no segmento.

A cidade era uma antiga vila de pescadores, e hoje conta com hotéis boutique, mercados e artesanatos e lojas de grifes internacionais, como Forever 21, Tommy Hilfiger, Zara, La coste, Diesel, Armani e outras. As principais lojas ficam na Quinta Avenida, que ganha os visitantes por seu charme formado por pequenos prédios coloridos que abrigam cafés, restaurantes e lojinhas de souvenirs.

Para sair fica a gosto do freguês. Em busca de barzinhos e uma vida noturna mais tranquila, aventure-se pela Avenida 12 em Playa del Carmen. Aproveite para degustar um pouco da comida típica como tortilhas e totopos recheados de guacamole.

Para curtir as baladas épicas que o destino promete, não deixe de conhecer a Coco Bongo, eleita uma das melhores de todo o México. O diferencial da boate, que tem filiais em Cancun e Playa del Carmen, é que durante a festa acontecem performances covers de famosos, como Michael Jackson e releituras de filmes, além de acrobacias aéreas. E o melhor: o bar é liberado e a playlist deixa qualquer um animado.

A 18 km de Cancun, Isla Mujeres, o acesso se dá por uma balsa e pouco mais de meia hora. Na ilha, praias de areias brancas e fofas, banhadas por um mar translucido que por quilômetros cria formas nas mais diferentes tonalidades de azul e verde convidam a descansar e desfrutar de uma agua de coco gelada. Na orla, bangalôs, camas e cadeiras de praia podem ser alugados para tornar a experiência ainda mais incrível.


Até a próxima, uma ótima semana a todos,
Beijos Afinal Turismo.


Nenhum comentário: