sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

TODA MAGIA DO REFÚGIO CAIMAN. ESTÁ NO NOSSO TOP 10 DESTINO BRASIL

Por Bia Parra


É fato... nosso olhar mudou de direção!!
É fato ... o gringo sempre viu nossas belezas antes mesmos que pudéssemos valoriza-las.
É fato ... nós não conhecemos o nosso Brasil, mas isso nós da Afinal vamos ajudar a mudar agora!!!

Entre os nossos destinos preferidos está o Refugio Caiman, um lugar mágico e envolvente que nos remete ao verdadeiro equilíbrio entre o homem e a natureza.

Localizado em uma fazenda de 53 mil hectares na pequena cidade de Miranda, no Pantanal do Mato Grosso do Sul a 236 km de Campo Grande. Para quem prefere, há pista de pouso para aviões particulares.

Neste cenário cinematográfico, o Refúgio Ecológico Caiman desenvolve três importantes atividades:


POUSADA CAIMAN
A Pousada foi criada em 1985, como a primeira operação de ecoturismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Seu objetivo principal é oferecer aos viajantes uma base para a integração com a natureza e a cultura pantaneira sem abrir mão do conforto que tanto gostamos e da excelência na gastronomia local.

São duas deliciosas pousadas – a Cordilheira e a Baiazinha – com operações totalmente independentes e separadas por 22 km de distância.

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Essa operação é de fato a minha predileta!!!
O Refúgio desenvolve um programa incrível de Conservação da Natureza, reconhecido nacional e internacionalmente, que consiste na manutenção de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural em uma área de 5,6 mil hectares além de oferecer apoio a diversos projetos de pesquisa e manejo de espécies, desenvolvidos em toda a área da fazenda.

O bacana é o conceito fortemente arraigado no projeto de conservação da natureza incorporado à operação da pousada, que desenvolve projetos como o Caiman Recicla, de coleta e separação do lixo reciclável em toda a propriedade, e atividades de educação ambiental para os funcionários além de assistência médica e odontológica, tudo muito especial.

ESTÂNCIA CAIMAN

A Miranda Estância é uma tradicional fazenda de criação de gado fundada em 1910 por investidores ingleses e originou a atual Estância Caiman.

Atualmente conta com cerca de 35 mil cabeças de gado em campos de pastagem naturais, O bacana é que podemos visitar e acompanhar o manejo bem de pertinho. Eu que vivi na fazenda da minha família como muitos de vocês já sabem, pra mim é sempre um resgate de sensações e sentimentos que alimentam minha alma.

Há de se entender que podemos ter uma experiência de ecoturismo com muito conforto e isso aqui no Refugio é algo levado muito a sério.

A Pousada Cordilheira tem esse nome por estar ao lado de uma mata de cordilheira e permite observar a fauna durante todo o dia. Do outro uma vazante, seca ou alagada conforme a estação o que permite a nós viajantes observar o maravilhoso ciclo das águas.

Foi recentemente reformada e conta com cinco suítes duplas, decoradas ao estilo contemporâneo. Todas possuem quarto e sala de estar em ambientes separados, banheiro, lavabo e varanda, e podem acomodar até duas pessoas. Os lençóis e toalhas são de puro algodão e os travesseiros são de plumas, verdadeiros bálsamos após longos passeios em meio à natureza pantaneira.

Já a Pousada Baiazinha é uma casa em forma de pássaro, que se localiza as margens de uma baía permanente de águas claras. São seis apartamentos standard superior nas asas do pássaro. Suas varandas, com vista para a baía e o poente, são um irresistível refúgio para assistir ao pôr do sol pantaneiro.Sua decoração nos remete às fazendas tradicionais com seus apartamentos acolhedores e cheios de mimo e conforto como gostamos.

O corpo do pássaro abriga a área social da pousada, que inclui sala de jantar com 12 lugares e uma ampla e aconchegante sala de estar com TV, DVD e telefone central. Na área externa, um deck abriga a piscina, espreguiçadeiras e um agradável redário, emoldurados pela baía e a vasta paisagem do Pantanal... tudo super gostoso!!

Acho o Pantanal incrível para grupo de amigos, namorados mas principalmente para família, isso porque acredito que não haja investimento melhor do que viagem de conhecimento e descobertas em família. Os nossos filhos ficam absolutamente encantados e motivados quando percebem que estamos aprendendo junto com eles, é um momento mágico que faz todo sentido para todos nós.

Neste sentido o Refugio faz toda diferença com seus inúmeros programas de conhecimento e exploração sob a batuta da alta expertise dos Caimaners, guias naturalistas especializados na fauna e na flora do Pantanal, graduados e bilíngues em português e inglês. Além deles, todos os passeios contam com a sabedoria dos Guias de Campo, nativos e moradores da região, que conhecem profundamente a natureza e a cultura locais.

A programação é intensa e altamente especializada. Cada pousada oferece diariamente uma nova programação de atividades, com dois passeios diurnos e uma atividade noturna.
ATIVIDADES REGULARES: Safári Fotográfico, Caminhadas em trilhas nas matas, Passeio de canoa canadense, Jeep Safari em veículo 4×4, Focagem noturna.

ATIVIDADES OPCIONAIS*: Observação de aves, Passeios de bicicleta
* As atividades opcionais requerem agendamento prévio.

ATIVIDADES ESPECIAIS DE ALTA TEMPORADA (De meados de Junho a meados de Setembro):
Workshop de Astronomia: À volta de uma fogueira e sob o céu estrelado, um guia especialista apresentará aos visitantes os planetas e constelações, munidos de potentes lunetas que permitem observar até os anéis de Saturno.
Programa Onçafari: Durante toda a alta temporada, os hóspedes terão a oportunidade de conhecer melhor o Projeto Onçafari.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A programação de atividades está sujeita a alterações sem aviso prévio, especialmente devido a mudanças climáticas e à logística de operação da fazenda.

DICA DE SUCESSO DOS CAIMANERS: “Não se esqueça de trazer seu binóculo”. Ele é fundamental para a observação dos detalhes, cores e movimentos da fauna.
“O Refúgio Ecológico Caiman possui binóculos que podem ser alugados.”
“Ao visitarem o Pantanal, lembrem-se de trazer roupas de frio, especialmente nos meses de Junho, Julho e Agosto. As temperaturas caem drasticamente e o vento nos veículos durante os safáris intensificam o frio”.

Sensacional não é mesmo?!
Destino mais que especial para umas férias inesquecíveis!
Mais informações: biaparra@afinaltur.com.br


Um beijo e ótimo final de semana, Bia.

Nenhum comentário: