quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O MAIS BRASILEIRO DOS PRATOS... A FEIJOADA!!!

Por Bia Parra



Disparado é o prato que mais amo!

Adoro feijoada!!! Amo a origem, adoro os acompanhamentos, o tempero, o sabor e principalmente o clima.... já perceberam como é diferente o clima de restôs que servem a nossa feijoada?


Como um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, a feijoada tem origem nos costumes dos escravos africanos. O prato é uma mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes deliciosos que fazem até príncipes babarem (lembram no Henry há poucos dias aqui no Rio?!).

Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam tais partes aos seus escravos. Como a alimentação deles era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada, bendita sejam as mãos deste povo maravilhoso!!!


Assim resolvi dar uma lista dos restôs que mais gosto em São Paulo para uma deliciosa feijuca... Elaine querida, a sua ainda é a melhor( nosso fada que trabalha em casa!!), mas o blog precisa ser um pouco mais abrangente...



■ Bolinha: Acho que é a mais tradicional em minha jornada!!! Sabor de infância.. e endereço certo para quem quer provar feijoada em qualquer dia da semana com jeitão de banquete com tudo que tem direito mandioca frita torresmo e linguiça.
Avenida Cidade Jardim, 53, Jd Europa.
11 3061-5386



■ Baby Beef Rubaiyat: Apesar de ser uma churrascaria a feijoada é divina e super badalada!!! Oferecida as quartas e aos sábados em sistema de bufê... preparem-se para um show gastronômico.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2954 - Jardim Paulista.
(11) 3165 8888    

■ Feijoada da Bia: Juro que não é a minha!!! Mas recomendo por ser uma delicia de lugar, super hospitaleiro, todo decorado com chita. Para receber os visitantes, a banqueteira Bia Braga deixa sempre uma garrafa de cachaça para degustação. Não percam o torresmo... servida de terça a sexta e no sábado há um grupo de chorinho que encanta a todos.
Rua Lopes Chaves, 105 - Barra Funda.
(11) 3663 0433    


■ Feijoada da Lana: Climão gostoso, lugar arejado, e feijuca delicia... o restô da jornalista Lana Nowikow é show!!! Foco nas batidas, caipirinhas e cachaças..imperdível...
Rua Aspicuelta, 421 - Vila Madalena
11 3814-9191



Prá quem não for viajar no feriado, fica a dica, se joguem numa bela feijuca!!

A minha já está no fogão de lenha lá em casa, desfrute total!!!!


Um beijo e até amanhã

terça-feira, 30 de outubro de 2012

HOTEL EL PALAUET

Por Helena Ruano


Criativa e moderna a edição 113 do Passeig de Gràcia é o mais emblemático da cidade de Barcelona, construída em 1906 por Pere Flaqués, mais um dos artistas que viram uma maneira diferente e artesanal de fazer arte proporcionando novas visões sobre o mundo e a sociedade, transformando Barcelona em uma cidade modernista em todos os sentidos.

O El Palauet (pequeno palácio, em catalão) já está em funcionamento, as suas suítes mantem dois quartos e dois banheiros cada uma, para acomodar até quatro pessoas, fazendo dele um hotel familiar, apartamentos com cerca de 150 m², com cozinha equipada, sala de estar e de jantar, com sistemas touch screen de iluminação, som e fechamento de cortinas.


As suítes chamadas Suítes Gràcia tem pequenas varandas voltadas para os do mesmo nome, já a Suite Tibidabo tem vista para o Monastério de Pompéia.

Todos muito bem decorados, assim como o próprio hotel com tetos e lindas portas em madeira talhada artesanalmente, escadarias e elevador, todos muito bem restaurados meticulosamente.

Ele tem essa mistura com o contemporâneo inclusive nas peças de design de artistas premiados que o hotel abriga.

Seus serviços são impecáveis e pessoais, onde cada suíte tem direito a um assistente pessoal que atua como um “faz tudo de luxo” para os hospedes, há também a possibilidade de contratar um chef para cozinhar durante a sua estadia.

Recomendam também dicas e sugestões de programas culturais, restaurantes, clubs pela cidade e muito mais.






Uma inovação que oferece uma forma diferenciada de hospedagem, tratamento entre outros, que trás um universo de luxo e contemporâneo para aqueles querem viver alguns dias de luxo em um das seis suítes do hotel.

Até logo,
Um Beijo.

Afinal Turismo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O CAMINHO DA ROÇA... MAS COM MUITO ESTILO!!!

Por Bia Parra




Hoje quero falar de um lugar paradisíaco aqui bem próximo a São Paulo...a  Fazenda Catuçaba.

A propriedade de 450 hectares está encravada numa região montanhosa e cortada por rios e lagos, foi uma antiga fazenda de café do período colonial que passou a abrigar um maravilhoso hotel  com apenas sete quartos e três suítes divididos em três charmosas vilas com vistas para o vale e encostas arborizadas. 

A simplicidade elegante, rústica e caipira, típica desta região paulista e de seus moradores foram a combinações perfeita para que se traduzissem numa experiência deliciosa em ficar na fazenda.

Nos quartos, não há telefone, televisão ou internet, exatamente para ser um momento de resgate com a paz que só a natureza exuberante é capaz de oferecer. 

O momentos das refeições são reverenciados como rituais de verdadeiros Reis. Da cachaça ao café, do leite às verduras, tudo é produzido na fazenda sem agrotóxicos.


Os produtos e todas as atividades ajudam formar a ideia de simplicidade e bem estar na busca de qualidade de vida, até para dar toda a energia necessária para se aventurar nas várias atividades diárias relacionadas com o dia a dia local, tanto da propriedade quanto da região.



As cavalgadas dentro da propriedade ou avançando pelo Parque Estadual da Serra do Mar, dão uma visão das belezas de uma das áreas mais bem preservadas de Mata Atlântica do país. Conhecer os rios que cortam a região em canoas ou botes infláveis pode ser também uma opção e é claro visitas a bela cidade de São Luiz do Paraitinga, cheia de esportes e manifestações culturais, herança de sua colonização em  1.769 são obrigatórias.

Acho uma grande opção para dar aquela fugidinha, seja de São Paulo, Rio ou de qualquer outro lufar que nos sufoca com o excesso de urbanismo.

Vejam o videozinto delicioso e se inspirem:





De fato é maravilhoso!!!

Um beijo e ótima semana!!!

*Inspiração: www.catucaba.com


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JORDANIA, SALAM ALEIKUM!!!!

Por Bia Parra



Não importa o que digam, visitar a Jordânia é algo muito especial...

E um País cheio de opções e contrastes. São paisagens idílicas, costumes exóticos e gente maravilhosa.
A Jordânia fica no Oriente Médio e faz fronteiras com a Síria, Iraque, Arábia Saudita e ao Golfo de Aqaba ( Fronteira marítima com o Egito), Israel e com o território palestino da Cisjordânia.

Uma breve relato da historia pode ajudar: Após a Primeira Guerra Mundial o Reino Unido recebeu um mandato para governar boa parte do Oriente Médio. Em 1920 A Grã-Bretanha criou a região autônoma da Transjordânia que alcançou sua independência em 1946, e passou a ser chamar Jordânia em 1950.

O país foi governado pelo rei Hussein (1953-99), um homem poderoso e intenso. Apesar de várias guerras e tentativas de golpe, 1989 ele reinstituído nas eleições parlamentares e a progressiva liberalização política, fizeram com que ele assinasse em 1994 o tratado de paz com Israel. Em 1999 o Rei Abdala II, o filho do rei Hussein, assumiu o trono após a morte de seu pai em fevereiro de 1999. Desde então, ele tem consolidado seu poder e realizado um agressivo programa de reforma econômica. A Jordânia aderiu à Organização Mundial do Comércio, em 2000, e começou a participar da Associação Européia de Livre Comércio em 2001.

A grande maioria dos Jordanianos é formada de árabes,circassianos e armênios. Sendo em sua grande maioria muçulmanos e cristãos.

De verdade uma joia do oriente que viu no turismo a solução para a falta de petróleo existente no país.

Saímos no lucro senão pois podemos desfrutar de um país recheado de ótimos resorts de luxo, maravilhosos serviços e principalmente uma excelente gastronomia.

Sua capital, Amã e vibrante com mais de 2 milhões de habitantes, e ponto de partida para a aventura de conhecer região tão única.

As fachadas de cor bege que caracterizam as construções recobertas de arenito determinam os pontos imperdíveis como a Mesquita Rei Abdullah I, a Cidadela, onde seria o povoado bíblico de Rabbath Ammon, e o Museu de Arqueologia.

O souk (mercado) no centro de Amã mistura moradores, que fazem lá suas compras, e turistas em busca de artigos com cores e sabores locais: doces, tecidos e keffiehs, os lenços quadriculados em vermelho e branco que os homens usam na cabeça, símbolos da Jordânia. Eu adoro um mercado...acho sensacional esta bagunça organizada...tem que ir.

Uma visita ao Mar Morto também e necessária, afinal a experiência é muito diferente!!! O Mar na verdade e um imenso lago de água salgada formado pelo Rio Jordão, aquele mesmo em que Jesus Cristo foi batizado.  Suas águas são muito calmas e não há ondas, mas a concentração de sal é dez vezes superior à dos demais oceanos o que torna impossível qualquer forma de vida ali e daí o seu nome: Mar Morto.

Por esta concentração de sal ser muito grande boiamos com facilidade o que é muito divertido, de verdade não afundamos de jeito nenhum, mas também se tiver com qualquer cortezinho na perna...ai ai ai, você vai gritar!!! Aproveite também para se embrenhar na lama do Mar Morto, os poderes medicinais já foram descobertos pela Dior, Chanel entre outros grandes lables...beleza pura e natural. Por sinal, os SPAs locais são um divertimento a parte, must go total. Dentro de hotéis que adoramos os tratamentos são primorosos. Depois de ter o corpo relaxado, fazer uma refeição leve e assistir ao pôr do sol  do Mar Morto...inacreditável!!

Na região de Ma'In a uma hora de Amâ tem um dos hotéis mais incríveis da região, o Evan Ma'In com águas termais e uma cachoeira de água quente...divino!!! O spa com a assinatura Six Senses, faz a alegria da turma do desfrute (eu!!!!). 

Como se não bastasse toda a estrutura do hotel o lugar tem uma herança histórica incrível. Ficam ali as ruínas do Palácio de Macharaerus onde Salomé teria dançado para o rei Herodes e pedido a cabeça de João Batista.

Se jogar no silencio do deserto de Wadi Rum também é um momento obrigatório. Nomeado recentemente Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a experiência exige que deixemos a mordomia de lado para vivenciar uma experiência beduína em tendas, é incrível e genuíno. Durante o dia o passeio de 4x4 ou balão é uma ótima pedida, mas é no final da tarde que o deserto se revela fascinante com um lindo passeio de camelos rumo ao pôr do sol e suas cores realçando os contornos das montanhas formando um espetáculo único. Imperdível o churrasco típico do jantar...depois uma ótima noite de sono nos prepara para um novo dia.

Renovados a idéia e chegar em Petra, uma das sete maravilhas do mundo moderno. O passeio Petra by Night é necessário!! Seus caminhos guiados por velas e um céu estrelado percorrendo os desfiladeiros de mais ou menos 2 km até o templo de 43 m de altura é um para o presente final da noite..absolutamente inimaginável!!

Em Petra ainda é possível aprender a culinária local com o grupo Petra Kitchen e voltar prontos para oferecer um banquete aos amigos enquanto contam as aventuras deste destino único.

Mas o que consideramos imprescindível é ter o acompanhamento de um bom guia que nos insira na arte, cultura e religião local. A imersão é obrigatória, nos faz desfrutar com nossa alma as riquezas  da maravilhosa Jordânia.

Um beijo e ótimo final de semana.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Iberostar Grand Amazon - Uma maneira diferente de curtir a Amazônia






Por Tatiana Sanches


Quando pensamos em navegar pela Amazônia ainda pensamos nos barcos desconfortáveis, velhos e pequenos correto?

Estamos errados!!! Atualmente as aventuras pela selva podem ser realizadas em barcos  de luxo como o Iberostar Grand Amazon e com mordomias que nada deixam a desejar para um grande navio de luxo.
Existem dois itinerários: Um com duração de 3 noites (sexta a segunda) pelo Rio Solimões e outro de 4 noites (segunda a sexta) pelo Rio Negro. Para os que se animarem é possivem efetuar os dois roteiros somando 7 dias de passeio pelos dois Rios.





A embarcação tem 2,2 mil toneladas, possui 73 luxuosas cabines de 23 metros quadrados e duas suítes de 50 metros quadrados, distribuídas em 3 deques. Todas as cabines são externas e possuem varandas.  Possui ainda 2 restaurantes, 2 bares, 2 piscinas (adulto e infantil) e uma pequena academia.






Todos os passeios que se pode fazer em um roteiro de selva, porém estando hospedado em um cruzeiro luxuoso e exclusivo uma vez que comporta no máximo 150 pessoas.  Estamos falando de pescaria de piranhas, focagem noturna de jacarés, trilhas, visita à casa de família local, encontro das águas dos rios Negro e Solimões, visita a um lago cheio de vitórias-régias entre outras opções muito bacanas. O nascer do sol é um espetáculo bem como o por do sol e existem também passeios para apreciar o mesmo em embarcações menores e no meio do Rio.





Recomenda-se levar chapéus e ou bonés, pois o sol é muito intenso, assim como óculos escuros, protetor solar, calçados confortáveis para os passeios, calças para os homens pois no jantar é solicitado, repelente e recomenda-se por prevenção a vacina contra febre amarela.



Esse cruzeiro é sem duvida a maneira mais confortável de viver algumas experiências na Amazônia. Recomendamos chegar pelo menos 2 dias antes em Manaus para terem tempo de conhecer algumas atrações locais: o Palácio da Justiça, o Teatro Amazonas, Galeria Amazônica (artesanatos locais) entre outras opções de passeio muito interessantes.




Dica valiosa de passeio para os aventureiros que querem conhecer um pedaço da Amazônia, porém com conforto e estrutura.

Divirtam-se a até a próxima!!!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

NOVIDADE DE RESTÔS ESTRELADOS EM NYC...IMPERDÍVEL!!!


Por Bia Parra


Pessoal, esta é quente!!

O Guia Michelin acaba de conceder a 52 restôs bacanérrimos em NYC suas concorridas estrelas, principal prêmio internacional de gastronomia, no qual três estrelas são concedidas a apenas os melhores restaurantes, oficialmente classificados no Guia Michelin como “excepcional cozinha, vale a pena uma viagem especial.” Duas estrelas e seu restaurante é descrito como “cozinha excelente, vale a pena um desvio.” Uma estrela simplesmente diz “muito boa cozinha em sua categoria.”


A gente aqui da Afinal está louca para conferir... para quem já está de malas prontas, aproveitem...

Parabéns a todos ... e não percam Guia Michelin de Nova York de 2013!!!!


15 East Restaurant
Union Square | Sushi
One Star

A Voce Columbus
Midtown West | Italian
One Star

A Voce Madison
Gramercy / Flatiron | Italian
One Star



Adour Alain Ducasse at The St. Regis New York 
Midtown East | French
One Star



Ai Fiori
Midtown West | Contemporary European
One Star

Aldea
Gramercy / Flatiron | Mediterranean
One Star

Annisa
West Village | American
One Star

Aquavit
Midtown East | Scandinavian
One Star


Atera
TriBeCa - Downtown | Contemporary American
Two Stars




Aureole
Theater District / Times Square | American
One Star

Blue Hill
West Village | American
One Star

Bouley
TriBeCa - Downtown | French
One Star

Brushstroke
TriBeCa - Downtown | Japanese
One Star

Café Boulud
Upper East Side | French
One Star

Casa Mono
Union Square | Spanish
One Star



Corton
TriBeCa - Downtown | Contemporary French
Two Stars



Daniel
Upper East Side | French
Three Stars

Danny Brown Wine Bar
Forest Hills | Contemporary European
One Star

Del Posto
Meatpacking District | Italian
One Star

Dovetail
Upper West Side | American
One Star

Dressler
Williamsburg | Contemporary American
One Star




Eleven Madison Park
Gramercy / Flatiron | American
Three Stars



Gilt
Midtown East | Contemporary American
Two Stars

Gordon Ramsay at the London
Midtown West | Contemporary French
Two Stars

Gotham Bar and Grill
Union Square | Contemporary American
One Star

Gramercy Tavern
Gramercy / Flatiron | American
One Star

Hakkasan New York
Midtown West | Chinese
One Star



Jean Georges
Midtown West | French
Three Stars




JUNGSIK
TriBeCa - Downtown | Korean
One Star

Junoon Restaurant
Gramercy / Flatiron | Indian
One Star

Kajitsu
East Village | Japanese
One Star

Le Bernardin
Theater District / Times Square | French
Three Stars



Marea
Midtown West | Italian
Two Stars



Minetta Tavern
West Village | French
One Star

The Modern - Dining Room
Midtown West | French
One Star

The NoMad
Chelsea | Contemporary American
One Star

Oceana
Midtown West | Seafood
One Star



Per Se
Columbus Circle | American
Three Stars



PUBLIC
NoLita | International
One Star

River Cafe
DUMBO / Vinegar Hill | American
One Star

Rosanjin
TriBeCa - Downtown | Japanese
One Star

Rouge Tomate
Midtown East | Contemporary American
One Star

Saul Restaurant
Boerum Hill | Contemporary American
One Star



Seasonal Restaurant and Weinbar
Midtown West | Austrian
One Star




Soto
West Village | Japanese
Two Stars

Sushi of Gari
Upper East Side | Japanese
One Star

Tamarind - Tribeca
TriBeCa - Downtown | Indian
One Star

Torrisi Italian Specialties – Lunch
NoLita | Italian
One Star

Tulsi
Midtown East | Indian
One Star

Wallsé
West Village | Austrian
One Star



wd-50
Lower East Side | American
One Star




Yakitori Tori Shin
Upper East Side | Japanese
One Star

Sugiro que as reservas sejam previamente feitas, para tanto, adoro o site www.opentable.com
Um beijo e até amanhã.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

SÃO ROQUE

Por Helena Ruano



São Roque foi fundado em 16 de Agosto de 1657 pelo capitão paulista Pedro Vaz de Barros, recebeu esse nome pela devoção de seu fundador por este santo.
Foram então criadas famílias as margens dos ribeirões Carambeí e Araçaí começando assim a cultivar o trigo e a uva, mas tarde imigrantes italianos e portugueses transformaram São Roque na famosa “Terra do Vinho”.
Em 1681 foi construído a Casa Grande e a Capela de Santo Antônio, que logo serviu como parada e pousada dos Bandeirantes que desciam o Rio Tietê em busca de ouro e esmeraldas.
Já em 1864 foi dada como município, e em 1990 transformada em Estância Turística devido ao seu grande potencial no cenário histórico e cultural.




Ele dispõe de ótimos restaurantes, vinícolas, hotelaria, paisagens belíssimas e um ótimo clima serrano.
Fica apena a 60 km de São Paulo, e oferece varias opções de lazer e muita tranquilidade.



Esses são alguns dos destinos turísticos de São Roque

Brasital

Foi construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell’Acqua, para abrigar uma das primeiras industrias têxteis do Brasil, é um local de prédios históricos mais importantes da região.
É um dos patrimônios mais importantes de São Roque, pois influenciou a cultura e a economia do município.
Tem esse nome por causa de uma fusão das palavras Brasil e Itália.

A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto.
Com o tempo as atividades da indústria foram diminuindo e em 1970 foi fechada definitivamente. No fim dos anos 80 passou a ser um patrimônio publico de São Roque e começou a ser chamado de Centro Educacional e Cultural Brasital.
Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música e dois salões onde são realizados eventos. 

Museu de Artes Darcy Penteado

Foi inaugurado em dezembro de 2007, o primeiro museu de artes dedicado às artes da região e que homenageia o artista plástico são-roquense Darcy Penteado.
Eles pretendem fazer do local um espaço totalmente interativo com o desenvolvimento de workshops, palestrar, recitais e musicais.


Informações Úteis

Onde fica: Brasital, Av. Aracaí, 280 – Vila Aguiar.
Quanto custa: Visita gratuita.
Quando visitar:
Terça a sábado das 09h30 as 17h00
Domingos e feriados das 10h00 as 15h00

Igreja Matriz

Foi construída no século XVII pelo povoado de Pedro Vaz. Passou por reformas, e em 1872 foi feito a reforma geral, dando a ela uma fachada nas linhas arquitetônica do estilo colonial barroco. Transformada em uma das mais belas igrejas de São Paulo, suas paredes retratam a vida e morte do Padroeiro.

As imagens que adornam a Igreja são todas de procedência estrangeiras e de grande valor.

Informações Úteis

Onde fica:  Praça da Matriz.
Quanto custa: Visita gratuita.
Quando visitar: Diariamente das 06h30 às 18h00.
Serviços disponíveis: Loja de Souvenir.





Trilha Ecológica

Além das construções históricas, a Brasital também possui uma porção de mata com cerca de 30 mil metros quadrados. O local possui uma trilha ecológica chamada de Caminho das Águas.



Informações Úteis

Onde fica:  Av. Aracaí, 280 - Vila Aguiar.
Quanto custa: Visita gratuita.
Quando visitar: Diariamente das 09h30 às 16h00.
Recomendações: É proibida a entrada de veículos no pátio central.

Estação Ferroviária

A estrada de ferro representa um marco importante na historia de São Roque, pois foi um iniciar da fase desenvolvimentista para a região.
A primeira estação ferroviária começou a ser construída em 1874.
A segunda e principal estação ferroviária foi construída em 1930.
Maior e mais moderna, a nova estação trazia uma novidade: a agência de telégrafos.
No final dos anos 90 o prédio foi reformado e passou a funcionar como sede da Guarda Municipal.

Informações Úteis

Onde fica: Rua Eng. Gaspar Ricardo - Bairro da Estação
Quanto custa: Visita gratuita
Quando visitar: Diariamente

E ainda temos locais como: o Sítio Santo Antônio, Recanto da Cascata e o Morro do Saboó.

Até a próxima,
Um Beijo
Afinal Turismo.