quinta-feira, 7 de março de 2013

BODRUM, O BALNEÁRIO MAIS BACANA DA TURQUIA.


Por Bia Parra



A temporada de verão daqui a pouco está chegando na Europa e o pessoal já está se movimentando para garantir o sol nos balneários mais badalados.

Sem dúvida Bodrum está entre estes destinos.

Bodrum é um porto turco na província de Muğla. Está situado na península de Bodrum, perto da entrada noroeste do golfo de Gökova, em frente da ilha grega de Cós. O lugar é lindo e mega badalado com uma vida noturna animada e cheia de gente bonita, lojas e restaurantes porem, ao mesmo tempo mantém o seu patrimônio cultural e histórico.

Por falar nisso, um pouquinho de história é sempre bom, né?! Embora tenha sido o local de nascimento do escritor e historiador Heródoto (484 - 420 a.C.), e, já no século I, o também historiador Dionísio de Halicarnasso, a maior glória da cidade foi durante o domínio do Sátrapa Mausolo, que reinou em nome dos persas desde 377 a 353 a.C.. Ao morrer em 353 a.C., a sua mulher Artemísia II de Caria, contratou os arquitetos gregos (Sátiros e Píteos) e os melhores escultores da época para construir um túmulo para o seu defunto marido. Foi este túmulo uma das Sete Maravilhas do Mundo, sendo a origem da palavra "mausoléu".

Depois das invasões de Alexandre, o Grande, dos bárbaros e dos árabes, e de um sismo em 1404, os Cavaleiros de São João demoliram no século XIV o túmulo utilizando os restos para a construção do Castelo de São Pedro de Halicarnasso, entrando a cidade num período obscuro. O castelo e o povoado ficaram conhecidos como Petronium até que em 1522 foi conquistado por Solimão, o Magnífico para o Império Otomano.

A moderna cidade foi construída sobre as ruínas da antiga Halicarnasso convertendo-se no destino turístico mais cool da Turquia, atraindo poetas, músicos e outros artistas.

De verdade as praias em Bodrum não são as melhores, pelo contrario são cheias de pedras, porém o que agrada mesmo é a energia do balneário seja de dia ou de noite!!! Vários restaurantes e bares montam uma estrutura incrível pra se jogar ao sol no melhor som e lotado de gente bacana.

Legal também é pegar um barco e desfrutar daquele marzão incrível, seja em tours de empresas de turismo, seja fazer um esquema mais hard e locar um barco privativo... a alegria será garantida

A rede hoteleira é bem farta e gosto em particular de ficar de carro para poder sair e conhecer vários pontos diferentes.

Pensem em Bodrum... será um verão inesquecível!!!
Um beijo e até amanhã.

Nenhum comentário: