segunda-feira, 16 de junho de 2014

AFINAL NA COPA DO MUNDO – PARTE 12

Por Helena Ruano


Demos largada e o Brasil saiu na frente, primeiro jogo no dia 12/06 Brasil X Croácia – placar 03 X 01 para nós!!

Hoje vamos falar da ultima cidade sede aqui no Brasil, a cidade maravilhosa o Rio de Janeiro, a cidade do Pão de Açúcar, do Corcovado, da baía de Guanabara, dos calçadões de Copacabana, Ipanema e Leblon.

 Vai ser o cenário final da Copa em um de seus cartões-postais, o estágio do Maracanã. Irá ter alguns jogos, são eles: quatro na primeira fase, ARGENTINA X BOSNIA e HERZEGOVINA no dia 15; ESPANHA X CHILE no dia 18; BÉLGICA X RUSSIA no dia 22 e EQUADOR X FRANÇA no dia 25 de junho. Nas oitavas (28 de junho) e um nas quartas (04 de julho) e a final (13 de julho).

O Rio tem dois aeroportos, o Santos Dumont na região central e o Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), na ilha do Governador, a 20 quilômetros do Centro. Ônibus interestaduais chegam ao Terminal Rodoviário Novo Rio, de carro as principais vias de acesso são a BR-101 (PARA QUEM CHEGA DO Nordeste) a BR-040 (de Belo Horizonte) e a BR-116 (Via Dutra, para quem vem de São Paulo).

Lá a Avenida Brasil e a Linha Vermelha são parte do trajeto de quem chega pela Dutra ou pela BR-040. Ambas tem conexão com a Linha Amarela, via expressa para a Barra. Na hora do rush, as avenidas Niemeyer, Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica tem sentido único, em direção ao Centro (pela manhã) e no sentido contrario (no fim da tarde). Aos domingos e feriados, muitas faixas á beira-mar são interditadas para lazer. 
A partir da Zona Sul há ônibus de linha (R$2,75) para as principais atrações. O metrô (R$ 3,20) liga a região central a bairros como Flamengo, Botafogo, Copacabana e Ipanema. 

Nos dias de jogos, todo o entorno do Maracanã deverá ser interditado. Carros não chegarão até lá, o melhor será ir de trem, ônibus ou metro. Um dos principais points da torcida fica a 1,5 quilometro do estádio, nos bares da Praça Varnhagen na Tijuca. Outro lugar que deve bombar na hora da partida é a Rua Alzira Brandao (conhecida como “Alzirão”), na Tijuca, cheia de botecos que transmitirão os jogos ao vivo.

Um jeito delicioso de apreciar o Rio é do alto, do bondinho do Pão de Açúcar, do Corcovado, do morro da favela e de Santa Teresa, um dos lugares mais charmosos da cidade. Ali de cima se veem os arcos da Lapa, a ponte Rio-Niterói, a baía de Guanabara. Com ladeiras, ruas de pedra, trilhos de bonde e casarões seculares, o bairro parece ter parado no tempo.

 Você pode contar também com um por do sol no Arpoador, na manha seguinte tome café no La Bicyclete, dentro do Jardim Botânico, com pães frescos e macios. Aproveite para visitar as principais atrações do Centro, como a Igreja de São Francisco da Penitencia, o Theatro Municipal, o Museu de Arte do Rio, e em Botafogo conheça a Casa Daros, aberta em março do ano passado em um edifício de 1866 que sediou a Santa casa de Misericórdia, traz obras de arte contemporânea de 117 artistas latino-americanos.

Suas praias são belíssimas, Ipanema foi imortalizada por Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Copacabana, por Jobim, Nana Caymmi e tantos outros artistas. E o Leblon, com suas arborizadas, prédios chiques, belas livrarias e celebridades praticando corrida no calçadão. Dá pra conhecer as três praias em uma tacada só, começando por Copa, na altura do Copacabana Palace.

Hospedar-se nos arredores do estádio é estar longe das praias e ainda sofrer com as ruas interditadas em dias de jogo. O ideal é ficar perto do metro. Para não perder o burburinho nas areias da Zona Sul, escolha um hotel em Copacabana ou Leblon. Os melhores da cidade estão nesse trecho, entre eles Copacabana Palace, o Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, o Fasano em Ipanema de cara com o morro Dois Irmãos. O Arpoador Inn, pé na areia na praia do Arpoador, no Margadia´s Pousada, a duas quadras da praia de Ipanema, o Leblon Spot Desgin Hostel e o Z.bra Hostel, ambos no Leblon.

Se o interesse for visitar as atrações históricas, o Novotel e o Ibis Santos Dumont, no cetro, próximos ao aeroporto.

O Rio é a segunda cidade com o maior numero de estrelados quando falamos de restaurantes, perde apenas para São Paulo. São 33, sendo que dois tem a nota máxima, de três estrelas. Um dele é o Roberta Sudbrack, outro é o francês Olympe, vale ainda conhecer o dois-estrelas como o Oro, para comer bem sem gastar muito, experimente o Shin Miura, no Centro, de cozinha japonesa, o português Adegão Portugues, a Portela, Salgueiro, Cosmopolita, o Filé de Ouro, Lamas, a Peixaria Z-13 e muitos outros deliciosossss!!!

Quando a noite cai o Leblon é uma boa para curtir um boteco no fim de tarde, com brisa do mar, o por do sol, petiscos saborosos e uma cerveja ou caipirinha bom gelada. Ali fica o Chico & Alaíde, o Black Bar. Em outra parte da cidade, na Tijuca, está o popular Aconchego Carioca, na parte baixa do morro Chapéu Mangueira, o Bar do David.

A cidade é ótima para curtir e relaxar existe diversas coisas a serem feitas, aproveitem bastante!!!

Uma ótima semana a todos, vamos torcer pelo nosso Brasil, amanhã tem jogo de novo !!!
Obrigada a todos que acompanharam nossa sequencia de posts sobre a copa e continuem nos visitando sempre.

Até a próxima,
Um beijo, Afinal Turismo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: www.redartrj.comwww.hu.wikipedia.orgwww.pt.wikipedia.orgwww.copadomundo.uol.com.br

Nenhum comentário: