quarta-feira, 4 de junho de 2014

TUDO SOBRE O ALENTEJO – PARTE 2 AVENTURA E NATUREZA

Por Bia Parra



Hoje darei continuidade à série de posts do Alentejo e falarei do turismo de aventura e natureza da região.

A região é lotada de paisagens deslumbrantes. Muito verde, muitos rios, praias, montanhas o que por si só já são um convite ao total desfrute ao ar livre. Mais que isso, essa diversidade faz do Alentejo o lugar must go para quem quer andar a cavalo, fazer lindas caminhadas, pedalar por estradas seguras ou ainda se aventurar literalmente no paraquedismo, parapente, passeios de ultraleves ou balonismo...lá te de tudo!!!

O que é imperdível...

Trilhas nas regiões de Nisa: Esta é uma região única com paisagens incríveis da bacia do Tejo e da Serra de São Miguel.  Há trilhas para todos os níveis de dificuldade , pode crer, mesmo que você esteja assim meio fora de forma é possível você fazer uma trilha e se deixar levar pelo astral do lugar. A minha trilha predileta é a “Trilha do Conhal” com dificuldade média (9,8km). O bacana dela é que faz parte dos geomonumentos integrados do GeoPark Naturejo, um parque incrível em que 600 milhões de anos foram preservados em rochas e paisagens que se estendem por mais de 4600 km² com relevante valor científico, educativo e estético. E especificamente nesta trilha passa pela Mina de Ouro Romana do Cunhal, local onde houve extração de ouro na época romana e medieval.

Parque Ecológico do Gameiro às Barragens de Montargil e do Maranhão: Perfeito para todas as idades, passar algumas horas no Parque e visitar o Fluviário de Mora e se encantar com o habitat das charmosas lontras. O programa começa pelo Cabeção, terra de pequenas adegas e bons vinhos. O Parque integra o Açude de Gameiros onde é possível nadar, fazer canoagem e se divertir muito. Para aqueles que gostam da Pesca Esportiva a ribeira Raia tem uma área mega enorme de pesqueiros que faz a alegria do pessoal.

Já Montargil e Maranhão fazem a alegria dos mais radicais que amam o ski aquático e todos os outros esportes náuticos como vela, windsurfe e hovercraft.

Zona dos Mármores: Uma região super bonita com crateras das explorações de mármore. O Museu do Mármore é parada obrigatória em Vila Viçosa fica em uma linda construção onde era a antiga estação ferroviária.




Percurso da Água da Prata: Este passeio de bike é muito bacana pois passa por parte do Aqueduto de Évora , construído no séc. XVI e que ainda hoje transporta água para cidade.


Litoral do Alentejo: Como sempre falamos, eu e marido Edu, Portugal é surpreendente e o litoral Alentejano não podia ser diferente. Múltiplas paisagens entre falésias, blocos de xistos, dunas de areias desenhando praias exclusivas e desertas que chocam de tanta beleza.

O litoral é tão bacana e tão preservado cheio de história e vida natural que mereceu a classificação de três Áreas Protegidas: as Reservas Naturais do Estuário do Sado, Lagoas de Santo Andre e Sancha e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, tudo muito lindo!!!

Acho importante enfatizar que nós da Afinal super apoiamos e incentivamos o turismo de aventura, mas presamos principalmente pela segurança, assim sugerimos amplamente que qualquer tipo de atividade seja organizada por operadores com expertise na experiência a ser vivida. Não gostamos da ideia de passageiros se “jogarem” literalmente em aventuras sem estrutura ou optar por fazê-las sozinhos.

Bom por hoje é só...  falarei mais sobre esta linda região na semana que vem.

Um beijo e até lá.

*Inspiração 1: www.visitalentejo.com 

*Inspiração 2: www.aventuractiva.pt ; http://www.geocaching.com

*Inspiração 3: Turismo de Portugal

*Inspiração 4: pt.portugalbike.com ; www.sal.pt

*Inspiração 5: praias.sapo.pt ; boasnoticias.sapo.pt

Nenhum comentário: