quarta-feira, 11 de junho de 2014

TUDO SOBRE O ALENTEJO - PARTE 3 A CULTURA RURAL

Por Bia Parra


Cores, cheiros e gostos que brotam da terra... tradição !!! É disso que venho falar hoje no meu terceiro post sobre o Alentejo, a vida rural e onde podemos contempla-la, é só chegar e aproveitar toda a autenticidade da região. 

O Alentejo é uma região tão incrível que vale a visita em qualquer época do ano e conhecer o que de melhor tem em cada uma e se jogar nas mais diversas habitações rurais divinas.

Paisagem de Outono

Em setembro as vindimas reinam absolutas. É possível vê-las já das estradas e se encantar com o por do sol ao longo do horizonte. Há vários roteiros de enoturismo super bacana onde o visitante aprende sobre a arte da pisa, participa e faz deliciosas degustações. 

Em outubro o melhor é se aprofundar na produção caseira da marmelada, quem teve infância na roça sabe do que estou falando. A paisagem é linda com a paleta em tons castanhos dos campos de marmelo nesta época chamada de "verão dos marmelos". Sem dúvida uma das minhas estações prediletas. 

Em novembro a dica é provar o Vinho Novo no dia de São Martinho, celebrado anualmente a 11 de Novembro. Os festejos de São Martinho são simultaneamente um ritual de origem religiosa relacionado com o dia de Santo Bispo de Tours e também comemoração pagã que celebra a chegada do Outono.

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior, assim não há como não fazer conforme o Santo não é mesmo!?
Lugares de muita festa: Marvão, Cabeção , Borba e Vila de Frades. 


Paisagem de Inverno
Entre novembro e janeiro o melhor é a apanha tradicional ( não mecanizada) de azeitonas, adooooro!!!


Paisagem de Primavera
Para quem está no campo esta é uma época mágica porque tudo se enche de flor e perfume. O calor dá o ar da graça e portanto acontecem as primeiras tosquias de ovelhas. 

Na 5* feira de Ascenção ( 1 dia antes da sexta-feira da Paixão ) o bacana é participando Dia da Espiga ritual tradicional em que as pessoas vão para o campo apanhar espiga de trigo, outras plantas e flores silvestres para fazer um ramo que simboliza a fecundidade da terra e a alegria de viver, abundância, dinheiro amor e a própria vida. 

De acordo com a tradição, o ramo devia ser pendurado dentro de casa, na parede da cozinha ou da sala para ser conservando durante um ano até ser substituído pelo ramo do ano seguinte. Estando lá, garanta o seu raminho...

Paisagem de Verão
Transformação total ... o amarelo toma conta da paisagem. 

A Ceifa das Searas , agricultura típica da região e bela em sua tradição. O que era feito com asamos hoje já é feito pelo maquinaria, mas a beleza dos campos é indescritível. 
Nesta época não tem como nações encantar também com os campos de girassóis e tremocilhas ou ainda campos gigantescos de milho e arroz coloridos pelo branco e rosa do vôo dos flamingos , simplesmente lindo!!!
Junho, julho e agosto também pode ser observada uma atividade muito interessante que é o Descortiçar dos Sobreiros e entenda absolutamente tudo sobre a origem das folhas de cortiça com verdadeiros mestres desta função ímpar. 


Do ponto de vista da arquitetura a região também é muito generosa tanto com exemplo de estruturas eruditas com seus Solares e Quintas dos nobres como as deliciosas casas caiadas de aldeias e vilas que são um verdadeiro charme. 



Os melhores lugares para ver toda esta diversidade são as vilas de Marvão, Castelo de Vide, Alegrete, Flor da Rosa, Cabeça de Vide e Alter Pedroso ao norte. 
No Alentejo Central não deixe de ir a Evoramonte, Terena e Redondo.

Já no Baixo Alentejo a visitação obrigatória é em Alvito, Serpa, Mértola, Vila Alva e Messejana. 

Agora, se a idéia é curtir o verão no Alentejo e vez ou outra curtir um momento histórico, a boa é dar um pulinho num final de tarde em Santa Susana, Lousal ou Vale de Santiago. 

Para finalizar , o Artesanato Alentejano. Com técnicas que passaram por gerações as grandes expressões das gerações atuais de artesãos são a olaria e pintura, trabalhos em pele e couro e as tapeçarias, impossível não querer trazer tudo na mala.... 

Espero que agora fique mais fácil escolher a data da sua viagem...

Um beijo a até a semana que vem. 


*Inspiração 1 :  www.myguide.iol.pt
*Inspiração 2: www.revistadevinhos.pt
*Inspiração 4: www.olhares.sapo.pt
*Inspiração 5: www.agroportal.pt
*Inspiração 6: www.dopradoarte.com
*Inspiração 7: www.regiao-sul.pt
*Inspiração 8: www.alentejoemlinha.pt
*Inspiração 9: www.visitalentejo.pt
*Inspiração 10: www.maisturismo.pt



Nenhum comentário: