segunda-feira, 14 de abril de 2014

AFINAL NA COPA DO MUNDO - PARTE 4

Por Helena Ruano


Hoje a cidade que vamos falar é a porta de entrada para o Pantanal Norte e a Chapada dos Guimarães.
Cuiabá faz calor o ano inteiro, com termômetros batendo na casa dos 30◦C. A vantagem é que em Junho e Julho, chove muito pouco e as noites são superagradavéis, ir para Praça Popular que reúne os bares mais badalados da cidade.

A capital de Mato Grosso é um dos grandes polos do agronegócio no país. Seu centrinho tem atrações turísticas bacanas, como a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho. Mas o destaque, mesmo, está nos arredores. 

Cuiabá fica a apenas 70 quilômetros do Parque Nacional da Chapada dos Guimaraes, que tem cachoeiras, paredões de rochas alaranjadas e a maior gruta de arenito do Brasil, com 1 550 metros de extensão. Também fica perto do Pantanal Norte (a 100 quilômetros), onde se localiza o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, excelente para avistar ariranhas e onças-pintadas.


 Como chegar: A BR-364, desde Goiás, e a BR-163, a partir de Mato Grosso do Sul, são os principais acessos para quem vem de Brasília e das capitais do Sul e Sudeste.  O Aeroporto Marechal Rondon fica na vizinha cidade de Várzea Grande, a 08 quilômetros do centro de Cuiabá, e recebe voos das principais capitais brasileiras. Uma corrida de táxi até o Centro custa, em media R$ 46,00.


O estádio construído no lugar do antigo estádio Governador José Frangelli, o Arena Pantanal irá ter quatro jogos na primeira fase (CHILE X AUSTRALIA no dia 13; RUSSIA X COREIA DO SUL no dia 17; NIGÉRIA X BÓSNIA e HERZEGOVINA no dia 21; e JAPAO X COLOMBIA no dia 24 de Junho).


Se tratando de hotéis em geral tem acesso fácil as grandes avenidas, os que ficam no bairro Goiabeiras estão mais próximos dos restaurantes, dos bares e da boemia. Uma corrida de taxi dali até o local dos jogos custa, em media R$ 15,00. Entre as boas opções estão o Deville Cuiabá, o Intercity Cuiabá e o Le Soleil Residence.


O melhor restaurante do Centro-Oeste fica lá,  é o contemporâneo Mahalo, premiado com duas estrelas pelo GUIA BRASIL 2014. O cardápio tem base francesa, mas os pratos incluem ingredientes tipicamente nacionais, além de peixes do Pantanal e ervas produzidas na chapada dos Guimaraes. Outra é o Regionalíssimo, de comida típica do Pantanal.



Até a próxima e uma ótima semana a todos!

Um Beijo,
Afinal Turismo.

Nenhum comentário: