quinta-feira, 26 de julho de 2012

Informações importantes aos passageiros



Por Tatiana Sanches


Nem sempre nossos direitos como passageiros ficam muito claros, então resolvi fazer um post informativo sobre quais são esses direitos em casos de atrasos, alterações, cancelamentos e preterições de embarque.

É muito importante que saibam que é obrigação da cia. Aérea mantê-los informados sobre motivos e estimativa de tempo para o embarque e que isso pode ser exigido por escrito através de modelos pré-moldados de informativos já criados pelas cias. Aéreas.


Os passageiros não podem ser prejudicados e em caso de reacomodação a cia. aérea tem que lhe oferecer outras opções de voos próprios ou até de terceiros.

Em caso de atrasos, cancelamentos, interrupções e hipóteses de preterição de embarque os passageiros tem o direto de exigir o seguinte:

A partir de 1 hora: Facilidade de comunicação (internet ou telefonemas).

A partir de 2 horas: Alimentação adequada e proporcional ao tempo de espera até o embarque.

A partir de 4 horas: Acomodação em local adequado ou hospedagem (quando necessária) com direito a 
transporte. Importante salientar nesse caso que se o passageiro estiver em seu local de domicílio a empresa poderá deixar de oferecer o serviço de hospedagem e no caso de pernoite a escolha da hospedagem é direito da empresa.

Sempre que houver disponibilidade de lugares em outros voos próprios para o mesmo destino, a empresa deverá buscar a pronta reacomodação do passageiro, mesmo antes de configuradas 4 horas de atraso.


A assistência material não será oferecida ao passageiro que optar por:

  • ·         Reembolso integral
  • ·         Remarcação do bilhete em hora e data de sua conveniência
  • ·         Embarque voluntário em outro voo mediante a aceitação de compensações







Essas regras acima se aplicam a bilhetes de voos regulares e que partem do Brasil.

Sei que esse assunto não é tão agradável como os abordados por nós diariamente, mas acho importante temos essas respostas para o caso de necessidades inesperadas. 

Até a próxima!!!


Nenhum comentário: