quarta-feira, 18 de julho de 2012

QUEIJO E CERVEJA...PURA HARMONIA!!!


Por Bia Parra



Foi-se o tempo em que a harmonização com queijos era somente o vinho... a bola da vez é a velha e boa cerveja.

Opção mais que bacana para uma reunião entre amigos, os eventos de harmonização de queijos e cerveja pipocam nas rodas mais badaladas do momento.

O que aqui é novidade, lá fora já é uma prática e o motivo é bem simples...há vários lugares que produzem queijos divinos, mas o clima não favorece a produção de vinhos, logo a substituição na harmonização é óbvia e necessária...a velha e deliciosa cerveja, que por sinal,  de velha não tem nada porque dia após dia surgem novas “espécies” e qualidades divinas (tenho optado com muita frequência por estes novos sabores e de verdade...amado!!!).

Segundo especialistas, há muitas razões para esta combinação de produtos de excelência. A beer sommelière Carolina Oda explica que a “carbonatação (gás) da cerveja ajuda a limpar as papilas gustativas e a cortar a gordura do queijo”. Ela também ensina que a harmonização pode acontecer por contraste, ou seja, bebida adocicada e queijo salgado, ou ainda por similaridade, como notas amendoadas em ambos elementos. Pessoalmente gosto mais do contraste, acho a harmonização mais gostosa.

A revista Casa e Comida (junho e julho/2012) trouxe várias dicas de décor e de harmonização bacanérrimas, vou aproveitar e dividir com vocês...

1. Quanto mais forte for o queijo, mais potente deve ser a cerveja (referência ao teor alcoólico e ao amargor)
2. Iniciar sempre com as cervejas mais leves e queijos mais suaves para encorpar pouco a pouco os demais sabores.
3. Medida “antiporre” – limitar o numero de rótulos a no máximo 5, com deustação média de 150ml de cada tipo de cerveja. Vamos garantir uma noite de festa, né, sem amigo bêbedo (e chato) no final.
4. Os queijos!!! Ofereça pelo menos 3 tipos de queijos. Adocicados e/ou frutados (estepe, gruyère e emmental), um mais salgado ( parmesão) e outro com fungos (brie ou camembert). Por favor, prime pela qualidade!!
5. Pequenos petiscos com variedade de queijo também são bem vindos.
6. Muita água durante a noite!!!!

7. Temperatura da cerveja!!! Fala sério, item mais que importante!!! A temperatura de serviço das cervejas varia de 2°C a 14°C. A regra é a seguinte, quanto mais alcoólica e complexa for a bebida, menos refrigeração ela pede. Quando for escolher seus rótulos, já se informe a respeito da temperatura ideal para cada tipo.

Não percam a edição da revista que tem uma listinha deliciosa de “felizes casamentos” de cervejas e queijos”.

E para quem quer uma experiência com amigos em um bar...

Recentemente fui no Melograno, bar especializado em degustação de cerveja na Vila Madalena...nem preciso dizer,né....amei!! Cervejas do mundo inteiro, várias dicas de harmonização, lugar bacanérrimo de gente que conhece mesmo, super recomendo!!!

Um beijo e ótima semana

Melograno | Forneria – Empório de Cerveja 
Rua Aspicuelta, 436 - Pinheiros  São Paulo, 05417-010
(0xx)11 3031-2921

*Inspiração: Revista Casa e Comida (junho e julho/2012)

Nenhum comentário: