segunda-feira, 29 de julho de 2013

UMA VISITA AO REICHSTAG, O PARLAMENTO ALEMÃO EM BERLIM!!!

Por Bia Parra



Como muitas acompanharam pelo face e instagram, estive nestas férias na Alemanha entre outros países e durante este semestre farei vários post desta viagem incrível!!!!

Vou começar pela visita ao Reichstag, um lugar único em Berlim.

Reichstag é o nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha (Bundestag) exerce suas funções. O lugar é lindo, a visita impressiona e ensina. Em 1884, Guilherme I assentou a pedra fundamental e, em 1894 a construção foi concluída com destaque para a Cúpula composta de aço e vidro, técnica avançada para a época e que hoje chama a atenção de quem a vê de fora e encanta a todos que a visita por dentro.

O lugar é um grande símbolo para Berlim em especial e a Alemanha como um todo uma vez que foi palco de muitos acontecimentos históricos como no fim da Primeira Guerra Mundial e a renúncia do Kaiser em que a República foi proclamada da sacada do Reichstag no dia 9 de Novembro de 1918.

A Segunda Grande Guerra também deixou marcas importantes.

Um mês após a nomeação de Adolf Hitler para o cargo de Chanceler da Alemanha, o prédio foi incendiado. Acredita-se que o incêndio tenha sido iniciado em vários lugares. Quando a polícia e os bombeiros chegaram ao local, houve uma grande explosão na Câmara dos Deputados e a polícia encontrou Marinus van der Lubbe, conhecido agitador comunista, do prédio. Adolf Hitler e Hermann Göring chegaram logo em seguida e quando o encontraram, Göring imediatamente declarou que o incêndio fora causado pelos comunistas. Os dirigentes do partido foram então presos. Hitler, tirando proveito da situação, declarou estado de emergência e encorajou o então presidente Paul Von Hindenburg a assinar o Decreto do Incêndio do Reichstag, que suspendia a maioria dos direitos humanos garantidos pela constituição de 1919 da República de Weimar.



Porém, ao contrário do que se imagina, durante os doze anos do Terceiro Reich o Reichstag não foi usado para sessões parlamentares - o parlamento reunia-se no edifício Krolloper, uma antiga casa de ópera, exatamente por conta do prédio do Reichstag ter sido danificado pelo fogo. Este fato em especial me pareceu bastante significativo para os Alemães. Eles enfatizam bastante isso nas explanações. Me pareceu uma forma de dizer, “aquele monstro nos destroçou, mas o nosso grande símbolo nunca foi dele”, ou ainda, “apesar de todas as avarias o Reichstag é o nosso símbolo de sobrevivência democrática”.

Seu simbolismo o fez um grande alvo para ataques aéreos durante a guerra e na Batalha de Berlim em 1945, foi um dos alvos principais do Exército Vermelho. Após a Segunda Guerra, o prédio, em ruínas, deixou de ser usado, já que a capital da Alemanha Ocidental foi fixada em Bonn em 1949. Em 1956 foi decidido que o Reichstag não deveria ser demolido, mas sim restaurado. Infelizmente a Cúpula do prédio original havia sido destruída.


Durante a Guerra Fria o Reichstag ficou em Berlim Ocidental, mas a apenas alguns metros da fronteira com Berlim Oriental, onde foi erguido em 1961 o Muro de Berlim. Ainda é possivel verificar fileiras de tijolos na rua de forma muito sutil por onde passava o muro.
Até 1990, o prédio foi usado apenas para encontros ocasionais e para uma exposição permanente sobre a história alemã e em 3 de Outubro de 1990 aconteceu no Reichstag a cerimônia oficial da Reunificação Alemã e no dia seguinte, o parlamealnto alemão (Bundestag) reuniu-se simbolicamente no prédio, o símbolo estava vivo e ativo!!!

Nos seus mais de cem anos de história, o prédio do Reichstag foi a sede de governo em duas guerras. Em 1992 foi decido que o Reichstag deveria ser reconstruído e escolheu-se então o projecto de Norman Foster. Em 1995, o casal de artistas Christo e Jeanne-Claude atraiu milhões de visitantes ao cobrir o prédio inteiro. A reconstrução foi um sucesso, especialmente pela reconstrução da cúpula com referência à cúpula original de 1894.

O edifício reconstruído mantém a idéia de claridade do antigo Reichstag, porém com um compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade que impressiona. A transparência física corresponde diretamente na transparencia simbolica que brotava da necessidade de urgente da democracia, logo foram as chaves da reconstrução interna do Reichstag no qual qualquer visitante comum, ao entrar pela parte oeste do edifício, pode visualizar a sessão do parlamento e ser visto pelos parlamentares (invejinha!!!)

O nível principal do Parlamento fica no histórico primeiro andar. No segundo estão as salas do Presidente e do Conselho dos Elders e no terceiro estão as salas de reunião dos partidos e a sala de imprensa. O terraço sobre estes andares possibilita que o público em geral tenha acesso ao restaurante (que é ótimo!!! E necessita reserva) e à cúpula MARAVILHOSA!!! Dentro da cúpula, duas rampas conduzem a uma plataforma elevada que com o audioguia (inclusive em português e gratuito) conta a historia do Parlamento e de Berlim enquanto subimos numa visão impar da cidade.


De fato, este é um dos passeios imperdíveis nesta que é uma das capitais mais incríveis do mundo!!!! A cidade nos oferece permanentemente um exemplo de sobrevivência!!!

Dica importante: Para visitar o Reichstag é imprescindível fazer a reserva identificada pelo site oficial, imprimir a pagina para apresenta-la junto com um documento no dia marcado.

Imperdível!!! Um beijo e até mais!!!




*Inspiração 1: Wikipédia


Nenhum comentário: