quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CONHECENDO ALGUNS DOS PALÁCIOS PRUSSIANOS E JARDINS EM BERLIM E BRANDEMBURGO

Por Bia Parra



Conforme o prometido vou me aprofundar um pouquinho nos maravilhosos palácios e jardins para quem visita Berlim. Uma oportunidade de conhecer uma historia bem anterior a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

JARDIM DO PALÁCIO DE CHARLOTTENBURG (SCHLOSSGATEN CHARLOTTENBURG)
Palácio de Charlottenburg

O Palácio de Charlottenburg é hoje a mais importante residência da antiga família Imperial, os Hohenzollem em Berlim. O jardim que rodeia o magnifico palácio é deslumbrante e foram originalmente construído para a rainha prussiana Sophie Charlotte entre o período de 1695 e 1699 e posteriormente ampliada pelos reinados posteriores.
Palácio de Charlottenburg – A cúpula deste lindo palácio é um dos símbolos de Berlim. Frederico o Grande ordenou a construção da Ala Nova no período entre 1749 1 1742.

Belvedere
Belvedere – Mirante do jardim do Palácio de Charlottenburg é uma interessante edificação construída em 1788 pelo arquiteto Carl Gotthard Langhans. A exposição da coleção da Manufatura Real de Porcelana de Berlim (KPM) é imperdível.


Mausoléu – para quem gosta de visitar túmulos de gente importante, este é o lugar uma vez que no Mausoléu encontra-se o rei Friedrich Wilhelm III e a rainha Luise além de Wilhelm I e a imperatriz Augusta.


Palácio de Schönhausen 

Pavilhão Novo – Construído por Karl Friederich Schinkel com toda a influencia italiana, este é um lugar para se apreciar pinturas de Caspar David Friedrich e Carl Blechen.


Palácio de Schönhausen – Este palácio serviu foi residência de campo da rainha Elisabeth Christine, esposa de Frederico o Grande. Posteriormente também foi sede presidencial e hospedagem de visitantes de estado da RDA (República Democrática Alemã) no séc. XX.


Palácio de Glienicke
Palácio de Caça de Grunewald – A construção mais antiga de Berlim (1542) neste palácio é possível observar uma incrível coletânea de apetrechos de caça que conta a história deste esporte em Brandenburg.

Palácio de Glienicke e Cassino – Aqui é possível ver o Museu de Jardineiros da corte, super interessante.


Mas como já falei no post da semana passada, me encantei de verdade por Potsdam, assim vamos às grandes atrações de lá.

PARQUE SANSSOUCI

Jardins
O Parque é um conjunto de palácios e jardins construídos inicialmente no século XVIII pelas ordens de Frederico o Grande e posteriormente ampliado por Friedrich Wilhelm IV. No centro do parque fica o Palácio Sanssouci (lindo e impressionante!!!) residência de verão do próprio Frederico. O Parque virou a grande, e obrigatória, atração de Potsdam.

Palácio Sanssouci – Nunca outro palácio é tão a cara de Frederico o Grande como este tudo é de verdade a cara dele... muito bonito, vale a visita!!


Moinho Histórico
Palácio Sanssouci
Palácio de Galeria de Pinturas Bildergalerie – Logo ao lado do Palácio Sanssouci, o lindo prédio da Galeria abriga pinturas de grandes mestres famosos.

Moinho Histórico – Construído entre 1787 e 1791 no estilo holandês.

Pavilhão Chinês – Construído entre 1754 e 1757 representa o grande interesse da época pela cultura chinesa... imperdível!!!

Novo Palácio de Sanssouci – Frederico o Grande ordenou a construção do Novo Palácio entre 1763 e 1769. A residência real, o teatro do palácio, a galeria Pesne, os salões de festa e a sala de grutas são exemplos do estilo rococó fredericiano.
Igreja da Paz


Palácio das Orangeries – Bonito, mas já está um pouco "cansado"..


Igreja da Paz – Foi construída entre 1845 e 1854 segundo o estilo italiano.

Palácio das Orangeries
Casa de Máquinas – linda linda linda!!!  Construída no estilo de uma Mesquita entre 1841 e 1843.


JARDIM NOVO

O Jardim Novo foi construído a partir de 1787 pela batuta de Frederico Wilhelm II às margens do Lago Sacro e foi o primeiro parque paisagístico inglês dos reis prussianos. Ao mesmo tempo foi construída a incrível residência de verão do rei, O Palácio de Mármore.

De fato são lugares incríveis que devem ser visitados com tempo suficiente para desfrutar a vida à moda antiga.


Um beijo e até mais!!!

Nenhum comentário: