quarta-feira, 9 de abril de 2014

ONDE VER SÃO JOSE DE ANCHIETA EM SÃO PAULO...

Por Bia Parra



Recentemente o Papa Francisco assinou no Vaticano (Itália) o decreto que canoniza o jesuíta Padre Anchieta, o qual foi chamado São José de Anchieta.

Ainda que nascido nas Ilhas Canárias, Padre Anchieta foi celebrado como santo brasileiro por conta de sua importância fundamental na construção do catolicismo no país.

Aportou em Salvador aos 19 anos e fez história até seus 63 quando faleceu no Espirito Santo.  Membro na Companhia de Jesus, fundada em 1534 pelo espanhol Inácio de Loyola, os jesuítas se espalharam por todo Novo Mundo com o forte espírito missionário imbuídos do objetivo de catequisar as almas ”pagãs” na luta contra a Reforma Protestante d e Lutero e Calvino.


E foi no Brasil que conseguiram obter o grande sucesso. A liderança ímpar de José de Anchieta fez com que liderasse a catequese dos índios tupiniquins e tamoios do litoral de São Paulo até o Ceará com participação fundamental na fundação de escolas, igrejas e até cidades.

Sua competência e compromisso eram tamanho que o possibilitou, após rapidamente aprender a língua nativa, escrever em apenas seis meses a cartilha da “língua nova”, o nativo TUPI.

Um dos maiores marcos da presença do novo santo está aqui mesmo em São Paulo. O Páteo do Colégio, no Centro da cidade, foi inaugurado em 1554, pelo então jovem Padre Anchieta que recebeu de seu superior a missão de subir a Serra do Mar para fundar um colégio no Planalto de Piratininga. 

Por conta de sua proximidade com os índios e colonos e o seu talento como educador não demorou a consolidação da empreitada. O jesuíta compreendeu que sua adaptação à cultura local faria toda diferença e assim ensinava os preceitos cristãos com celebrações musicadas com tambores e aulas ao ar livre, assim o fizeram verdadeiramente um líder capaz inclusive de se interpor nas questões da escravização indígena e inquisição.


Atualmente, o Páteo abriga uma igreja e um museu em homenagem ao novo santo. O templo (que, por sinal, será renomeado de Igreja Beato José de Anchieta para Igreja São José de Anchieta) tem um oratório com relíquias de Anchieta: o manto restaurado que ele utilizou em suas caminhadas pelo Brasil e um pedaço de seu fêmur. Me lembro muito bem quando meu pai me levava aos domingos (quando o centro esta bem mais calmo sem aquela correria desenfreada do meio da semana) e me contava inúmeras histórias do Brasil colônia.

Também foi obra sua a Igreja de São Miguel, na Zona Leste da capital. Ainda em pé, o edifício deu origem ao bairro de São Miguel Paulista.

Para quem quer visitar é possível agendar no próprio site com visitas guiadas, o que é bem interessante, porem é imprescindível o agendamento, http://www.pateocollegio.com.br .

Ou ainda, é possível compra um passeio guiado que gosto bastante pelo Circuito São Paulo que abrange outros pontos históricos lindos da nossa cidade, http://www.circuitosaopaulo.com.br .

Para qualquer da opções finalize com um almoço despretensioso (e maravilhoso!!!) no Mercadão Central!!!

Enfim esta é a minha dica de hoje, São Paulo é linda sim, tem muito história sim e hoje está no mundo!!!

Um beijo Bia


Nenhum comentário: