sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CRUZEIROS - DICAS PARA "MARINHEIROS" DE PRIMEIRA VIAGEM

shipssantos.blogspot.com


Replicado por Tatiana Sanches


Como trata-se de uma semana de feriado segue um post mais informativo de dicas para pessoas que embarquem pela primeira vez em cruzeiros. Essa categoria de viagem vem aumentando gradativamente no Brasil e o número de brasileiros viajando em cruzeiros no exterior também. Isso por que as cias. maritimas vem se esforçando para resolver a questão idioma, você troc de destino sem precisar pegar carro, avião ou mesmo fazer as malas. Segue texto que encontramos na internet e abaixo de tudo o link de onde encontramos as informações abaixo.


CRUZEIROS MARÍTIMOS


Conhecer lugares diferentes em um curto período de tempo sem a necessidade de trocar de hospedagem. Eis o grande trunfo dos cruzeiros marítimos, que funcionam como "hotéis flutuantes" e levam seus hóspedes a algumas das mais belas praias do Brasil e do mundo.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber antes de embarcar em um cruzeiro marítimo e tome nota as principais dicas para se dar bem a bordo.

Descontos para comprar um cruzeiro


É simples: quanto antes você reservar sua cabine, mais barato sairá a viagem.
Quem compra com antecedência paga menos não só porque consegue vaga nas cabines mais baratas, mas porque tira proveito das promoções especiais feitas pelas agências de viagem e companhias de cruzeiros marítimos.
Na maioria das empresas, em caso de compra antecipada o terceiro (e às vezes até o quarto) passageiro viaja de graça, o que é ideal para famílias.
Fique de olho nas ações promocionais que costumam ocorrer também no fim da temporada.



Taxa portuária


taxa portuária é paga no ato da compra de um pacote de cruzeiro, mas não está inclusa no preço da viagem. Ela serve para cobrir as despesas administrativas de cada porto – desde o balizamento do navio e a movimentação das cargas e bagagens, até a iluminação do local.
Cada porto tem sua taxa e nos brasileiros o valor é maior do que os estrangeiros. Crianças de 2 a 12 anos tem desconto de 21% na tarifa.
Outra taxa que é cobrada no ato da compra de um pacote é das gratuities, que são as gorjetas para os tripulantes. O valor é de US$ 18,90 por dia para cada pessoa e o valor é distribuído para os camareiros da suíte, os camareiros comuns, os garçons, os assistentes de garçom e os chefes dos garçons.

O que levar na bagagem de mão


Vale a pena ter a roupa de banho e os objetos de uso pessoal mais urgentes à mão, porque sua bagagem pode demorar um pouco para chegar à cabine.
Considere a possibilidade de levar também uma mochila, que poderá ser bastante útil durante os passeios realizados nas cidades em que o navio para.



Que tipo de calçado levar num cruzeiro


Os calçados devem ser muito confortáveis para circular pelo navio.
E os sapatos com sola de borracha evitam escorregões nos deques.

Que roupa usar num cruzeiro


Apenas a noite do comandante exige um traje mais formal, como terno ou blazer para os homens e vestido fino para as mulheres.
Nos demais jantares do roteiro não é preciso se vestir com tanta formalidade, embora não seja recomendável entrar no restaurante de calção e chinelo.
No restante do dia, todo mundo usa roupas leves de verão, como maiô, calção, short, bermuda ou vestidinho de praia.

Check-in no cruzeiro


check-in é encerrado uma hora antes da partida do navio.
Por isso, é recomendável chegar ao porto cerca de três horas antes da viagem.

Portos de parada do cruzeiro


Ao longo do roteiro, os navios param em várias cidades turísticas, nas quais ficam algumas horas para você descer e passear.
Alguns desses lugares não têm exatamente um porto, mas um cais. Neste caso, o navio fica fundeado no meio do mar e os passageiros pegam lanchas (chamadas tenders) para ir até o cais de desembarque.




Refeições no cruzeiro


Todos os alimentos consumidos a bordo estão incluídos no valor da viagem, mas as bebidas são pagas à parte.

Serviços disponíveis num cruzeiro


Veja quais são os serviços disponíveis a bordo:
Centro médico: os navios têm departamentos médicos muito bem equipados. Mas tenha em conta que as consultas e os remédios são cobrados à parte.
Cofres: estão presentes em todas as cabines, para você guardar com segurança dinheiro, documentos, joias e outros itens valiosos.
Excursões em terra: podem ser compradas nos balcões de informações dos navios e tem a vantagem de não correr o risco de perder a hora do reembarque.
Fotos: durante todo o cruzeiro há fotógrafos clicando os melhores momentos da viagem. As imagens ficam expostas em uma galeria especial e são vendidas para quem desejar.

Documentos necessários


Nos cruzeiros pelo Brasil e naqueles que param na Argentina e no Uruguai, basta embarcar com a carteira de identidade original.
Já quem for viajar para outros mares estrangeiros precisa levar passaporte.
E também precisa se informar se o país de destino exige visto para brasileiros.
As regras também valem para os menores de idade, que ainda devem portar autorização especial dos pais se estiverem desacompanhados.

Como são as cabines


Existem diferentes classes de cabine a bordo. As internas são mais baratas, mas não têm janela.
Os preços sobem conforme aumentam os tamanhos das opções e também dos benefícios.
Para escolher a cabine mais adequada ao seu orçamento e à sua necessidade, peça ao seu agente de viagens para olhar a planta do navio.

Cartão internacional ou dólares?


A moeda oficial do navio é o dólar.
No início da viagem, você recebe um cartão magnético no qual serão armazenados todos os seus gastos.
Para isso, é preciso apresentar o seu cartão de crédito internacional ou fazer um depósito caução em dólares.

Espero que essas informações ajudem a esclarecer duvidas bem comuns entre os iniciantes nessa categoria de viagem que vem conquistando cada vez mais os brasileiros.
Divirtam-se e bom fim de semana a todos!!!



Texto retirado do link: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/cruzeiros-maritimos

Nenhum comentário: