quarta-feira, 11 de março de 2015

Reserva do Ibitipoca...um pedacinho mágico em Minas Gerais

Por Bia Parra



Meu primeiro contato com Ibitipoca foi através de um café da manhã na Teresa Perez com a participação do super  fotógrafo Araquem Alcântara que tinha feito um trabalho incrível na região.


De cara me apaixonei, escrevi até um post na época.

Porém recentemente  fui convidada para um Fam Trip de dois dia para conhecer pessoalmente tudo aquilo que já tinha me encantado e vou falar, eu não sabia de nada... O lugar é mágico!!!


A Reserva nasceu em 1981 com o intuito de preservação do Parque Estadual do Ibitipoca. Em 2009 visando ampliar o projeto de sustentabilidade, foi aberto o hotel para gerar crescimento econômico e social para a região cuja cidade mais próxima é Lima Duarte.



Um casarão com 8 suítes recebe os visitantes com um luxo colonial bastante despojado fazendo com que a gente se sinta em nossa casa. Você pode entrar e sair da cozinha a hora que quiser como quando estamos na roça, uma delicia!!!

O SPA é super bem estruturado com salas pra massagem e um gostoso salão para aulas de ioga pela manhã aos sons dos pássaros, não tem como não relaxar a mente.

Na parte superior tem uma jacuzzi deliciosa, e super conveniente para quem cavalgou, pedalou ou fez caminhadas. O relaxamento  conduz o nível de stress a valores negativos.


Mas de verdade o maior ativo da Pousada do Ibitipoca é o capital humano.  Sim,  eu nunca fui a um lugar, e olha que lá se vão 10 anos de turismo,  em que tenha vivenciado um serviço tão prestativo, tão atencioso e delicado. Não é apenas eficiente, isso também, mas é uma atmosfera caseira, despretensiosa, humana, como se estivéssemos de férias na casa dos nossos avós.  

O cuidado com a comida, com os passeios, com a estrutura ... tudo é minunciosamente preparado mas o grande diferencial é com quantidade de vezes que são capazes de nos surpreender.  Mas sobre isso eu não posso falar, tem que ir para conferir!!!

O que tenho pra dizer é que ficar uns dias na Reserva do Ibitipoca é uma experiência transformadora do ponto de vista conceitual. É uma aula de gestão,  compromisso social, integração,  humanidade e muita, muita beleza!!!

Parabéns a todos vocês que fazem deste projeto uma das melhores coisas do nosso turismo Brasileiro.

Muito obrigada por todo carinho.... já muitas saudades!!!

Assim como quero agradecer a todos os meus novos e queridos amigos que fizeram deste FAM uma grande viagem!!!



Informações práticas:

Como chegar:
Para quem está em SP - É possível ir de avião Viracopos/ Zona da Mata/ Viracopos (Azul) e de lá pegar um transfer de aproximadamente 2:30hs até a Reserva.
Pode também ir de carro (aproximadamente  420km  - 6hs).

Para quem está no Rio - Ir de carro é a melhor alternativa (aproximadamente  240 km -  3:30hs).
Para quem está em belo Horizonte - Também ir de carro é a melhor opção ( aproximadamente 295 km – 4hs).
A Pousada também dispõe de pista própria para pouso de helicópteros e pequenos aviões particulares.

O que levar:

Roupas confortáveis para caminhadas, cavalgadas e andar de bicicleta. De dia costuma fazer bastante calor, mas de noite um ventinho bem frio costuma embalar as conversas no alpendre, então um casaco e uma echarpe são muito bem vindos.

Vestir sempre maio para as caminhadas pois tem muitas cachoeiras deliciosas, não dá pra perder!!!

Dica de sucesso:
Ibitipoca é um destino para ser composto com as cidades históricas e Inhotim, fica perfeito desta forma.

Maiores informações nos mande um e-mail: biaparra@afinaltur.com.br


Um grande beijo Bia

Nenhum comentário: