quarta-feira, 30 de setembro de 2015

UM DIA NO PARQUE ARIKOK EM ARUBA... IMPERDÍVEL!!

Por Bia Parra



 Aruba tem sido um dos destinos mais procurados por quem quer viajar neste final de ano  e isso é totalmente justificável  pela estrutura de viagem que o destino oferece.


Essa ilha pequenininha conhecida como ILHA FELIZ  fica ao norte da Venezuela e é conhecida por suas águas claras e areia branquinha, deliciosa pra família, grupo de amigos, casal em lua de eml... enfim pra todo mundo!!!

A rede hoteleira é super completa e extensa, pra todos os gostos e bolsos. Conta com 28 hotéis e resorts ao longo da costa oeste onde os spas, cassinos e campos de golf dão conta de muita diversão adulta e mergulhos, passeios e muita praia fazem a alegria da garotada.

Muito já se falou de Aruba, com certeza você conhece alguém que já foi para lá. Numa próxima vez que o encontra-lo pergunte se ele já passou o dia no Parque Nacional Arikok... você verá que as experiências que irei descrever agora muito pouca gente  vivenciou, mas que você terá a oportunidade de contar quando for, então anote aí e conte pra gente depois.

Parque Nacional Arikok
Este parque incrível ocupa cerca de 20% da ilha caribenha e é um habitat natural protegido para muitas espécies selvagens e tem paisagens variadas a serem exploradas.

De manhã cedo: visita à montanha Hooiberg – parada mais que obrigatória antes de chegar ao Parque...
O Hooiberg é uma montanha em formato de cone que tem aproximadamente 165 metros de altura e está localizada bem no centro da ilha. O lugar oferece uma vista espetacular em um dos pontos mais altos de Aruba.  Além da deslumbrante vista panorâmica, cabras selvagens, periquitos e os lagartos coloridos fazem a subida valer qualquer esforço.

Dica: Pela manhã o calor não é tão intenso, o que facilita a subida dos degraus até o topo. Para ver o maravilhoso nascer do sol do topo, inicie a caminhada ainda na madrugada.

O café da manhã local é necessário...
Após subir uma montanha nada melhor que um bom e típico café da manhã .


Dica: Voltando para a estrada principal, existem duas confeitarias com vista para o Hooiberg: a Bright Bakery e Huchada Bakery. Não perca o típico café holandês, sucos naturais, pães e doces. Estes são locais de moradores da região, então aproveite e faça amizade rsrsr!!

Parque Nacional Arikok: visita a Daimari e piscina natural
Agora vamos entrar no parque mesmo...


Os bilhetes podem ser adquiridos na área de visitantes. Adultos pagam US$10 e jovens e crianças até 17 anos têm entrada gratuita. Aproveite para  solicitar informações sobre a área e suas principais atrações e organizar sua visitação.

Nossa sugestão é começar pelo Daimari, no extremo norte do parque. Localizado próximo das áreas onde foram encontrados os primeiros depósitos de ouro na ilha caribenha, Daimari é uma exuberante plantação de coqueiros do século 17 ainda em funcionamento.

Aventure-se em um passeio de quadriciclo e visite a piscina natural... é linda!!!

Conhecida localmente como conchi, a piscina tem águas calmas por conta de uma grande barreira de rochas de lava vulcânica que as protegem do mar aberto. É um lugar perfeito para praticar snorkeling, pois é possível encontrar  tartarugas.


Início da tarde: Dos Playa, Boca Prins e Caverna Fontein

Seguindo para o sudeste, a próxima parada é em Dos Playa. São duas enseadas de areias finas e branquinhas, esculpidas em um penhasco pelo oceano e separadas por uma parede de pedra. É o local ideal para um delicioso piquenique ou simplesmente para tomar sol. A praia tem um papel importante por ser um local de nidificação de tartarugas em reprodução. Apesar de ser um recanto muito apreciado por surfistas, a praia conta com restrições para banhistas.
Continuando nesta rota, encontra-se Boca Prins. A enseada possui fascinantes dunas de areia que constantemente mudam de forma por conta dos fortes ventos do local. Nadar aqui é proibido, mas a vista é impressionante.



Um pouco mais adiante está a Caverna Fontein. Essa caverna de calcário é famosa pelos desenhos ameríndios de mais de 1000 anos que decoram as paredes e o teto. 




Pausa para o almoço

Depois de tantos passeios, você vai estar faminto, não é?!


Não se preocupe , existe um pequeno oásis para fazer uma boquinha. O Boca Prins Restaurant & Bar tem uma vista incrível e serve gastronomia local, como garoupa criola ou espetinhos de frango, além de hambúrgueres e sanduíches. Refresque-se com uma típica cerveja Balashi bem gelada ou com um drinque do bar.

Acho que só este momento já valeria tudo né...


Finalizando o passeio no parque: Caverna Guadirikiri, mais aventura!!

Se você gostou de conhecer a Caverna Fontein, vamos continuar nossa aventura na Caverna Guadirikiri, localizada um pouco mais a sudeste.


Famosa pela luz natural que entra por entre as frestas no teto de calcário em suas duas câmaras principais, a caverna é linda!!!


Na sequência, vamos seguir para a montanha mais alta da ilha. A 189 metros de altura, a Yamanota oferece uma vista única das duas costas de Aruba. Existe uma estrada para um dos pontos mais altos da montanha, mas é necessário caminhar uma curta distância para atingir o topo e apreciar o visual incrível.

A parada final no parque é no Cunucu Arikok, localizado próximo à entrada. Essa fazenda parcialmente restaurada se assenta aos pés do monte Arikok, e apresenta uma tradicional casa de taipa ou cas di torto.



As cores do entardecer... Urataka Center

Apreciar os tons âmbar e rosa do colorido pôr do sol na região rural de Aruba é tão inesquecível quanto na praia. O Urataka Center, logo após a saída do parque, é o local perfeito. Para matar a sede após o passeio, peça um drinque Aruba Ariba e deguste-o no terraço, enquanto assiste o sol se pôr.



Curta um delicioso jantar rústico na pequena Santa Cruz

Agora você já está voltando e por que não jantar em um pequeno restaurante familiar? Na estrada principal da cidade, o Don Pincho oferece pratos típicos locais e argentinos, incluindo pinchos (espetos de carne bovina), peixe grelhado e o favorito arubano: Jambo, um cozido fresco feito com quiabo.


Dica de sucesso:  Alugue um jipe ou peça ao seu guia para incluir todos estes pontos no roteiro. Sobretudo, lembre-se de levar sapatos confortáveis para descobrir cada cantinho desse local magnífico!

Depois disso tudo o que falar né?!
O negócio é arrumar as malas e ir embora de férias...
Um beijo e até mais


*Inspiração: AFT Comunicação Integrada

Nenhum comentário: