terça-feira, 3 de abril de 2012

Trem de Luxo - Curitiba a Morretes.

Por Helena Ruano.


Curitiba é uma cidade que não faltam atrações!!! Possui uma rica programação cultural, além de eventos, a cidade conta com diversas atrações como o museu, setor histórico, praça da liberdade, Oscar Niemeyer e o mercado municipal, jardim botânico que é um dos principais cartões postais de Curitiba.

Não há como ir a Curitiba e não fazer um dos seus mais tradicionais passeios, o trem de luxo da Serra do Mar Paranaense, que liga Curitiba a Morretes e Paranaguá.

A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880. O seu objetivo era estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, garantindo o desenvolvimento econômico da região.

O primeiro trecho tem duração de 3 horas aproximadamente e oferece serviço de primeira classe para os passageiros.

A sua decoração é surpreendente e logo que entramos os passageiros já são recepcionados com espumante, comissários bilíngues, serviços completos incluindo bebidas e lanches. É o trajeto que mais encanta nesta viagem. A ferrovia por onde passa tem mais de 125 anos de historia. No meio do trajeto o trem realiza algumas paradas para que os passageiros possam tirar fotos da paisagem.

Paisagem da Mata Atlântica 
Parte do trajeto, quando se olha para baixo, não é possível ver o trilho e a sensação é de estar voando, entre outros lugares sensacionais, onde o clima é agradável, as atrações gastronômicas e as construções são os principais atrativos.

Ele conta também com passeios a cachoeiras, observar diferentes espécies de fauna e flora local.

Em Morretes é um lugar ideal para provar o barreado, prato que deu fama á cidade, ele pode ser encontrado em diversos restaurantes da cidade.

Há também a opção de ir até Paranaguá com o próprio trem de luxo que vai até lá aos domingos. É nela que está localizada um dos mais importantes portos ao sul do país.


A partir da cidade é possível chegar a um dos destinos mais paradisíacos do Brasil, a Ilha do Mel, ela pode ser acessada de barco e a travessia dura cerca de uma hora e meia.

O trem é operado pela Serra Verde Express e a BWT que é a operadora que faz a distribuição oficial do produto.
É um passeio diferente que com certeza vale a experiência!!!



Até logo

Um Beijo,
Afinal.

Nenhum comentário: