quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CENAS DE BERLIM...

Por Bia Parra



Berlim é única!!!

Tive um pouco de resistência em marcar minha viagem a Berlim por um certo tempo. Gostaria de estar preparada para visitar a cidade de forma plena e aproveitar seus vários aspectos e ângulos e não somente focar os horrores das guerras, Berlim é muito mais...


Pra mim até pouco tempo estava ainda muito presente a opressão, o antissemitismo, os horrores do genocídio em massa, a existência de um muro...
Não me sentia preparada emocionalmente para uma possibilidade de encontrar a tristeza nas pessoas ou ainda uma memória recente de um povo surpreendido pelo pior da humanidade por consecutivas vezes... pensei por mim e como para mim seria, me enganei!!!

O sentimento predominante é o de total esperança de dias melhores, de entusiasmo pela liberdade e do gosto pela atual condição de vida...tudo é muito vivo!! Por onde andamos vimos sorrisos, gentilezas , descontração e muita, muita sensibilidade.

O Alemão não esqueceu (e nem perdoou, quem o faria?), o alemão aprendeu a conviver com a dor do passado sombrio mas isso ficou pra trás. Esquecer...jamais sob pena de um outro imbecil repetir desatinos em nome do povo, mas cultivar um sentimento de desolação também é algo impensado...de forma alguma querem viver das angústias de outros tempos, querem apenas ser livres e nada mais. Este é o que vimos na cidade o todo tempo.

A melhor forma de circulação nos meses mais
quentes (estávamos no verão) é de bike!! Todo mundo pedala e o trânsito é mega comportado para os ciclistas, pura harmonia!!  Você pode fazer roteiros culturais, gastronômicos ou apenas desfrutar as belezas das construções e seus diferentes estilos arquitetônicos com sua bicicleta, isso sim é o verdadeiro luxo numa cidade e o foi em nossa viagem.

Eu e marido Edu resolvemos então pedalar quase que todo tempo. Todas as manhãs desenhávamos nosso roteiro e lá íamos Berlim afora.

A Ilha dos Museus é linda. Entre o rio Spree e a rua Kupfergraben, a ilha oferece obras-primas de 6000 anos de história da humanidade. O Museu Antigo construído em 1830 conforme o projeto de Karl Friedrich Schinkel, foi a primeira construção na ilha e o primeiro museu público prussiano. Em 1859 foi construído o Museu Novo e em 1876 a Antiga Galeria Nacional. Em 1904 finalizaram o Museu Bode e em 1930 o Museu Pergamon.


Esse conjunto construído em forma de templos abriga importantes tesouros da história. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999, é o coração da paisagem de museus de Berlim e o maior projeto cultural de investimento da Europa...imperdível!!!!

Outro ponto incrível é passear pelo Tiergarten, um bairro na parte ocidental da cidade onde há um grande parque que funcionava como um lugar de caça para os reis da Prússia, o Tiergarten, que deu o nome ao bairro. Lá se encontram vários monumentos arquitetônicos, como Siegessäule, Kongresshalle e o Palácio de Bellevue. 

No Tiergarten, busque também pelo Memorial de Guerra Soviético . Após o fim da Segunda Guerra Mundial o comando do Exército Vermelho erigiu três monumentos soviéticos em Berlim, a fim de lembrar principalmente os vinte mil soldados soviéticos mortos durante a campanha de ocupação da capital alemã. Estes monumentos não são apenas homenagens à vitória, mas também cemitérios de soldados. A energia é incrível.

Procurar exemplos da escola Bauhaus também é algo delicioso para se fazer de bike. Para quem ainda não conhece muito, Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo. A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista. Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo de Hitler a Bauhaus foi fechada, também por ordem do governo.

Passamos uma tarde deliciosa percorrendo as ruazinhas de compra a lá Vila Madalena do bairro Mitte onde lojas de renome se misturam a ateliês e lojas locais bacanudas em meio a muitos cafés e restôs descolados.


Já falei em posts anterior do Reischtaig (http://afinalturismo.blogspot.com.br/2013/07/uma-visita-ao-reichstag-o-parlamento.html ) o Parlamento Alemão. Pra mim é a primeira visita obrigatória em Berlim e também fica bem ao lado do Portão de Brandemburgo. 

Construído entre 1788 e 1791 por Carl Langhans (1732–1808), arquiteto-chefe de Frederico Guilherme II da Prússia, o portão de arenito foi inspirado no Propylea, o portão da Acrópole em Atenas, no estilo neoclássico. Sobre o portão está uma Quadriga da Vitória, uma escultura de bronze da deusa da vitória guiando uma carruagem levada por quatro cavalos. Quando a Alemanha foi dividida em 1961 o portão ficou isolado em meio a uma área restrita pelo Muro de Berlim, na Berlim Oriental e se tornou o Símbolo de uma cidade dividida, é maravilhoso!!!!

O que amamos...

Um hotel – ADLON KEMPINSKI (maravilhoso, amamos!!!)


Um restô – PAULY SAAL ( beeeem local!!)





Mais um restô: GRILL ROYAL (comida deliciosa ao lado do rio)

Uma experiência – UNSICHT-BAR (jantar às escuras, incrível, incrível, incrível!!!) 




Um Museu – DEUTSCHES HISTORISCHES MUSEUM DHM (é tão incrível que farei um post só pra ele)


Um café – EINSTEIN KAFEEHAUS (o melhor rosbife que já comi na vida!!!)



E assim foi a nossa experiência em Berlim com uma promessa, voltar o mais rápido possível!!!

Um beijo e até mais.

Nenhum comentário: