quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CONHECENDO O MUSEU HISTÓRICO ALEMÃO EM BERLIM...

Por Bia Parra



Estava louca para escrever sobre este museu que me enlouqueceu, o Deutsches Historisches Museum em Berlim.

Eu e marido Edu já nos impressionamos de cara com imponente Zeughaus, o prédio mais antigo da Av. Unter den Linden construído entre 1695 e 1706 para armazenar o arsenal militar da Prússia. Os sucessivos bombardeios da Segunda Grande Guerra o prédio foi bastante danificado e posteriormente restaurado o que da uma áurea retro incrível cheia de historia e energia.


Ele foi fundado em 1987 pelo chanceler Helmut Kohl e pelo prefeito de Berlim Eberhard Diepgen em comemoração ao 750º aniversário da cidade, e é dedicado à preservação da história da Alemanha. De verdade um acervo incrível divido em duas grandes alas. A primeira da antiguidade até 1914 e a segunda ala de 1914 até os tempos atuais. São mais de oito mil objetos apresenta a história da Alemanha enquadrada no contexto internacional, mostrando as interligações e intercâmbio com os países vizinhos. São mostrados os acontecimentos políticos e conflitos, mas também o desenvolvimento social e econômico.

O que adoramos muito foi a diversidade de objetos, relatos, ambientações, tudo super cuidado nos remetendo a uma viagem histórica que eu nunca tinha visto em outros museus, exatamente por percorrer tantos anos num mesmo ambiente. Se pudéssemos passaríamos mais varias horas (recomendo pelo menos um manha ou uma tarde inteira).


Surpresas, emoções e lagrimas não faltaram, o lugar é único e obrigatório.

O Museu tem além do prédio Zeughaus uma construção anexa com arquitetura moderna projetado pelo arquiteto de origem chinesa-americana Ieoh Ming Pei. Este prédio novo fica atrás do Zeughaus e nele ocorrem as exibições temporárias que complementam a exposição permanente.

Por sinal duas exposições interessantíssimas estavam acontecendo enquanto estava lá, a Zerstörte Vielfalt. Berlin 1933 – 1938 (Destroyed diversity. Berlin 1933 – 1938) extremamente emocionante por evidenciar tantas vidas arrancadas de cidadãos intelectualmente brilhantes. A outra mais leve e divertida contava a historia das campanhas publicitarias ao longo dos anos das Cias Aéreas Europeias e agências de viagens, para nós da aérea foi muito legal.


O Museu Histórico Alemão é aberto diariamente das 10:00 às 18:00, ficando fechado nos dias 24 e 25 dezembro. A entrada é grátis para crianças e
adolescente até 18 anos.
Endereço: Unter den Linden 2 – Mitte, 10117 Berlim
Site: http://www.dhm.de

Surpresas, emoções e lágrimas não faltaram, o lugar é único e obrigatório, estamos loucos para voltar.

Um beijo e até mais.·.


Nenhum comentário: