quinta-feira, 13 de março de 2014

ROTEIRO MEGA ATUALIZADO DE LONDRES...

Por Bia Parra


Londres será sempre um dos nossos destinos favoritos!! De verdade temos uma relação de amor com sua história, sua dinâmica, seu conceito plural. Por isso adoramos atualizar nosso blog com tudo o que achamos de informação bacana para dividir com vocês amantes da eterna terra da Rainha e do 007.
Mais uma vez utilizaremos as preciosas dicas de nosso amigo e parceiro Manzano da WT TOURS... aproveitem a leitura, esperamos que sirva de muita inspiração para o próximo roteiro de vocês!!!

DE METRO EM LONDRES
O melhor meio de locomoção na cidade. Foi um dos primeiro sistemas de metrô do mundo. As estações não são modernas, os carros não são amplos, mas o  importante é que funciona, tem uma pontualidade ótima e atende toda a cidade e subúrbios.

O nome oficial do metrô em Londres é Underground, mas todos se referem a ele como The Tube, pois o formato dos túneis lembra um túnel, ou tubo.  No metrô londrino as linhas não tem números, como na maioria das outras cidades, e sim nomes: Linha Bakerloo, Central, Circle, Northern, Picadilly, District etc, cada uma representada por uma cor diferente. Vale a pena comprar um passe para vários dias, pois para vários deslocamentos é mais econômico que comprar bilhetes individuais para cada viagem.

O metrô de Londres divide a cidade em zonas concêntricas numeradas de 1 (a mais central) à 6 (a mais externa), e ao comprar o passe lhe perguntarão para quais zonas você quer o bilhete. A maior parte das atrações na cidade está nas zonas 1 e 2, por isso um passe para estas duas partes da cidade é suficiente para ir a quase todos os lugares. Só compre para as zonas mais externas se você realmente pretende ir até lá. Guarde seu bilhete até sair do metrô, pois também é necessário inserir o ticket na roleta na hora de sair da estação. 

Dica de sucesso: Compre o OYSTER o bilhete único deles e seja feliz nos deslocamentos!! Super funciona para todo transporte público. Podem ser comprados em diversos pontos da cidade, como bares, pubs ou algumas bancas de revistas. Se não conseguir encontrar informe-se na portaria de seu hotel qual o local mais próximo onde você poderá comprar um Oyster Card. Ao terminar a vigência de seu fora seu cartão não o jogue fora, basta levá-lo a qualquer destes locais credenciados e adquirir mais créditos.
Site oficial do metrô de Londres: London Underground



DE BÚS EM LONDRES

Mais do que simplesmente um meio de transporte, os tradicionais ônibus vermelhos de dois andares estão entre as melhores atrações turísticas de Londres, e mesmo que você não precise, não deve deixar de fazer ao menos uma viagem num deles. Os ônibus não tem trocadores nem roletas, e passageiros já devem estar de posse do bilhete antes de embarcar. Estes bilhetes são os mesmo usados para andar de metrô, o que torna ainda mais vantajoso possuir um passe para vários dias. De posse de um destes passes magnéticos, você simplesmente o aproxima da leitora ao embarcar, ouve um bip e pronto, sua viagem está liberada. Pode-se usá-los a vontade, quantas vezes quiser por dia, dentro do período de validade..

O transporte de ônibus serve como complemento da rede de metrô, e as rotas não são muito longas. Todos os pontos da cidade tem mapas, identificando as linhas que servem àquele local e os respectivos horários. Diversos pontos de ônibus tem também painéis eletrônicos, informando qual será o próximo ônibus a chegar, à qual linha ele pertence e o tempo estimado para chegar àquele ponto. Para turistas os mapas de rotas e horários existentes nos pontos podem à primeira vista parecer um pouco confusos, mas nossa sugestão é que você dedique alguns minutos para interpretar e compreender aquelas informações e depois verá que na verdade são fáceis de entender e, principalmente, muito úteis.
Site do sistema de transportes urbanos de Londres, com informações sobre rotas, horários e mapas de linhas: http://www.tfl.gov.uk/

Mapas diversos sobre as rotas de ônibus na cidade podem ser obtidos em http://www.tfl.gov.uk/gettingaround/maps/buses/?alpha=E.

VALE A PENA UMA CAMINHADA POR LONDRES 




Em quase todas as esquinas da cidade existem pintadas nas ruas as expressões Look Right e Look Left. Elas tem por objetivo lembrar aos turistas, pouco acostumados com a mão inglesa, a direção em que devem olhar ao atravessar as ruas. Pode parecer desnecessário, mas frequentemente em cruzamentos com várias vias, turistas ficam desorientados e sem noção de onde vem o trânsito, e estes lembretes pintados no chão ajudam a evitar acidentes.

Para quem vem de outras cidades onde o trânsito infelizmente é selvagem a educação dos motoristas locais pode surpreender. Por exemplo, se um pedestre chegar a uma faixa zebrada de travessia e parar em frente a esta faixa, o motorista que estiver se aproximando irá parar o carro, e esperar que o pedestre atravesse a rua, para somente então prosseguir. Em diversos cruzamentos não existem sinais de trânsito, somente um globo de vidro iluminado. Isto é um aviso que naquele ponto pedestres tem preferência sobre automóveis e assim que você chegar à beira da calçada e olhar na direção do trânsito verá que os carro param e esperam você atravessar.
ONDE SE ALIMENTAR.
PUBS
Ao contrário do que a maioria pensa, não são somente para beber. Muitos servem ótimos pratos durante todo o dia, com comida quente, sanduíches ou lanches rápidos. Se quiser acompanhar com um chope, peça do tipo lager que é claro, parecido com o que temos no Brasil, e é servido gelado, ou o bitter que é amargo, avermelhado, e vem fora do gelo. Há pubs de todo jeito na cidade, e a maioria são movimentados e alegres, pois as pessoas não vem aqui somente para comer ou beber, mas também para comemorar, papear e jogar conversa fora. Alguns dos pubs mais famosos são:

Lamb and Flag (Covent Garden)
The Red Lion (Picadilly)
Salisbury (perto da Trafalgar Square).
Bunch of Grapes (Brompton Road, perto da Harrod´s. Este é nosso preferido ).

Nos pubs geralmente o cliente escolhe seu prato no balcão de refeições, paga e vai para sua mesa. Quando seu prato estiver pronto ele é levado até você. A bebida é pedida em separado e só é servida no balcão de bebidas. Vá até lá, escolha a cerveja pela marca (há uma torneirinha para cada marca), pague e leve para sua mesa. Também há outras bebidas, como  vinhos e refrigerantes. 

RESTAURANTES

Garfunkel´s:  Tem boa variedade de pratos, sobremesas ótimas, entradas saborosas (cheese garlic bread) e bons vinhos.  Sugerimos experimentar a Chicken Kiev (peito de frango crocante, recheado com molho de manteiga ao alho, acompanhado de batatas assadas à moda inglesa e salada). Para sobremesa recomendamos o Chocolate Revenge (bolo de chocolate com calda acompanhado de três tipos de sorvete, creme chantilly e cobertura de calda de chocolate quente).

Harvester: Menus bem preparados, pratos apetitosos, ambiente agradável.  
Jamie's Italian: Cozinha Italiana, num ambiente descontraído e informal. Sempre animado
Pret a Manger: Ideal para quem procura uma refeição rápida. Muitas saladas, opções light ou com baixas calorias. Bons sanduíches.

Comida Indiana: A comunidade indiana na cidade é imensa, e restaurantes típicos são encontrados às dezenas. Já experimentamos alguns, mas o que mais gostamos e por isso sugerimos é o King's Cross Tandori (341 Gray's Inn Road, quase em frente à King's Cross Station). Não deixe de pedir o pão indiano (delícia).

Chá das Cinco

Poucas tradições são tão britânicas quanto o chá das cinco, e também tão saborosas. Diversos restaurantes e hotéis da cidade servem, geralmente entre 15 e 19 horas, lanches acompanhados de tortas, bolos, doces, cremes, geleias e claro, chás de todos os tipos.  Um dos nossos preferidos é o servido pelo restaurante The Georgian, situado no quarto andar da Harrods. Não deixe de experimentar os deliciosos scones com clotted cream (um tipo de bolinho/pãozinho com creme de leite).

Lojas de Departamento:

Algumas destas lojas foram fundadas há quase 200 anos, e representam tanto para o as tradições do país como o chá das cinco ou os ônibus vermelhos de dois andares. Mesmo que não compre nada, não deixe de visitar algumas.

Harrods. Quase uma catedral de consumo. Tem 330 departamentos distribuídos em vinte mil metros quadrados e seis andares de um prédio belíssimo situado no elegante bairro de Knightsbridge. O lema da loja é: Tudo para todos, em todos os lugares. Mesmo que isto seja certo exagero, o fato é que a Harrods é um mundo a ser explorado com calma.

Marks &Spencer : Mais ao estilo moderno. Preços acessíveis. Bom supermercado no subsolo.
Selfridges . Situada na Oxford Street, só perde em tradição e tamanho para a Harrods.
Fortnum & Mason. Elegante, mas muito cara. Vale só para conhecer.

ROUPAS
PrimarkPreços ótimos, mulheres alucinadas comprando de tudo e saindo carregadas de sacolas. A melhor e maior loja é a da Oxford Street.
H&M: Preços mais altos que os da Primark, mas com artigos ótimos e alguns de bons preços. 
BHs: Preços bons, produtos de qualidade.

Música, Vídeos, Games, Artigos para informática
A melhor loja é a HMV (existem diversas filiais, mas a da Oxford Street, entre a Totenham Court Road e Oxford Circus é a maior da cidade). Clássicos, modernos, rock, pop, indie, eletrônica, world, étnicas entre outras. Imperdível para quem gosta de música e procura raridades.
Cosméticos (Perfumaria, Cremes em geral)
Boots, a principal rede do gênero, presente em todo o Reino Unido. Diversas lojas pela cidade.
 MUSEUS 
British Museum (Imperdível, com destaque para os setores dedicados ao Egito, Grécia e Mesopotâmia).
Museu de Cera de Madame Tussaud (ótimas reproduções de personalidades históricas e atuais).

Victoria & Albert Museum (tesouros, peças históricas, e exposições com objetos antigos de várias civilizações).
Natural History Museum (um dos melhores museus de História Natural do mundo).
Science Museum (dedicado à todos os ramos da ciência e tecnologia).
Transport Museum (todos os tipos de transporte usados em Londres nos últimos 200 anos).
Imperial War Museum (dedicado à história dos conflitos armados,  com destaque para as grande guerras mundiais).

RAF Museum (dezenas de aviões de várias épocas, perfeitamente conservados).
Greenwich Maritime Museum (duas atrações muito próximas: museu marítimo e observatório de Greenwich).
London Dungeon (museu de cera retratando as histórias e torturas da idade média. Indicado para quem tem estomago forte)




BRINQUEDOS 
Hamley's, uma das melhores lojas de brinquedo do mundo, situada na Regent Street. Não deixe de visitá-la !!!
REGIÕES PRINCIPAIS - Vale a pena percorrer algumas destas regiões:-
Westminster. Região central, onde estão os símbolos mais conhecidos da cidade, como o Big Ben, Palácio de BuckinghamParlamentoAbadia de WestminsterSt. James Park e Green Park. Nem todos estão abertos à visitação pública, mas você não pode ir a Londres sem vê-los pessoalmente.

Notting Hill. Virou atração turística internacional depois do filme de Julia Roberts e Hugh Grant. Construções pequenas, de fachadas coloridas, ruas estreitas e dezenas de cafés, bares, livrarias, mercadinhos, delicatessen, lojinhas e antiguidade. O centro das atrações turísticas é o mercado de rua que acontece aos domingos, o Portobello Road Market.


Mayfair: Onde moram os ricos e famosos. Mansões, casarões, embaixadas, hotéis luxuosos, parques que só podem ser frequentados por moradores, lojas chiques e caras, como ao longo da Bond Street.

Covent Garden. Em torno do prédio antigo do mercado histórico - que deve ser visitado aos domingos - estão ruas estreitas com arquitetura de época. Restaurantes, pizzarias, bares, pubs, moda alternativa, lojas de música. Destaque para as ruas Long Acre, Floral Street e Cobbled Neal Street.

Greenwich. Famoso por abrigar o observatório de mesmo nome, e que serve como referência para a hora global e divide o mundo em latitudes leste e oeste. Vá até lá de barco (eles partem do Westminster Pier, em frente ao Big Ben). Além do observatório, onde todo mundo faz uma foto com um pé em cada lado do mundo, visite também o National Maritime Museum, o histórico Old Royal Naval College, o veleiro Cutty Sark, e o parque Greenwich.

The City. Lugar onde Londres nasceu, fundada pelos conquistadores romanos. Atualmente é o centro financeiro da cidade. Prédios altos, executivos apressados, carrões saindo de garagens, bons cafés, poucos turistas. Vale visitar a St. Paul's Cathedral, os mercados  Spitalfields Market e Leadenhall Market (movimentados somente de manhã bem cedo), o Modern Museum of London e o Barbican Centre (complexo de eventos e artes).

Kensington. Área exclusiva e elegante, mesclando prédios clássicos com modernos. Lojas de grife, bons hotéis, restaurantes, bares, pubs e três museus imperdíveis: Victoria & Albert MuseumNatural History Museum e Science Museum.

Knightsbridge. Também uma região exclusiva e elegante, com lojas sofisticadas e de tradição, dentre as quais se destaca o Harrods. Passe aqui por volta das cinco da tarde, suba até o último andar e vá até o Saint George Restaurant, para curtir um delicioso Afternoon Tea à moda inglesa.

Soho: Logo abaixo da Oxford Street. Cult, movimentado e divertido, aqui estão pequenos teatros, lojas alternativas, dezenas de restaurantes e bares, pizzarias, sex shops e pubs. À noite é pouco recomendável para famílias mais tradicionais por ser so much fun!!!

South Bank. O lado da cidade ao sul do rio Thames. Bem menos turístico que a margem oposta, mas mesmo assim tem diversas atrações que não podem ser esquecidas, como a famosa roda gigante London Eye e o London Aquarium (praticamente em frente um ao outro). Siga caminhando mais uns 700 metros e chegará ao ótimo Imperial War Museum.

Tower Bridge. Onde ficam a Tower of London e a famosa ponte vizinha Tower Bridge. (Vá até lá de barco,  eles partem do Westminster Pier, em frente ao Big Ben). Vale a pena pagar a taxa para conhecer por dentro o principal castelo medieval de Londres e também pegar os elevadores e subir até a passarela suspensa da Tower Bridge.


Belgravia. Próxima ao Palácio de Buckingham, aqui estão hotéis caros, mansões centenárias e elegantes e muitas embaixadas. Bons restaurantes e pubs.

Camden Town. Informal e sem compromissos, exatamente o contrário da City. Lojinhas simpáticas e barateiras, gente descolada, cafés e bares sempre movimentados, lojas de tatuagens, moda punk, dark e muito mais. Visite o Camden Market e depois embarque numa das embarcações que fazem rotas turísticas pelo Regent's Canal, o canal artificial que corta a parte norte de Londres. Os cruzeiros são oferecidos por diversas empresas, como a London Waterbus.

Chelsea. Já foi o centro da cultura pop e alternativa de Londres, mas hoje lembra mais uma área comercial alternativa, como uma Oxford Street em menor escala. Dezenas de  lojas, boas livrarias, cafés, bares, lojas, butiques fashion e muita gente jovem e animada pelas ruas. Percorra a King's Road, a principal avenida da região.

Picadilly. Em torno da famoso monumento com a estátua de Eros reúnem-se jovens, sentados nas escadas bebendo cerveja. Movimento frenético de trânsito, grandes letreiros luminosos, boas lojas e diversos restaurantes de fast food. Siga depois pela Picadilly até o Green Park.



Abbey Road. Passeio imperdível para fãs dos Beatles. Atravesse a mesma faixa de pedestres que serviu de capa para o último disco dos Beatles, o histórico Abbey Road. Veja o estúdio onde eles gravaram dezenas de canções e leia / escreva uma mensagem no muro em frente ao estúdio.

MERCADOS NAS RUA, Vale a pena conhecer, você  encontrará:- antiguidades, roupas, artigos diversos...ou apenas ver gente bonita e se divertir. 
Portobello Road Market. Em Notting Hill. O comércio acontece ao longo da rua Portobello e o melhor dia é aos sábados.
Camden Markets. Em Camden. Um dos mais variados e divertidos. Ao longo da Camden High Street.
Brick Lane Market: Middlesex Street, aos domingos de manhã. Roupas, frutas e de tudo um pouco. 
Greenwich Market. Em Greenwich. Vá de barco - eles partem do Westminster Pier. De 5a à domingo. Artesanato, artes, presentes. 
 TEATROS, SHOWS...
Os melhores teatros estão situados em Charing Cross, Shaftesbury e Strand. Para conferir quem está se apresentando onde, ver preços e fazer reservas sugerimos os sites:
PASSEIOS SUGERIDOS
Greenwich (onde fica a linha internacional do tempo, que divide o mundo em longitudes este e oeste -  um bom lugar para fazer a tradicional foto com um pé em cada lado do globo).

London Aquarium, um dos melhores aquários que já visitamos.

Covent Garden (programa de domingo). Antigo prédio onde funcionava um dos maiores mercados da cidade. Reformado, agora é um dos pontos turísticos mais animados de Londres. Aos domingos se transforma numa das principais opções de lazer da cidade, com muita gente, música ao vivo, apresentações teatrais, marionetes, restaurantes, pubs, artesanato e muitos produtos típicos à venda. Não deixe de passar no pequeno restaurante existente na parte central do mercado, onde são servidas as tradicionais batatas assadas à moda Inglesa, com diversos tipos de recheios deliciosos.

Dica para entrar no clima: Filme My Fair Lady

London Eye (programa giratório): Roda gigante  com altura equivalente a um prédio de 45 andares. Permite, num dia claro, ver até 40 km em volta, uma volta na London Eye é a melhor forma de ver Londres de um angulo privilegiado.

Bom acho que com este resumão maravilhoso é só arrumar as malas e PARTIU LONDRES!!!

Beijos e até mais 

Nenhum comentário: