segunda-feira, 4 de maio de 2015

AONDE PASSEAR, COMER, AGITAR E COMPRAR EM BERCY EM PARIS.

Por Helena Ruano


A leste da Ponte de Austerlitz, inovações em arquitetura e urbanismo como as torres da Biblioteca, a piscina flutuante sobre o Sena, a sinuosa Ponte Simone de Beauvoir e a escultura de Oscar Niemeyer nas imediações da bela Cinemateca. 

Para passear Bercy Village, nada menos que 40 estabelecimentos, restaurantes, bares, butiques e caves se distribuem por casinhas antigas, que faziam parte de um entreposto ligado ao comercio de vinhos no século 19. > 28, Rue François Truffaut, metrô Cour Saint.

Bibliothèque Nationale surpreende pela arquitetura contemporânea e pela altura de suas quatro torres (80 metros), em forma de livros abertos ao redor de um jardim. Ali também acontecem exposições temporárias e sessões de cinema. > Quai François-Mauriac, metrô Bibliothèque François Mitterrand.

Piscina Joséphine Baker, uma piscina flutuante, aos pés da Biblioteca, onde dá para ser refrescar e ao mesmo tempo apreciar a paisagem do rio Sena, em dias quentes e ensolarados, a cobertura de vidro retrátil fica aberta. > Port de La Gare, Quai François Mauriac, metrô Quai de La Gare.

Promenade Plantée, o viaduto de 4,5 quilometros de extensão, por onde passava uma antiga estrada de ferro, foi transformado em um jardim elevado, se você conhece São Paulo, seria como se existesse um parque no Minhocão. > Acesso por escadas e elevadores ao longo da Avenue Daumesnil, metrô Bastille.

Para comer, Les Zygomates, em uma rua esquecida do 12° arrondissement, apresenta decoração vintage e graciosa. É que o chef Christophe Baron manteve a autenticidade dos tempos em que a casa era um açougue, no inicio do século 20.  > 7, Rue de Capri, metrô Daumesnil.


Le Temps Des Cerises, concorridíssimo, principalmente à noite, o restaurante de gastronomia francesa com mesas na calçada é ligado a uma cooperativa de produtores desde 1976, o que além de iconoclasta, barateia o preço. Quem vai sempre quer voltar. > 18-20, Rue de la Butteaux-Cailles, metrô Place d’Italie.

Le Train Bleu, construído para a Exposição Universal de 1900, o restaurante da estação Gare de Lyon é um desbunde. Tombado como patrimônio histórico, o suntuoso salao tem pinturas nas parades e no teto. Coco Chanel, Brigitte Bardot e Jean Cocteau são alguns dos ilustres clientes de outrora. > Place Louis Armand, 1° andar, metrô Gare de Lyon.

Sukhothai, excelente restaurante tailandês que está localizado no coração do bairro asiático do 13° arrondissement. Uma sugestão certeira é encarar a salada de camarões com citrone, que é levada à mesa envolta em uma folha de couve, acompanhada de sete camarões graúdos, folhas de hortelã, alface e coentro. > 12, Rue Père Guérin, metrô Place d’Italie.

Para agitar, Le Point Bar, instalado dentro do hotel Pullman Paris Bercy, tem estilão longe e decoração estilosa em marrom, vermelho e laranja. O cardápio é fornido com 60 coquetéis, entre eles, a caipirinha, e tapas saborosas. Em dias ensolarados é um pecado não rumar para o terraço. > 1, Rue de Libourne, metrô Cour Saint-Émilion.

Palais Omnisports, inaugurado em 1984, o ginásio é uma das principais casas de shows da Cidade Luz. A arena também sedia lutas e partidas de hóquei, basquete e vôlei.  > 8, Boulevard de Bercy, metrô Bercy.
Até a próxima, uma ótima semana para todos.

Beijos, Afinal Turismo.

Inspiração, informações retiradas: REVISTA VIAGEM E TURISMO- editado por Bruno Favoretto *** Imagens foram tiradas dos sites: www.dicasparisalacarte.com; www.bercykyriad.com; www.cecilekubik.fr; www.hipstersinparis.com; www.thetimes.co.uk; www.lafourchette.com; www.ladenicheuse.com; www.altasaciedade.com.br; www.linternaute.com; www.hotelmareuil.com; www.structurae.net; 

Nenhum comentário: