quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CRISTAIS BACCARAT LUXO E HSTORIA

Por Bia Parra



Pensar na trajetória dos cristais Baccarat é remontar a historia de Luis XV até os dias atuais...
Em um vilarejo de Baccarat, Lorena, que teve início a trajetória do que viria a ser a mais luxuosa cristaleria do mundo do luxo.


A principio chamada de vidraria Sainte Anne, em 1816 se tornou cristaleria por iniciativa do industrial Aimé-Gabriel d’Aarrtigues, já proprietário das Vidrarias e Cristalerias de Voneche em Baccarat.
Após uma medalha de ouro concedida em uma exposição de produtos manufaturados franceses os olhos da realeza se voltaram para a beleza dos cristais Baccarat e encomendas de Reis não faltaram, pois seus serviços de chás, jarros, taças viraram objetos de desejo nas mesas e recepções reais. Muito interessante notar que esta tradição esta mantida até os dias de hoje em cerimônias oficiais na França quando Nicolas Sarkozy ainda dispõe das coleções de taças Baccarat nas recepções como forma de honrar o visitante.

As encomendas vinham de várias partes do mundo  tais como os soberanos do império Otomano,das Arábia, do Marrocos, dos marajás do Rajastão, da corte Imperial japonesa e como não podia deixar de ser, da corte da Russia.

Premiações consecutivas afirmavam a notoriedade internacional por aquela que criava e produzias as peças mais cobiçadas do luxuoso mundo do cristal – MANUFACTURA BACCARAT.





Já em 1839, após o fim do império e a volta da monarquia, novas técnicas se fizeram necessárias dados os novos padrões de exigências e o clamor por novidades. Dentre varias técnicas uma em especial chamou muito atenção dada a beleza do resultado final “a la roue”.  Ela era feita  a mão com uma roleta e um disco de aço que escava o cristal. Esta foi a técnica utilizada por Jean-Baptiste Simon  para decorar os dois vasos em exposição no Museu Baccarat em Paris.

Muitas outras historias e grandes peças podem ser apreciados no Museu cujo endereço já é referencia por si só, uma residência no numero 11 da praça Estados Unidos comprada em 2003 cuja antiga proprietária era Maurie-Laure de Noailles (1902-1970), descendente do Marques de Sade.

Imperdível passar um bom tempo no museu se deslumbrando com a beleza da Manufactura Baccarat!!!
http://www.baccarat.com/en/the-world-of-baccarat/musees/gallery-opening-hours.htm

Inspiração: História Viva - Especial Grandes Temas – Ed 33

Nenhum comentário: