quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ILHA DE PORQUEROLLES....O DESCOLADO DE PROVANCE

Por Bia Parra


Navegar até Porquerolles a partir do porto de Hyères..este é o meu mais novo desejo de consumo de viagem, um lugar próximo à costa e ao mesmo tempo, outra Provance.

Porquerolles é um daqueles lugares que não está nos mapas óbvios do turismo, mas tenham certeza é destino certo de antenados e descolados de plantão.

Uma ilhota com apenas 7 km de comprimento por cerca de 2,5km de largura, Porquerolles é de uma beleza selvagem, aristocrática, sutil e refinada ao mesmo tempo.

O trajeto de vinte minutos a partir do porto de Hyères-les-Palmiers é um rito de passagem. Aos poucos se aproxima uma Provance cuja identidade nada se parece com aquela que conhecemos com seus enormes campos de lavanda e turistas para todos os lados. Não, Porquerolles é diferente, muito diferente.

Fora de temporada moradores de grandes metrópoles podem se chocar pois o vilarejo não deve ter mais do que 350 habitantes, para quem mora em São Paulo, encontra-se isso  num só prédio. Mas acreditem, ela faz acontecer!!!

No verão a pequena praça rodeada de bares e restaurantes com uma igrejinha ao fundo faz o cenário de filme virar uma confraria a céu aberto. A partir das férias de final de abril, início de maio o grupo de boêmios de paris desembarcam tranquilamente com suas bicicletas e seu alto número de visitantes transforma o pacato vilarejo em point do verão.

Porquerolles é tão especial que o visitante sempre quer voltar, isso porque é possível fazer um delicioso pic nic orgânico organizado por uma simpática Sra. Marie Claude Cano que mora numa bucólica casa no bosque...chic,chic,chic.

A região prima pelo delicioso gourmet..há dezenas de espécies de olivas cujo óleo tem acidez perfeita, com uma baguetinha fresca..humm. O vinho..simplesmente a melhor e mais antiga vinícola do arquipélago está ali também, Domaine de Ilé que produz 15mil garrafas por ano com o rótulo Côtes de Provance.


Imperdível uma visita na vinícola cujo anfitrião é um Palestino (!!) divino...super culto e engajado, é um dos organizadores do festival de verão de Jazz à Porquerolles.

É isso, quero muito ir a Porquerolles e vivenciar o luxo da simplicidade desta outra Provance!!!

Um beijo e até amanhã

* Inspiração: Meridiani - França Mediterranea

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa ilha é 1 verdadeiro charme.Alugar uma bicilcleta quando chegar na ilha é muito bacana .

Graciella disse...

Essa ilha é realmente maravilhos, tem um charme todo especial.
Uma dica é alugar uma bicilcleta para conhecer quase toda a ilha, e uma outra dica imperdível é 1 restaurante chamado Le Mas Du Langoustier ( maravilhoso e tem que fazer reserva).

Afinal Viagens e Turismo disse...

Gra, ótimas dicas!!
Como falei é o destino desejo. Restaurante já anotado!!!
Grande beijo, Bia