sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JORDANIA, SALAM ALEIKUM!!!!

Por Bia Parra



Não importa o que digam, visitar a Jordânia é algo muito especial...

E um País cheio de opções e contrastes. São paisagens idílicas, costumes exóticos e gente maravilhosa.
A Jordânia fica no Oriente Médio e faz fronteiras com a Síria, Iraque, Arábia Saudita e ao Golfo de Aqaba ( Fronteira marítima com o Egito), Israel e com o território palestino da Cisjordânia.

Uma breve relato da historia pode ajudar: Após a Primeira Guerra Mundial o Reino Unido recebeu um mandato para governar boa parte do Oriente Médio. Em 1920 A Grã-Bretanha criou a região autônoma da Transjordânia que alcançou sua independência em 1946, e passou a ser chamar Jordânia em 1950.

O país foi governado pelo rei Hussein (1953-99), um homem poderoso e intenso. Apesar de várias guerras e tentativas de golpe, 1989 ele reinstituído nas eleições parlamentares e a progressiva liberalização política, fizeram com que ele assinasse em 1994 o tratado de paz com Israel. Em 1999 o Rei Abdala II, o filho do rei Hussein, assumiu o trono após a morte de seu pai em fevereiro de 1999. Desde então, ele tem consolidado seu poder e realizado um agressivo programa de reforma econômica. A Jordânia aderiu à Organização Mundial do Comércio, em 2000, e começou a participar da Associação Européia de Livre Comércio em 2001.

A grande maioria dos Jordanianos é formada de árabes,circassianos e armênios. Sendo em sua grande maioria muçulmanos e cristãos.

De verdade uma joia do oriente que viu no turismo a solução para a falta de petróleo existente no país.

Saímos no lucro senão pois podemos desfrutar de um país recheado de ótimos resorts de luxo, maravilhosos serviços e principalmente uma excelente gastronomia.

Sua capital, Amã e vibrante com mais de 2 milhões de habitantes, e ponto de partida para a aventura de conhecer região tão única.

As fachadas de cor bege que caracterizam as construções recobertas de arenito determinam os pontos imperdíveis como a Mesquita Rei Abdullah I, a Cidadela, onde seria o povoado bíblico de Rabbath Ammon, e o Museu de Arqueologia.

O souk (mercado) no centro de Amã mistura moradores, que fazem lá suas compras, e turistas em busca de artigos com cores e sabores locais: doces, tecidos e keffiehs, os lenços quadriculados em vermelho e branco que os homens usam na cabeça, símbolos da Jordânia. Eu adoro um mercado...acho sensacional esta bagunça organizada...tem que ir.

Uma visita ao Mar Morto também e necessária, afinal a experiência é muito diferente!!! O Mar na verdade e um imenso lago de água salgada formado pelo Rio Jordão, aquele mesmo em que Jesus Cristo foi batizado.  Suas águas são muito calmas e não há ondas, mas a concentração de sal é dez vezes superior à dos demais oceanos o que torna impossível qualquer forma de vida ali e daí o seu nome: Mar Morto.

Por esta concentração de sal ser muito grande boiamos com facilidade o que é muito divertido, de verdade não afundamos de jeito nenhum, mas também se tiver com qualquer cortezinho na perna...ai ai ai, você vai gritar!!! Aproveite também para se embrenhar na lama do Mar Morto, os poderes medicinais já foram descobertos pela Dior, Chanel entre outros grandes lables...beleza pura e natural. Por sinal, os SPAs locais são um divertimento a parte, must go total. Dentro de hotéis que adoramos os tratamentos são primorosos. Depois de ter o corpo relaxado, fazer uma refeição leve e assistir ao pôr do sol  do Mar Morto...inacreditável!!

Na região de Ma'In a uma hora de Amâ tem um dos hotéis mais incríveis da região, o Evan Ma'In com águas termais e uma cachoeira de água quente...divino!!! O spa com a assinatura Six Senses, faz a alegria da turma do desfrute (eu!!!!). 

Como se não bastasse toda a estrutura do hotel o lugar tem uma herança histórica incrível. Ficam ali as ruínas do Palácio de Macharaerus onde Salomé teria dançado para o rei Herodes e pedido a cabeça de João Batista.

Se jogar no silencio do deserto de Wadi Rum também é um momento obrigatório. Nomeado recentemente Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a experiência exige que deixemos a mordomia de lado para vivenciar uma experiência beduína em tendas, é incrível e genuíno. Durante o dia o passeio de 4x4 ou balão é uma ótima pedida, mas é no final da tarde que o deserto se revela fascinante com um lindo passeio de camelos rumo ao pôr do sol e suas cores realçando os contornos das montanhas formando um espetáculo único. Imperdível o churrasco típico do jantar...depois uma ótima noite de sono nos prepara para um novo dia.

Renovados a idéia e chegar em Petra, uma das sete maravilhas do mundo moderno. O passeio Petra by Night é necessário!! Seus caminhos guiados por velas e um céu estrelado percorrendo os desfiladeiros de mais ou menos 2 km até o templo de 43 m de altura é um para o presente final da noite..absolutamente inimaginável!!

Em Petra ainda é possível aprender a culinária local com o grupo Petra Kitchen e voltar prontos para oferecer um banquete aos amigos enquanto contam as aventuras deste destino único.

Mas o que consideramos imprescindível é ter o acompanhamento de um bom guia que nos insira na arte, cultura e religião local. A imersão é obrigatória, nos faz desfrutar com nossa alma as riquezas  da maravilhosa Jordânia.

Um beijo e ótimo final de semana.

Nenhum comentário: