quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O MAIS BRASILEIRO DOS PRATOS... A FEIJOADA!!!

Por Bia Parra



Disparado é o prato que mais amo!

Adoro feijoada!!! Amo a origem, adoro os acompanhamentos, o tempero, o sabor e principalmente o clima.... já perceberam como é diferente o clima de restôs que servem a nossa feijoada?


Como um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, a feijoada tem origem nos costumes dos escravos africanos. O prato é uma mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes deliciosos que fazem até príncipes babarem (lembram no Henry há poucos dias aqui no Rio?!).

Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam tais partes aos seus escravos. Como a alimentação deles era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada, bendita sejam as mãos deste povo maravilhoso!!!


Assim resolvi dar uma lista dos restôs que mais gosto em São Paulo para uma deliciosa feijuca... Elaine querida, a sua ainda é a melhor( nosso fada que trabalha em casa!!), mas o blog precisa ser um pouco mais abrangente...



■ Bolinha: Acho que é a mais tradicional em minha jornada!!! Sabor de infância.. e endereço certo para quem quer provar feijoada em qualquer dia da semana com jeitão de banquete com tudo que tem direito mandioca frita torresmo e linguiça.
Avenida Cidade Jardim, 53, Jd Europa.
11 3061-5386



■ Baby Beef Rubaiyat: Apesar de ser uma churrascaria a feijoada é divina e super badalada!!! Oferecida as quartas e aos sábados em sistema de bufê... preparem-se para um show gastronômico.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2954 - Jardim Paulista.
(11) 3165 8888    

■ Feijoada da Bia: Juro que não é a minha!!! Mas recomendo por ser uma delicia de lugar, super hospitaleiro, todo decorado com chita. Para receber os visitantes, a banqueteira Bia Braga deixa sempre uma garrafa de cachaça para degustação. Não percam o torresmo... servida de terça a sexta e no sábado há um grupo de chorinho que encanta a todos.
Rua Lopes Chaves, 105 - Barra Funda.
(11) 3663 0433    


■ Feijoada da Lana: Climão gostoso, lugar arejado, e feijuca delicia... o restô da jornalista Lana Nowikow é show!!! Foco nas batidas, caipirinhas e cachaças..imperdível...
Rua Aspicuelta, 421 - Vila Madalena
11 3814-9191



Prá quem não for viajar no feriado, fica a dica, se joguem numa bela feijuca!!

A minha já está no fogão de lenha lá em casa, desfrute total!!!!


Um beijo e até amanhã

Nenhum comentário: