sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TOSCANA, A TERRA DO PINÓQUIO.


Por Bia Parra



Eu pessoalmente tenho uma paixão especial pela Toscana. Acho que tudo começou por ter sido meu primeiro roteiro na Europa e este foi escolhido especificamente por toda a beleza, a historia e claro a gastronomia (hehe!!)

Mas um dos meus principais encantamentos é o Pinóquio, acho incrível!!!
Irreverente, traquina, malcriado (adooooro!!) e muito mentiroso...sempre me perguntei quando criança como os Pais adoravam contar as histórias deste molequinho pra gente. Hoje, como mãe, já entendi!!!

Após quase 130 anos de existência o boneco de madeira que virou gente continua cada vez mais encantando gerações com o seu nariz que insiste em crescer cada vez que conta uma mentira.




Seus escritor fiorentino Carlo Collodi (1816-1890) difundiu de forma única esta história fantástica adaptada diversas vezes para o teatro e cinema. O fantoche é de fato um barato, mestre em perturbar cidadãos e sacerdotes e fazer um milhão de traquinagens, escorregadio como os grandes malandros modernos como se na verdade fosse o legítimo inspirador desta “turma travessa” que vemos tantos por aí com o senso bem fraco de dever e boas maneiras.

Pois é , este é o Pinóquio. Esculpido por Geppeto, é popular e muito divertido (como bom malandro). Não aceita conselhos de quem sabe mais que ele, retruca, apronta, xereta.

A mensagem é muito toscana, vive de forma intensa, lembra ao adulto a criança que já foi e propõe ao jovem a imagem de homem que um poderá virar.  Ainda que suas práticas sejam assim pouco ortodoxas nos mostra como podemos aproveitar a vida e não levá-la tão a sério..de fato uma fábula encantadora, assim como a bela Toscana.

A antiga casa onde Carlo Collodi escreveu Pinóquio foi comprada por Enrico Preziosi, o maior fabricante de brinquedos da Itália.  A imponente Villa Garzoni (construída em 1633-1652) foi transformada em um parque temático muito legal. O lugar é lindo e lúdico, vale a visita!!!

Mais informações sobre o Parque vocês encontram no site oficial: www.pinocchio.it

Um beijo e ótimo final de semana!!!




Obs.: deu vontade de rever a história deste boneco encantador...vou aproveitar o findi, vocês não?!


*Inspiração: Meridiani - Toscana

Nenhum comentário: