terça-feira, 21 de maio de 2013

CONHEÇA ITU A "TERRA DOS EXAGEROS" !!!

Por Helena Ruano



A sua data oficial da fundação é de 02 de Fevereiro de 1610, com a criação de uma capela pelo bandeirante Domingos Fernandes que hoje é o marco da fundação da cidade na Praça Padre Anchieta.
Seu nome que mais tarde iria mudar para o que conhecemos hoje era Utu-Guaçu que significava “grande queda d’água”, a mesma cachoeira que deu o nome para Itu inspirou também a cidade vizinha, Salto.

Quando era apenas uma vila em 1842, Itu se transformou em uma cidade, com seu desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial, assim se destacando no café estimulando a vinda de imigrantes.

Anos depois já em 1869 instalou-se a primeira fabrica de tecidos de algodão, sendo a primeira movida a vapor da Província de São Paulo, em 1968 a conclusão da Rodovia Castelo Branco trouxe novas empresas e logo o seu imenso potencial turístico.

Itu é conhecida como a “terra dos exageros”, hoje a cidade possui de tudo um pouco, serviços, indústrias, comércios, turismo e muito mais.
E se tratando de exagero um dos principais atrativos de Itu é o orelhão um dos responsáveis pela fama da cidade onde tudo é grande. 

O orelhão foi cedido pelo ex-ministro das comunicações, Higino Corsetti, instalado pela TELESP em 1973, na Praça da Matriz. Higino encerrou um discurso em uma homenagem da cidade com as seguintes palavras: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior, e a Telesp não podia deixar de instalar, na cidade um Orelhão à  altura da sua fama”, com sete metros de altura.

O Semáforo Gigante também é na mesma Praça do Orelhão, está diante da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Criado na década de 70, se mantem funcionando até hoje e faz parte do transito local e deve ser respeitado pelos motoristas e pedestres.
E em função da fama de “tudo grande” Itu possui lojas de objetos em tamanhos proporcionais, são centenas de objetos, desde lápis, chaveiros, até utensílios para higiene pessoal ampliado!!
Todos eles situados muito próximos ao orelhão e ao semáforo.

Uma das maravilhas de Itu, na qual você não pode deixar de ir é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, construída em 1780, a igreja é tida como uma das tradicionais igrejas da cidade.
Entre outras igrejas é legal de conhecer também a Igreja do Bom Jesus idealizada pelo Padre Manoel da Costa Aranha no século XVIII. A Igreja Nossa Senhora do Carmo na Praça da Independência, construída em 1719 abrigava um convento de freis carmelitas e por fim a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio que está o tumulo de Madre Maria Theodora Voiron, religiosa francesa que se destacou em Itu por educa garotas de origem humilde através do seu trabalho no colégio das irmãs de São José.

O Museu Republicano “Convenção de Itu”
Construído a mando de Francisco de Almeida Prado em 1867, foi nesse prédio que no dia 18 de Abril de 1873 realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu.
Foi então transformado em um museu que possui um valioso acervo relativo aos republicanos históricos e a memoria de Itu.

O Colégio São Luís que foi fundado em 1867, funcionou como colégio até o ano de 1917, quando foi transferido para São Paulo, foi ai que se instalou o Regimento Deodoro, virou um quartel e hoje você pode conhecer diversos tipos de materiais no museu como equipamentos e utensílios utilizados pelos soldados na 2º Guerra Mundial.
O Parque do Varvito, inaugurado em 23 de Julho de 1995, é um verdadeiro monumento geológico que já recebeu milhares de visitantes, de turistas a pesquisadores. Patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT é utilizado pelos geólogos para dominar um tipo de rocha sedimentar única. 
O parque oferece um ambiente agradável em contato com a natureza, mantem atrativos como a gruta da lágrima de tempo, bosques, lago, cascata, quiosques, playground, anfiteatro ao ar livre e espaços para exposições, possui serviços como lanchonete e estacionamento.

Até a proxima,
Um beijo Afinal Turismo!!


Nenhum comentário: