quinta-feira, 2 de maio de 2013

DICAS PARA DIRIGIR NO EXTERIOR



Por Tatiana Sanches


Em determinados destinos, ter um carro faz toda a diferença. Você tem mais flexibilidade para ir a cidades próximas ou mesmo fazer seu próprio horário. Às vezes o transporte público não é tão bom, tem cidades em que táxi é caro e etc.

Mas mesmo com todas essas vantagens tem algumas dicas importantíssimas para que o carro não vire um problema a mais. Como regras de estacionamento, horários, zonas especiais, política de circulação entre outras coisas que pode transformar sua locação em um inferno se não soubermos e ainda trazer prejuízos (multas).

Então lendo um miniguia de dicas da revista Viagem, achei interessantíssimo transformar isso em post e dividir com vocês essas informações importantíssimas:

 *** carteira de habilitação internacional é necessária para locação de carro na Europa ***



ALEMANHA – Apesar de ser um país conhecido pelas autoestradas onde é permitido “pisar”, engana-se quem acha que é em qualquer lugar. Mesmo nessas autoestradas a velocidade só é permitida em determinados setores (indicados por placas com cinco faixas paralelas em diagonal) e tem que se manter uma distância média de 100 m do carro da frente para ser possível frear em casos de imprevisto. Obrigatório uso de cinto de segurança para todos os ocupantes do carro, cadeirinha para crianças de até 12 anos ou 1,50 m, permitido uso de celular com dispositivo de mãos livres, taxa máxima de álcool 0,5 g/l e motociclistas tem que usar capacete.



ARGENTINA – Nunca vá com carro de outro país, pode ser um “pepino”, Na argentina deve-se circular com os faróis ligados mesmo durante o dia, é obrigatórios ter 02 triângulos de sinalização, kit de primeiros socorros, cabo de aço de 3 metros com gancho para reboque, lençóis brancos para cobrir vitimas em acidentes fatais (lençóis comuns são aceitos). Em caso de locação de carro esses equipamentos obrigatórios já estão inclusos. O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes, cadeirinha obrigatória para crianças até 12 anos ou 1,45 m, capacete obrigatório para motociclistas, permitido uso de celular com dispositivo de mãos livres, taxa máxima de álcool 0,5 g/l.



CHILE – Santiago é uma cidade de transito complicado e às vezes com muita neblina. Dependendo da época do ano é preciso ter correntes ou pneus especiais para neve se quiser visitar as estações de esqui. Aos fumantes é importante dizer que no Chile é proibido fumar ao volante e na hora de abastecer escolha sempre a gasolina de 93 ou 95 octanas (mais parecida com a brasileira) e essa informação encontrasse na bomba. O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes,
cadeirinha obrigatória para crianças até 12 anos ou 1,45 m, capacete obrigatório para motociclistas, permitido uso de celular com dispositivo de mãos livres, taxa máxima de álcool 0,5 g/l.



ESPANHA – Se você usa óculos é importante saber que na Espanha você precisa de uma peça sobressalente em caso de inspeção, podendo ser multado em EUROS 90,00 se não houver. Lá também é necessário um segundo triângulo e lâmpadas para o farol, bem como um colete de segurança. Preste atenção na distancia do carro da frente, a 80 km você deve manter 56 metros de distancia do carro a sua frente sob pena de multa. Não é permitido celular, cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes, cadeirinha obrigatória para crianças até 12 anos ou 1,50 m, capacete obrigatório para motociclistas,  taxa máxima de álcool 0,5 g/l.



ESTADOS UNIDOS – Tem um sistema de transporte publico ruim, tirando raras exceções, porém lei rigorosíssima para quem não cumpre as regras ou usa eletrônicos para burla-la. Eles têm uma faixa exclusiva chamada “car poll” para quem circula com uma ou mais pessoas no veiculo, desrespeitar essa regra pode levar a um prejuízo de US$ 446,00 (na Califórnia). Fique esperto com hábitos locais como virar a direita com o farol vermelho, porém a prioridade é sempre do pedestre se houver, com exceção quando há placas “no turn on red”. Se houver placa de “stop” pare mesmo não havendo outro carro, estacionar em média a 4,5 metros de distância de hidrantes e em São Francisco nas ladeiras a roda ao estacionar deve ficar a meio fio e saiba sempre os horários de limpeza das ruas, pois seu carro não deverá estar nela. O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes, mas pode haver exceção em alguns estados. A cadeirinha para crianças é obrigatório para crianças até 3 anos na Florida, até 5 anos na Califórnia e até 7 anos em Nova York. O celular é permitido com o dispositivo de mãos livres e é permitido até 0,8 g/l de teor alcoólico.



FRANÇA – Redobre a atenção, pois o Franceses costumam fazer conversões subitamente. A preferencia é de quem vem pela direita e em rotatórias a preferencia é de quem já está no trajeto. A tolerância para velocidade acima do limite é de somente 5% e não há placas avisando os radares. A multa por dirigir embriagado é de EUROS 645,00 e dependendo da dosagem o motorista vai preso. É importante informar que as autoestradas têm pedágios e são caros. A alternativa é rodas pelas Nationales que são gratuitas, mas tem trechos com pistas simples e que cruzam áreas urbanas. Não é permitido o uso de celular, o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do carro, cadeirinhas são obrigatórias para crianças de até 12 anos ou 1,50 m e o teor alcoólico máximo estipulado é de 0,5 g/l.



GRÉCIA – O trânsito é meio caótico e não é incomum pessoas furarem o farol vermelho, então cuidado até para parar no amarelo! A multa para estacionamento pode ser de até EUROS 150,00 e não faltam policiais de trânsito. Nos postos de combustível do interior não são todos que aceitam cartão de crédito. Capacetes são obrigatórios para os amantes de duas rodas, bem como sinto de segurança para todos os ocupantes dos carros. Celulares são permitidos com o dispositivo de mãos livres e o teor alcoólico máximo é de 0,5g/l.



ITÁLIA – Cuidado, qualquer deslize gera uma multa!!!  Existe uma área de trafego limitado, onde nos centros históricos de diversas cidades não se pode circular em determinados horários, um verdadeiro calvário para os motoristas estrangeiros e acredite...  há câmeras e as multas chegam a EUROS 121,00 além das taxas administrativas. Principalmente em Florença peça ajuda ao concierge do seu hotel sobre estacionamento e circulação. Dirigir alcoolizado, nem pensar, se a taxa exceder a 1,5g/l além de uma salgada multa de EUROS 4.000,00 o carro ainda será apreendido. O teor alcoólico máximo permitido é de 0,5g/l. Nas cidades italianas o estacionamento é permitido em áreas com faixas azuis pintadas na via. Próximo delas há sempre um parquímetro, tenha moedas no bolso e sempre deixe o tíquete visível. O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes, celulares são permitidos com o uso do dispositivo de mãos livres, cadeirinhas obrigatórias para crianças de até 12 anos ou 1,50 m. Para motos o capacete também é obrigatório!





PORTUGAL – O país modernizou o sistema de pedágios nas estradas e agora a cobrança é toda eletrônica. É necessário alugar um aparelhinho (parecido com nosso Sem Parar), não se esqueça de informar a locadora sobre a necessidade. Os parquímetros dentro da cidade para estacionamento funcionam bem, porém não dão troco. O cinto de segurança é obrigatório, bem como capacetes para motociclistas. O teor alcoólico permitido é de no máximo  0,5g/l, celulares são permitidos com o uso do dispositivo de mãos livres , cadeirinhas obrigatórias para crianças de até 12 anos ou 1,50 m.





URUGUAI – No interior não é incomum problemas com neblina, As estradas são retas e longas o que pode ser perigoso para motoristas cansados e cuidado redobrado com animais nas pistas, principalmente no caminho a Punta Del Este cuidado com os motoristas imprudentes que surgem na alta temporada. Entrar com carro estrangeiro também pode causar transtornos, pois a burocracia é enorme. Mesmo durante o dia mantenha as lanternas e os faróis baixos acesos, pois é lei no país. Parar em mão dupla em Montevideo pode gerar uma multa de R$ 320,00 e não descuide da velocidade limite para não ter problema com os radares. O teor alcoólico máximo permitido é de 0,29 g/l. Cadeirinhas não são obrigatórias para crianças e cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes. Capacetes para as motos são obrigatórios e celulares são permitidos com dispositivo de mãos livres.



Com todas as informações acima, agora é alugar um carro e conhecer os lugares mais lindos que esse mundo pode oferecer.
Nós indicamos a Auto escola Pinheiro por todas as facilidades que oferecem:
http://www.autoescolapinheiros.com.br/

Divirtam-se e até a próxima!!!

Nenhum comentário: