segunda-feira, 17 de junho de 2013

HOJE EU SOU O REI...CASTELOS NA FRANÇA

Por Bia Parra



Não adianta, entrar em um Castelo de verdade e se entir como um monarca esta no inconsciente imaginario de quase todos os mortais. Acho que é aalgo que vem da infância com todas as historias de principes, princesas e figuras diabólicas que povoam as histórias que embalaram nossos sonhos e nossas fantasias. De verdade não conheço ninguem que fique indiferente â ideia de conheer um castelo real e ao entrar não imagine as histórias picantes e inebriantes da fantástica e enlouquecida monarquia.

Assim hoje vou propor uma pequena viagem a alguns Castelos incríveis na França.

Castelo de Roquetaillade

Formado por um conjunto de duas Fortalezas  com linhas simples e esplêndidas, é o Castelo dos Contos de Fadas.
Datados dos seculos XII  este conjunto espetácular fica na cidade de Mazêres e são habitados pela mesma familia há 700 anos...incrível, né!!!
Muito luxo e opulencia marcou a construção do Castelo Novo no seculo XIV para o cardeal de La Motte, sobrinho do primeiro Papa francês em Avignon, Clemente V.
No seu interior há um museu da vida rural bem interessante.

Castelo de Val

Este é muito pouco conhecido pelos turistas, mas sua beleza faz valer a visita.
O Castelo fica em uma peninsula do lago artificial de Bort na cidade de Lanobre. Foi construído em 1440 por Guillot d’Estaing omde havia uma fortaleza do século XIII. A porta de entrada é de ferro com um brasão da familia do fundador, tudo bem tradicional e muito bonito.
O pátio principal abriga a capela gótica de São Brás, padroeiro das doenças da garganta...visita obrigatória para otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas.
Pela beleza do local, o espaço é muito procurado para exposições de artistas contemporâneos, o que dá mais charme ao lugar.

Castelo de Pierrefonds

Contruído no século XV por Luis de Orléans, filho de Carlos V, o Castelo de Pierrefonds conta muita história.
A fortaleza na verdade foi reconstruída  em cima da original do século XII. Em 1617 foi bastante danificada pelo exército real em em 1810 Napoleão I a adquiriu, mas quem fez a espetacular restauração foi na verdade Napoleão III em 1885, visita imperdível!!!



Castelo de Biron
Este já é um pouco mais conhecido. Situado em Biron mesmo, foi propriedade da família Gontaut-Biron por aproximadamente 800 anos.
Sua diversidades de estilos demonstra sua longevidade. Pode-se facilamente observar torres romanas, detalhes da renascença italiana e também expressões góticas, bem diferente e interessante.

Castelo de Luynes
Um dos mais bonitos e interessantes castelos, esta fortaleza do século XI na cidae de Luynes teve papel importante na Guerra dos Cem anos entre França e Inglaterra.
No final do século XV foi construída uma residencia senhorial elegantérrima  frequentada por genteimportante como Luis XII para suas seções de caça. Os apartamentos são lindos e valem a visista por conta do mobiliario, tapeçaria e retratos maravilhosos.

Castelo de Chissay

Agora, se a intensão é de fato uma estadia de Rei, o lugar é o Castelo de Chissay.
Constrído no século XV para Pierre Bérard, tesoureiro de Carlos VII, o Castelo é lindo!!! Fica no meio do bosque e proximo  a riachos na cidade de Chiassy-en-Touraine.
Também um lugar emblemático, este residência real recebeu figuras históricas como Carlos VII e Luiz XI.
Foi transformado em uma hotel de luxo cheio de mimos e requintes monárquicos.
Aqui de verdade você será o Rei!!!

E assim começamos bem a semana embalados por uma atmosfera de Reis e Princesas...

Um beijo e até amanhã


*Inspiração: História Viva – número 69

Nenhum comentário: