terça-feira, 28 de abril de 2015

AONDE PASSEAR, COMER, AGITAR E COMPRAR NA MONTMARTRE EM PARIS

Por Helena Ruano


As cúpulas da Sacré-Coeur, no ponto mais alto do bairro, indicam o caminho da região do Moulin Rouge. O burburinho rola solto na Place du Tertre, onde estão os bistrôs com menus promocionais e as lojas de suvenires.

Para passear, Cemitério MontMartre, ponto para ver esculturas e belos túmulos. Estão enterrados ali o ator Sacha Guitry (na entrada, á direita), o inventor do saxofone, Adolphe Sax, e o pintor Edgar Degas, (na quinta divisão). > 20, Avenue Rachel, metrô Place de Clichy.

Espace Dalí, trata-se da maior coleção de obras do espanhol surrealista presente na França, ele viveu em Montmartre, no número 7 da Rue Becquerel. Destaque para as diferentes versões do célebre relógio mole (que parece derreter) de Alice no País das Maravillhas. > 11, Rue Poulbot, metrô Abbesses.

Place Du Tertre, nos fundos da Sacré-Coeur, é o coração do bairro. Pela manhã, dezenas de artistas instalam seus cavaletes para retratar turistas. Há muitos restaurantes cujos menus vão de mariscos a crepes, de entrecôte a macarronada, não espere chefs sensacionais nem a melhor relação custo/beneficio da região.

Sacré-Coeur é o cartão-postal parisiense mais vendido. Sua arquitetura eclética é provocadora, construída entre 1875 e 1914, era considerada ultrapassada quando ficou pronta. Do alto se tem uma belíssima visão de Paris, especialmente ao nascer do Sol. > 35, Rue du Chevalier de la Barre.

Para comer, Le Moulin de la Galette, motivos para o sucesso da casa: 1) a cozinha funciona dia e noite; 2) tem mesas ao ar livre; 3) ao olhar para cima, vê-se o enorme moinho de 1640; 4) o menu e acessível, apesar de ter poucas opções. > 83, Rue Lepic, metrô Abbesses.

L’Étoile de Montmartre, fora da muvuca e alto-astral, é uma boa pedida tanto para uma refeição , quanto para tomar um mojito á noite. Prove o crème brûlée, crocante na medida > 26, Rue Duhesme, metrô Lamarck-Caulaincourt.

Les Petits Mitrons, bom para montar um kit para um piquenique no jardim em frente à Sacré-Coeur. Tortas doces e salgados, com massas caseiras e frutas frescas, saem a preços camaradas. >26, Rue Lepic, metrô Blanche.

Para agitar, Divan Du Monde, a casa foi fundada em 1873, época em que os cabarés triunfavam na região de Pigalle, com o nome Divan Japonais, foi ali que o strip-tease, ainda que parcial, foi inventado. Toulouse-Lautrec e Plabo Picasso eram seus célebres habitués.  Hoje conserva boa parte da decoração original e sediam shows de rock, indie, metal, jazz, samba e soul. > 75, Rue des Martyts, metrô Pigalle.

Ice Kube o funcionamento desse bar todo de gelo é curioso: pagam-se € 25 para entrar, permanecer 25 minutos e...degustar três coquetéis de vodca. Tudo bem se você não conseguir beber tudo, fique no longe ao lado do tempo que quiser. Atenção: o lugar funciona de quarta a sábado, e é necessário reservar.  As quintas acontecem a Ice Kube Party: por € 60, pode-se saborear um cardápio degustação acompanhado de quatro coquetéis. > 1-5, Passage Ruelle.

Moulin Rouge, cabaré criado em 1889, famoso no mundo todo. Seu cancã tema de uma tela de Toulouse-Lautrec, é apresentado até hoje. O espetáculo, bem produzido e de alta tecnologia, com pouco mais de uma hora de duração, inclui números de magia e diversas coreografias. > 82, Boulevard de Clichy, metrô Blanche.

Para comprar, Mercado das Pulgas De Saint-Ouen, inaugurado em 1885, o espaço congrega 13 mercados, casa qual com sua vocação e seu charme. Ao sair do metrô, não se impressione com as barracas que vendem produtos com cara de pirataria.  Siga adiante, onde estão as antiguidades. Luminárias, móveis, roupas, livros, quadros...Vale pechinchar, > Acesso pelo metrô Porte de Clignancourt.

Rue des Abbesses, polo de butiques de estilistas jovens, lojinhas de bugigangas e marcas modernosas, como a superurbana Ba&sh (1 bis, Rue des Abbesses, metrô Abbesses).

Até a próxima, uma ótima semana para todos.

Beijos, Afinal Turismo.

Nenhum comentário: