quarta-feira, 22 de abril de 2015

RESORT ELQUI DOMOS, DORMIR SOB AS ESTRELAS NO ATACAMA

Por Bia Parra




Hoje amanheceu chovendo aqui em Sampa. Um diazinho nublado de garoa constante que me fez pensar em qual o lugar que gostaria de estar no mundo (faço isso em dias mais fechados que não posso ficar debaixo do edredom) e o primeiro destino foi o Atacama.

Sinceramente adoro o Atacama... é mágico!!! Acho que nunca vi tanta espiritualização na natureza. O sol é lindo, a paisagem deslumbrante, mas o céu é de fato indescritível, nem num planetário achamos que possam existir tantas estrelas e constelações, tanto brilho e beleza. 

 O infinito está ali bem diante dos nossos olhos e aguça todos os nossos sentidos, nos sentimos vivos e integrados a toda profundidade e imensidão que o céu do deserto nos oferece.


Para que essa experiência seja mais intensa, a dica de hoje é ficar no resort Elqui Domos, um lugar mágico que propõe uma “viagem” a contemplação.


O resort foi criado em fevereiro de 2005 em resposta às preocupações de seus proprietários para apreciar a grandeza do céu Elqui Valley. Perceberam as cúpulas eram perfeitos para os seus propósitos, observar, se deslumbrar, vivenciar.

Assim para o desenho final definiram que a cama deve estar localizada o mais alto possível e, pois dela o visitante deverá ser capaz de abrir o telhado para ver as estrelas com calma. Além de todas as comodidades necessárias dentro do quarto para não perturbar, de qualquer modo, os sentimentos que pode muito bem produzir uma experiência completa do infinito... certamente não há magia maior!!!



Este ano novas instalações foram feitas e contam com cúpulas munidas de telescópios Celestron CGEM equatorial alemão deixando a Lua bem pertinho.... lindo!!!

Assim há duas opções de hospedagem super charmosas:

As Domes: Estruturas geodésicas de metais, coberto com uma tenda de PVC. Eles têm um terraço exterior e no interior, no primeiro andar, sala e banheiro. 

No segundo andar é a cama, na qual você pode abrir o telhado para ver o céu. Capacidade máxima em uma cúpula é de quatro pessoas: uma cama de casal e duas camas individuais adicionais.

Os Observatórios: Cabanas de madeira localizadas na parte mais alta do terreno, dispostas em três andares: para baixo, sala de estar e banheiro; cama de casal no andar de cima, em que há uma janela para ver o céu; no terceiro andar terraço.

A capacidade máxima de um observatório é de três pessoas: uma cama de casal e uma cama de solteiro

Como chegar:
Elqui Domes está localizado a 110 km da cidade de La Serena e 580 km de Santiago. Alugar um carro ou contratar transfers é muito indicado.

Por que ir:
Simplesmente porque a região abriga o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), a maior rede de telescópios do mundo e é resultado de um projeto conjunto da Europa, Estados Unidos, Taiwan, Japão e Chile.

Por isso acho que hoje o que me resta é sonhar com este lugar mágico, pois o céu de SP promete ainda algumas chuvas e boas trovoadas!!!

Mais informações: biaparra@afinaltur.com.br

Um beijo e até mais, Bia.

Nenhum comentário: