quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PARATY...HISTORIA E MUITA DIVERSÃO PARA TODOS

Por Bia Parra



Em 2009 resolvi que não queria fazer o natal em casa. Estava cansada e não queria ter que me preocupar em fazer a ceia, organizar a festa e dar conta do dia seguinte. Ao contrário, queria ir para um hotel gostoso, não muito longe de São Paulo e ficar somente com meus filhos e meu marido.
Resolvi que iria para Paraty.

Tinha ido há muito tempo, ainda bem criança, mas as minhas lembranças eram de uma cidade tão pitoresca e linda que eu queria voltar.

De fato não estava enganada.

Paraty é uma cidade linda colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico é entrar em outra época. Suas ruas de pedras, casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. No centro não entra carro.


A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar. No século XVIII, se destacou como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico.

Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty se tornou um pólo de turismo nacional e internacional por conta de seu bom estado de conservação e suas belezas naturais inserida em plena Mata Atlântica...é linda!!!

Lugares charmosos para ficar não faltam mas gosto de dois em particular. A Pousada Casa Turquesa, linda com apenas 9 suites, foi inaugurada em maio de 2008 e combina charme, aconchego e modernidade para receber seus hóspedes. A baía, os famosos telhados da cidade, as montanhas e a cúpula da Igreja de Santa Rita – a construção religiosa mais antiga da cidade – são os cenários que rondam a pousada.


Com projeto de Renato Tavolaro, a Casa Turquesa recria a fachada de um antigo sobrado do século XVIII, destruído pelo fogo há trinta anos. A restauração do local foi feita com todo o cuidado e preocupação de conservar a arquitetura colonial, mas também de oferecer o melhor para seus visitantes. O lugar é lindo, super recomendo



Outro lugar delicioso, ótimo para famílias, é a Pousada do Sandi. Sua proprietária Sandra Cintra Foz nos recebe pessoalmente nos fazendo nos sentir em casa, e por sinal que casa. Um casarão de época super bem decorado e muito confortável. O serviço é muito eficiente e cordial e a localização deliciosa, bem no centro histórico, pertinho do que há de mais bacana em Paraty.




Foi onde ficamos e adoramos, a ceia de Natal foi linda!!






Paraty além de todas as belezas naturais, riquezas históricas tem também uma ampla vida cultural, veja o calendário cultural:

• Folia de Reis (janeiro)
• Carnaval (fevereiro)
• 28 de fevereiro - Aniversário de Paraty
• Semana Santa (março/abril)
• Festa do Divino Espírito Santo (maio)
• Corpus Christi (maio ou junho)
• Festival do Camarão (maio)
• Festa de São Pedro e São Paulo - Ilha do Araújo (junho)
FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty * (julho)
FLIP
• Festa de Santa Rita (julho)
• Encontro de Cultura Caiçara (agosto)
• Festival da Pinga (agosto)
• Festa de Nossa Senhora dos Remédios (setembro)
• Paraty em Foco (setembro)
• Ymaguaré – Mitos e Lendas - Cultura Indígena (outubro)
• Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (novembro)
• Folia Gastronômica (novembro)
• 31 – Reveillon (dezembro)

(*)FLIP - Em 2003, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) tornou-se a caçula da família de importantes festivais literários como Hay-on-Wye, Adelaide, Berlim, Edimburgo - e Mântua, estabelecendo um padrão de excelência em que a qualidade dos autores convidados se combina ao entusiasmo de seu público e à hospitalidade da cidade. Inclui ainda uma importante programação infanto-juvenil, a FLIPINHA, que é o resultado de um trabalho de incentivo à leitura desenvolvido nas escolas durante o ano todo. O sucesso da FLIP estimulou a criação de uma programação paralela de debates, shows, leituras e lançamentos de livros, a Off-FLIP.
Para saber sobre outros eventos, consulte a programação da Casa da Cultura de Paraty (www.casadaculturaparaty.org.br)


Quando ir: Paraty sempre é charmosa, mas a baixa temporada (abril a agosto) é a melhor época, pois o clima é  seco e quente de dia e fresquinho a noite e a cidade vazia!
Moçoilas...tragam sempre um tênis, havaianas e rasteirinhas... as ruas de pé de moleque não permitem nada mais alto que uma havaiana.

O que “tem que fazer”
Passear de barco é imperdível. A paisagem é de tirar o fôlego, uma explosão de cores e paisagens incríveis. Parar na ilha do Catimbau ou no restaurante do Hiltinho são ótimas opções para o almoço!

Para quem gosta de mergulho as águas da baía de Paraty são perfeitas... tem de tudo, inúmeros peixes, estrelas do mar, tartarugas e arraias.

Para os amantes de caminhadas uma excursão pelo Saco do Mamangua por terra e mar é muito legal . Você anda de barco, de caiaque e caminha, haja folego mas é muito legal.

Adoro a gastronomia de Paraty..tudo é uma delicia, vejam os meus prediletos...

Punto di Vino... As pizzas ,as massas  e os carpaccios são deliciosos e os peixes também, sempre fresquinhos. A atmosfera do local é ótima, sempre tem gente conhecida, música boa...
End.: Rua Marechal Deodoro - 129 - Centro Histórico - Praça da Matriz - Tel.: (24) 3371-1348. Não aceita reservas.

O Mariah tem uma localização super bacana no centro histórico ,de frente para o mar dentro de uma bela casa e oferece um menu diferente a cada dia com entrada e prato principal . Cozinha especializada em cortes especiais de carne , peixes e verdurar orgânicas. Tudo muito gostoso .

Restaurante Pippo , mesmo dono do Punto Divino , propõe uma comida italiana bem mediterrânea num cenário mais sofisticado. A salada de polvo é imperdível.

Adoro o Banana da Terra. Um dos melhores restaurantes que já fui...sofisticada e muito bem elaborada pela chef Ana Bueno que esta sempre renovando o cardápio . Uma boa pedida é o menu degustação , assim você prova um pouquinho de tudo .O local tem uma adega que oferece boa variedade de vinhos. End.: Rua Samuel Costa, 198. Tel.:(24)33711725. Aceita reservas.



Refúgio, (em frente à Casa Turquesa). . Não deixe de provar o famoso camarão casadinho, típico de Paraty e o bacalhau do mestre Pito.

Restaurante Arpoador. O lugar é pequeno sem muita pretensão, mas sem sombra de duvidas a melhor moqueca da cidade.
End.: Rua da Matriz - Centro Histórico. Tel: (24) 3371.3202

Dicas super quentes da Casa Turquesa:
Gosta de cozinhar? Que tal participar do jantar demonstrativo da mineira Yara? No Atelier de cozinha e outros prazeres ela escolhe uma região do Brasil, prepara um menu e faz um show. Além de você sair de lá sabendo cozinhar tudo, ainda vai passar uma noite super gostosa. Mas reserve antes pois o local é pequeno. Com um grupo de amigos pode ser uma boa pedida. Reserva antecipada na recepção.
End: Rua Dona Geralda, 288. Tel: (24) 3371-6468.

Se você quer só uma pizza... A Pizzaria da Cidade é o lugar ! Ambiente normal , mas você não se decepcionará com as pizzas . Uma variedade de azeites de varios países completam o sabor . Rua do 
Comercio - Centro Histórico

Outro programa gostoso é subir até o Le Gîte para um bom banho de cachoeira antes de almoçar. Chegando lá, vá conhecer a Valeria e o Olivier, os dois chefs e donos do local. Enquanto eles preparam aquela comida "franco- mineira" deliciosa, você fica se refrescando na cachoeira, o que no verão é um alivio! Jantar no le Gite também é uma delicia , mas chegue no final da tarde para poder ver o lugar e até fazer uma sauna no pé da cachoeira antes de se sentar à mesa.

Alejandra uma ex-fotógrafa do time argentino Boca Juniors prepara empanadas "riquíssimas” ... receitas de su abuela!!! Lugar...Diríamos original. Rua Dona Geralda, á alguns passos do Teatro espaço.
End: Rua Dona Geralda, 327. Tel: (24) 3371-1575.

Para bem tarde da noite , um bar local ( bem local mesmo! ) é o’Dinho´s bar ‘Divertido pela diversidade do publico!Tambem o Paraty 33 tem boa música e é ótimo para dançar. E, claro, não deixe de assistir ao Teatro de Bonecos no Teatro Espaço. Raquel e Marcos dão vida a eles sob a direção do próprio Marcos Riba. Imperdível.
Espetáculos todas as 4º e sábados as 21hs. As 6º feiras, durante a temporada, também tem sessões.

Em fim, seja para as festas de final de ano, seja para um final de semana prolongado ou para deliciosas férias, adoro Paraty..é sempre uma delicia.

Distancia de São Paulo: 278 km
Distancia do Rio de Janeiro: 252 km

Um beijo e até amanhã









*Inspiração:


Nenhum comentário: