terça-feira, 22 de novembro de 2011

POR QUE IR PARA O ATACAMA – CHILE

Por Bia Parra


Porque é mágico!!!

Dia desses, eu e marido Edu resolvemos conhecer o Deserto do Atacama, tinha sido gentilmente presenteada por nossa querida parceira Teresa Perez em conjunto com o Hotel Tierra Atacama onde ficarmos por quatro noites.

Pessoalmente estava muito curiosa porque é um destino muito atraente para o turismo, mas como não conhecia, não conseguia entender plenamente o magnetismo que os visitantes tanto falavam quando voltavam dos roteiros que eu elaborava..resolvi então embarcar para o Chile.



Pela nossa disponibilidade e por amar Santiago, resolvemos embarcar um dia antes para aproveitar uma noite na capital...amamos os restaurantes de lá.



Bem cedinho no dia seguinte embarcamos para Calama, num vôo tranquilissimo de apenas 2hs. Chegamos num aeroporto bem pequenininho e funcional e o transfer do próprio hotel já estava nos aguardando para nos levar a San Pedro de Atacama, 105km dali.



A estrada é bem desértica e muito bonita, cheia de escavações de minérios.




Já San Pedro é uma cidadezinha bem pitoresca que vai nos conquistando aos poucos...de chão de terra vermelha, com muitos barzinhos, várias lojinhas de artesanato local e muitas pousadas, a cidade é muito interessante e colorida. Vimos gente do mundo inteiro de todas as idades e estilos, super democrático e interessante.



Adoramos o Tierra, para mim uma das melhores opções no Atacama.
O Hotel mescla rusticidade e requinte. Os apartamentos são deliciosos e muito bem decorados. Tem um chuveiro a céu aberto em que tomávamos banho com forte e abundante água quente vendo as estrelas..delicioso, acho que nunca vamos esquecer esta sensação do friozinho da noite, aquela água fervente e a lua nas nossas cabeças...

Tudo no hotel é muito bom, a comida é internacional com sistema de pensão completa,o spa é lindo e delicioso, mais uma vez repito visito todos quando viajo e a área da piscina (gelada) é linda, de frente para o Vulcão...mas o que mais nos encantou foi o serviço. Poucas vezes vimos tanta gente competente e amistosa..



Logo que chegamos, após nos instalar, fomos convidados a nos reunir com os guias para planejar nossos quatro dias de visitas e passeios segundo nossos interesses e possibilidades. Este momento faz toda a diferença pois fazemos nossa programação pessoal acompanhada sempre por um guia especializado. Para quem quiser há possibilidade fazer mais de um passeio por dia, para nós preferimos optar por passear um período e ficar na piscina no outro, ou pegar uma bicicleta e ir até San Pedro para uma caipirinha num final de tarde no outro...

Para exemplificar segue nossa programação, que seja qual for o seu pique, acho que não pode faltar:

1º DIA
MANHÃ: Livre - aproveite o hotel.

TARDE: Salar de Atacama (Laguna Chaxa) localizado em um dos setores da reserva nacional Los Flamencos. Há uma porção de flamingos em seu habitat. Esta excursão se realiza à tarde, pois o entardecer no Salar de Atacama é realmente impressionante!!





2º DIA



MANHÃ:  Termas de Puritama..Delicioso!! Sabe aquele lugar inospito em que a última coisa que você pensa que vai encontrar é água..então!! Escondido em uma quebrada com fundo verde, o rio Puritama tem 8 poços, piscinas naturais de águas termais a aproximadamente 33 º C, a uma altura de 3500 metros sobre o nível do mar. O pic nic que nos fizeram regado a vinho e salmão defumado foi um luxo!!!




TARDE: Valle de la Luna. A 2.500 metros sobre o nível do mar, localizado na Cordillera de la Sal e a sudoeste de San Pedro de Atacama, o Valle é uma paisagem indescritível com suas estranhas e belas formações rochosas, resultantes da erosão fluvial, do vento, da chuva e das temperaturas extremas.



3º DIA
MANHÃ: Géiseres del Tatio -imperdível, esqueça o sono e o possível frio, geralmente saímos às 05hs da manhã, vale a pena. A uma altura de 4.300 metros sobre o nível do mar, afloram colunas de vapor de água de mais de 12 metros de altura saindo de vários poços de água fervendo.Tomamos um delicioso café da manhã lá mesmo. No caminho de volta passamos pelo povoado de Machuca.



TARDE: Livre para contemplação - aproveite para fazer uma deliciosa massagem no SPA.



4º DIA
MANHÃ: Laguna Cejar - É recomendável realizar esta excursão pela manhã, devido ao intenso sol do meio dia e ao vento da tarde. Sai do hotel de bicicleta a entrada do Salar de Atacama a uma altura média de 2300 metros acima do nível do mar. Nestas lagoas, a concentração salina é tão grande, que o banho resulta em uma experiência comparável a banhar-se no Mar Morto, isto é, nossos corpos flutuam, é muito legal. Evite entrar no mar se tiver com assaduras ou machucado, vai por mim...

TARDE: Cornisas - Esta excursão pode ser realizada tanto pela manhã como durante a tarde. Sai do hotel de carro pelo antigo caminho que unia San Pedro e Calama, até chegar a um túnel, onde tem espetaculares vistas dos vulcões da região, isso a 2600 metros sobre o nível do mar, aproximadamente. Depois, descemos as dunas maiores do Valle de la Muerte, uma experiência show!! Vá de calça comprida porque quando venta a areia bate em nossas pernas e "dói pra burro".

Geralmente quando viajo gosto muito de pegar em alguns dias um guia local para que me “conte” a historia daquele lugar, me “mostre” o que tenho que ver em especial e quanto a este aspecto, tenho que salientar a qualidade dos guias do Tierra Atacama, o compromisso que eles tem com o conteúdo, com a preservação e com a informação de todo o patrimônio, são incriveis, os passeios viram grandes experiências..adoramos, eu e marido ficamos encantados. Nosso agradecimento especial ao Gonzalo, sempre muito presente e disponível. 

O Deserto de Atacama é uma experiência única!! É uma imersão na história cheia de significados, é um mergulho na natureza e seus efeitos, é um convite a espiritualização...o silêncio, a paisagem, o conceito, nos fazem entrar em contato com o nosso interior, com os nossos sentimentos mais profundos..não há como voltar do deserto sem repensar nossas vidas..nossos conceitos nossas motivações..hoje falo com absoluta propriedade, o Atacama é uma vivência espetacular!!! 

TIERRA ATACAMA - www.tierraatacama.com/

Outros hotéis que recomendamos:

Um beijo e até amanhã.

Nenhum comentário: