quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM GIRO PELA ESPANHA...

Por Bia Parra


Oi pessoal, final de ano chegando e um destino que está super badalado é a Espanha, não é para menos..lugares lindos, muita história, vários restaurantes e muita gente animada!!!

A Espanha é um país de espirito livre, ousado e muito vibrante..assim ela recebe todos os visitantes e por isso que quando vamos, não queremos mais sair de lá...

Vou mesclar aqui minha experiência pessoal com as informações do precioso The Traveller Guide da Espanha de nossa parceira Teresa Perez.



Fomos para Espanha, eu e marido Edu, não faz muito tempo!!! Nosso roteiro começou por Madri.
Cidade incrível!!! Madri foi feita para caminhar e muito..


Palácio Real


A partir da Puerta del Sol, o marco zero, Madri se abre para todas as direções. Se quer ver história, siga para Plaza Mayor, se o foco for a tradição, corra para o Palácio Real, ex residência dos monarcas.
Já se o interesse é a pura arte, seu destino é o Museu do Prado e Reina Sofia, lindo!!!





Mas agora se você quer vida moderna a Gran Via é o point!!!

Compritxchas, sim existem muitas opções, mas nenhum lugar é tão elegante quanto a região do entroncamento das ruas Serrano e José Ortega Y Gasset no elegante bairro Salamanca.
Por todos estes lugares andamos a pé e apreciamos toda a beleza e a alegria do Madrilenho. Realmente tenho um caso de amor com a cidade, é linda, pulsante, intensa.
Adoro os vários restaurantes, adoro a comida, adoro o atendimento preciso e cordial.

Restôs que amamos:
Ramses (Plaza de la Independencia, 4), restaurante cool, da moda e cheio de ambientes descolados e gente bonita.
Sergi Arola Gastro (Calle de Zurbano, 31) Chef super competente, ótima comida em ambiente bacana e contemporâneo.
Botin (Calle de Los Cuchilleros, 17) Restaurante mais antigo do mundo, é uma pérola de tradição.
Alkalde (Calle Jorge Juan, 10) Se acabe nas deliciosas tapas..delicioso.
Ao redor da capital ainda há 2 cidades a serem visitadas sempre. Toledo, cidade medieval ao topo de uma colina, linda, cheia de lugares gostosos para almoçar e Segóvia com seu monumental aqueduto de pedras erguido há 2 mil anos e o lindo Alcazar. Eu prefiro alugar um carro para visitar estas cidades em função da liberdade, porem é possível ir de trem ou ainda, para quem quiser mais conforto, pode ser solicitado um serviço privativo de motorista e guia.

Na minha viagem seguimos para Sevilha. Optamos por ir de trem uma vez que são aproximadamente 500 km, um pouco longe. Adoramos, super funcional e tranqüilo, além de uma oferta enorme de horários (sugiro estudar muito bem os horários para não chegar nas estações de trem no intervalo da siesta, entre 13:30 e 16:00hs mais ou menos, pois não há muitos táxis disponíveis).
Sevilha é muito peculiar pois sofreu influências de duas grandes culturas distintas, os mouros e posteriormente, os católicos. Assim encontramos o deslumbrante Alcazar com seus maravilhosos detalhes árabes com seus pátios, jardins e mosaico, ao mesmo tempo que nos deparamos com a gigantesca catedral gótica. Maravilhoso.

Sua Plaza de Toros é tão famosa quanto seus bailados de Flamenco. Se tiver a fim de se encantar com a sensualidade desta dança, sugiro o Los Gallos Tablao Flamenco (Plaza de Santa Cruz, 11).

Aqui acho bem interessante pegar o carro sim para dar um pulo em Ronda (cidadezinha próxima encantadora), conhecer Cordoba (cidade magnífica guarda muitos trações do Império Romano) e se for verão, se jogar vários dias na Costa do Sol e suas deliciosas praias do Mar Mediterrâneo.



Já em Granada, último reduto árabe na Peninsula Ibérica, a cidade nos encantou com suas ruas labirínticas no centro da cidade remontando os mercados mouros da seda. Prestem atenção em alguns empórios cheios de especiarias coloridas e aromas...espetácular.



Generalife
Alhambra
O Alhambra e o Generalife são as principais atrações. Uma construção linda que serviu de fortaleza militar e residência dos sultões. Aqui devo fazer uma ressalva que salvará sua viagem, tem que fazer a compra do ingresso com antecedência pois vive lotado e há um número limitado de visitas (http://www.alhambra.org/eng/index.asp?secc=/inicio), ou correrão o risco de não entrar...
Sugiro também dar uma caprichada na escolha do hotel, acho que o clima da cidade faz com que a estadia deva ser um momento especial.

Seguindo viagem, nosso carro foi entregue no aeroporto de Granada pois o meu destino final era Barcelona.

Barcelona é intensa!!! Acho que é melhor adjetivo para defini-la. Opções culturais como o Museu Picasso ou a Fundação Miró (que amo), tem. Opções gastronômicas há infinitas...(lembram do Cal Pepe), mas acho que o que mais impressiona é a diversidade de opções arquitetônicas. O Bairro Gótico nos transportam a um passado medieval, a Plaza de Toros é um exemplar neomudéjar, a basílica da Sagrada Familia e a Casa Milá são grandes exemplos do maravilhoso Gaudí, alem do arranha-céu moderno e envidraçado em forma de capsula como a Torre Agbar.

Eu adoro ficar no Passeig de Gracia, acho o melhor lugar de Barcelona com suas ruas arborizadas, planas, ótimos restaurantes e cafés.  

Tem que visitar: Parque Güell – para quem, como eu, ama o trabalho de Gaudí com suas formas arredondada e seus mosaicos coloridos, é um grande prazer.

Restôs que amamos:
Alkimia (Carrer de la Industria, 79) – Restaurante moderno. Ótimo exemplar da cozinha catalã.
41° (Avinguda del Paral-lei, 164) – O Chef Ferran Adrià arrasa neste bar de tapas e coquetéis, sempre lotado. Precisa fazer reserva.
Botafumeiro ( Carrer Gran de Gracia, 81) – Marisqueria “tem que ir”.
Dos Cielos (Carrer Pere IV, 272) – Os gêmeos Sergio e Javier Torres arrasam em seus pratos num ambiente “tudo de lindo” no 24° andar do Hotel Me. Vista deslumbrante.

Por favor...não deixem de ir conhecer o campo do Barcelona...é o máximo!!! Ficamos super emocionados com as inúmeras fotos e imagens dos nossos jogadores..imperdível. 

Bom, esta foi a nossa viagem..

Um beijo e até amanhã.

*Inspiração: The Traveller Guide by Teresa Perez – Espanha.

Nenhum comentário: