segunda-feira, 19 de março de 2012

DEGUSTAR ÓTIMOS VINHOS E PODER CAVALGAR EM PURO SANGUE É O QUE NOS OFERECE A QUINTA DO CASAL BRANCO EM ALMEIRIM, PORTUGAL

Por Bia Parra



Como já falei aqui, minha família é de fazendeiros então quando vejo um destino em que posso vivenciar minhas raízes, logo me animo, mais ainda, verdadeiramente me emociono.

O meu mais novo “visita desejo” é conhecer a Quinta do Casal Branco em Almeirim, na margem esquerda do Tejo.


Trata-se de uma propriedade palaciana datada de 1765. A proximidade com Lisboa e os atrativos naturais de Almeirim fizeram deste lugar no Ribatejo um dos destinos preferidos da corte real lusitana. 

Nas agitadas temporadas de verão em que a nata da sociedade portuguesa se deslocava para a cidade, a Casal Branco - que desde 1775 pertence à família Cruz Sobral - era um dos pontos preferidos dos reis e rainhas daquela época.

Como a atividade esportiva preferida da época era a caça aos falcões, acredita-se que foi daí que vem o nome de um de seus principais vinhos, o Falcoaria.

Suas vinhas em media com 30 anos merecem respeito e admiração em seus 140 hectares de terreno que recortam a paisagem entre vales férteis e pequenos montes, tudo super lindo!!!

Dizem que a todo momento se tem a impressão de estar em outra época, por exemplo, ao se contemplar o imponente pombal construído por volta do século XVI. Trata-se de um exemplar raro do patrimônio português, tanto pelas suas dimensões como pelo traçado arquitetônico.

A Casa Senhorial é o melhor exemplo disso. Construída no início do século XX, a propriedade, que foi projetada pelo importante arquiteto português do século passado Álvaro Miranda, exibe beleza e tradição, e representa uma síntese histórica da arquitetura portuguesa, maravilhoso!!!

Lógico que glutona que sou quis saber logo da gastronomia...

Há um restaurante que durante a semana serve pratos do dia inspirados na cozinha tradicional ribatejana.. já me deu água na boca!!!

Outra experiência que me encheu de interesse foi o passeio, com degustação claro, à adega. Remodelada recentemente, foi a primeira adega a vapor da região. Preservou-se a estrutura com seus enormes corredores assim como os tanques para as pisas utilizados até hoje.

Para finalizar, a quinta inda oferece passeios a cavalo de raça por estradas tão lindas que nos fazem acreditar que realmente voltamos no tempo dos reis e por lá queremos ficar...

Um beijo e até amanhã

*Inspiração 2 – Rotas & Destinos nº196

Nenhum comentário: