sexta-feira, 9 de março de 2012

Pirâmide Kukulcán, em Chinchén Itzá, nos arredores de Cancún.

Por Helena Ruano



O mais importante legados dos Maias, 2 horas e meia de distancia de Cancun, é lá que se localiza a famosa pirâmide Kukulcán. Para os Maias "kukul" significa sagrado ou divino e "can" significa serpente. É uma das principais estruturas do lugar.pirâmide de Kukulcán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização Maia.

Ela conta com nove níveis ou patamares, quatro fachadas principais cada uma com uma escadaria central, e um patamar superior terminado por um templo.
Cada uma das suas faces alinha-se com um dos pontos cardeais, e os 52 painéis esculpidos nas suas paredes referem os 52 anos do ciclo de destruição e reconstrução do mundo, segundo a tradição Maia.
O alinhamento da construção da pirâmide permite observar diversos fenômenos de luz e sombra, os quais ocorrem cada ano, ou seja, as grandes esculturas de serpentes emplumadas, que existem na escadaria Norte, devido à forma como as suas sombras se projetam, parecem mover-se durante a primavera e o outono.

Templo de Kukulcán demonstra os profundos conhecimentos de matemáticasgeometriaacústica e astronomia que os maias possuíam. Ao ser uma sociedade inicialmente agrícola, os maias observaram detalhadamente o comportamento das estações, as variações das trajetórias do Sol e as estrelas, e combinando os seus conhecimentos, registrado na construção do templo dedicado ao seu deus Kukulcán.
De acordo com calendários utilizados pelos Maias, pode-se deduzir que a pirâmide não somente está dedicada ao deus Kukulcán, mas também observa a contagem do tempo dando particular relevância aos seus ciclos.


Acidentalmente os guias descobriram um efeito acústico que ocorre na escadaria NNE da pirâmide. Se uma pessoa aplaude de jeito frontal à escadaria, o som do aplauso causa um eco distorcido, provocando um chio semelhante ao canto de um Quetzal.
Tecnicamente, isto é devido às interferências das ondas de reflexão do som ao chocar com os degraus inferiores e superiores da escadaria, e chegar primeiro aos mais próximos é dizer os inferiores, e uma fração de milissegundo depois aos superiores. Apenas os sons de baixa frequência como o aplauso produzem esse efeito.
O Chichén Itzá foi eleito em Lisboa, no dia 7 de Julho de 2007, pelos organizadores da campanha New7Wonders, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
Vale a pena conferir, uma experiência espetacular.

Um Beijo, até logo.

Nenhum comentário: