quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

AFRICA DO SUL – GARDEN ROUTE




Por Tatiana Sanches


Não é de hoje que a África do Sul é um objeto de desejo de muitos turistas com suas praias belíssimas, reservas ecológicas, excelentes hotéis e gastronomia. Vou passar algumas informações para ajudar no seu roteiro, de acordo com os seus interesses.

A Garden Rote tem esse nome, pois vocês encontrarão durante o percurso diversas plantações de flores.
Fiquei encantada com a proposta da Garden Route (Rota de jardins) que é uma das principais atrações turísticas e que é um trajeto mais interessante ainda se feito de carro pela estrada N2 que praticamente corta todo o país. Importante lembrar que na África do Sul a mão é inglesa, porém essa estrada é segura e com uma boa estrutura de viagem, não tenham medo. Ah... e o aluguel de carro não é caro!!!




Essa rota tem distração para todos os gostos e idades. Comece por Port Elizabeth cidade jovem e dinâmica com uma vida social super em alta, afinal tem diversas universidades e muitos jovens por lá. Para quem gosta de surfe ela está a somente 45 minutos de Jeffreys Bay, Meca dos surfistas e famosa por ter as ondas de direita mais rápidas do mundo, cidade alto astral e paradas para belíssimas fotos.



Se quiserem mudar de praia, podem seguir por duas horas com destino a Plettenberg Bay, uma das cidades mais bonitas da Costa, concentra a vida jovem mais “abastada” da África do Sul. Com uma única rua onde podemos encontrar bares e restaurantes a bela cidade ainda oferece passeios de caiaque e barco onde se pode ver golfinhos e baleias de perto.




Próxima cidade é Knysna que sem duvida é umas das principais paradas. Considerada a capital mundial das ostras é uma cidade muito agradável, tem uma rua central com bares, cafés e um Píer chamado Waterfront com deliciosos restaurantes e uma vista para os lagos que dão forma a cidade. Há ainda uma pequena praia chamada Noetze Beach na região que se estiver calor vale muito a pena. Lá você ainda encontra o Knysna Elephant Park onde poderá tocar e alimentar os elefantes.



Para os que gostam de esportes radicais é obrigatória a parada no Tsitsikama Park onde temos a ponte Bloukrans Bridge e é nessa ponte que se encontra com 216 metros um dos maiores bungee jumps do mundo. Conta ainda com uma tirolesa que pode ser utilizada como meio de transporte para chegar ao lugar do salto.




Para os menos aventureiros temos o arvorismo, onde você fica preso em cabos a 60 metros e pode conhecer a floresta de Tsitsikama por cima, o que é bacana uma vez que ela não é aberta a visitação. Há ainda várias fazendas e pequenos parques nessa rota que podem encontrar rafting, alugar quadriciclos e bungee jumps menores. Podem encontrar reservas animais menores, mas nada que se compare ao Krugar Park.





Para os que gostam muito de conforto e sofisticação na Garden Route você encontra os melhores e mais premiados hotéis da África do Sul e tornam-se paradas obrigatórias as seguintes cidades: Hermanus, Plettenberg Bay, Knysna, além da região de vinhos próxima a Cape Town (Cidade do Cabo) e se você aprecia alta gastronomia deve considerar paradas mais longas nas vinícolas de Stellenbosch bem como nas de Franschoek, lembrando ainda que a Cidade de Plettenberg Bay e Knysna você tem ótimos restaurantes também.


As cidades de George e Outdshoorn são cidades bem turísticas e ponto de paradas de todas as excursões feitas na Garden Route. Tem passeios interessantes como a visita a uma gruta (Cango Cave) com enormes estalactites e estalagmites e as inúmeras fazendas de avestruz e no caminho de Outdshoorn é impossível não parar na serra para tirar umas fotos.


Impossível não comentar também sobre as compras, pois o artesanato e os produtos de beleza a base de Fynbos são excelentes dicas de presentes.



Termine a viagem em Cape Town que com certeza merece pelo menos 4 dias do seu tempo de viagem e não perca em Cape Point onde você poderá observar o encontro dos Oceanos Indico e Atlântico.





Aproveitem as dicas e divirta-se!!!

Nenhum comentário: