terça-feira, 18 de dezembro de 2012

TEMPLO GOA GAJAH (CAVERNA DO ELEFANTE)

Por Helena Ruano



Localizada na Ilha de Bali há apenas 10 minutos a sudeste de Ubud na Indonésia, conhecida como a caverna do elefante por sua proximidade com o rio dos Elefantes.

Uma caverna misteriosa que logo de cara se depara com uma figura que se parece com uma boca demoníaca.
É mais um patrimônio Mundial pela UNESCO.

Uns dizem que se parece com um Deus Hindu e outros dizem que pertence a Rangda da mitologia balinesa. A entrada da caverna pode significar que você está sendo devorado para outra realidade.

Muitas pessoas veem uma cabeça de elefanta e existem formas de outros animais de cada lado da entrada.

A principal teoria é que o Goa Gajah foi usado como um santuário por sacerdotes hindus que cavaram a caverna inteiramente a mão.

Ela é quase cercada por antigos templos hindus de fácil acesso das estradas principais.


Só leva alguns minutos para explorar, seguidos de degraus de pedra que levam a outros belos cenários, com piscinas sagradas.

Dentro a caverna do elefante é pequena e ao atravessar é escura e estreita terminando em um cruzamento. Para a esquerda contém uma estátua de Ganesh, divindade hindu que lembra um elefante, à direita uma pequena área de adoração com várias pedra em honra a Shiva.

Goa Gajah está aberto sete dias por semana, é necessário que os joelhos devam ser cobertos por homens e mulheres, que são disponíveis na entrada do local, não há iluminação, sofre com falta de sinalização e explicações até mesmo em inglês.

Entre nessa aventura como uma experiência única na vida.

Até logo,
Um Beijo Afinal.




Nenhum comentário: